WhatsApp para pequenas empresas: descubra como usá-lo para vender mais

WhatsApp para pequenas empresas: descubra como usá-lo para vender mais

22 February 2021

Não é novidade que o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais poderosos. Porém, além do uso pessoal, você sabe como explorar o WhatsApp para pequenas empresas? Vamos te contar dicas valiosas!

O WhatsApp para pequenas empresas pode ser uma ferramenta importantíssima para impulsionar as vendas. Entretanto, é fundamental utilizar as estratégias corretas e não confundir o uso pessoal com o profissional.

Por isso, se você é dono(a) de um pequeno negócio, essas dicas são para você! Vamos te dar ideias de como aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta. Além disso, separamos também estratégias de vendas para impulsionar ainda mais os resultados.

Então, bora conferir? Continue a leitura para entender como utilizar o WhatsApp para pequenas empresas e vender mais.

WhatsApp para pequenas empresas: estratégias para vender mais

Você, dono(a) de negócio, com certeza utiliza o WhatApp diariamente para interagir com seu círculo social.

Entretanto, usar o WhatsApp para o negócio difere de conversar com familiares ou amigos. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para que você aproveite ao máximo tudo o que essa ferramenta pode oferecer.

Antes de começar, é importante antecipar uma delas: sempre que possível deixe um número de WhatsApp apenas para o seu negócio. Usar o mesmo número para vida pessoal x profissional pode prejudicar as estratégias. Além de se tornar cansativo para quem gerencia.

Com isso em mente, vamos para as estratégias!

Crie links para divulgar o número do seu negócio

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de interação com clientes ou leads. Isso porque, com todas as possibilidades de interação (envio de fotos, vídeos, mensagens de voz, etc.), fica muito mais fácil humanizar a comunicação.

Entretanto, para que os contatos cheguem até você, é necessário divulgar o número em outros canais.

Para isso, uma boa alternativa é criar links diretos de mensagem para a sua empresa. Dessa forma, quem está utilizando o WhatsApp pelo navegador consegue interagir sem precisar adicionar o seu contato.

Para fazer isso, é simples:

Digite, na barra de endereços do seu navegador, o endereço wa.me/o número do WhatsApp de sua loja. 

Vamos imaginar que o número do seu negócio seja (11) 00000-0000. No navegador, portanto, você deveria digitar:

wa.me/11000000000

Após fazer isso, copie esse link e divulgue nos perfis de sua empresa nas redes sociais. Assim, quem acessar a esse link irá para uma página assim: 

Ao clicar em “iniciar conversa”, a pessoa irá cair na tela de conversa com a sua empresa.

Com esse link criado, é interessante passar a usar o WhatsApp como um Call-to-Action. Ou seja, ao chamar o cliente para ação, você pode convidá-lo a entrar em contato pelo WhatsApp para realizar a compra.

Use o WhatsApp para receber pedidos

Como acabamos de citar, você pode utilizar o WhatsApp como uma “isca” de fundo de funil. Ou seja, chame para este canal as pessoas que possuem intenção de compra.

Dessa forma, o WhatsApp pode ser usado como um canal de vendas, para receber pedidos de clientes caso sua empresa ainda não tenha um site para esse fim.

Para isso, é importante ter alguém responsável por essas vendas para que não haja demora na resposta.

Além disso, também é muito válido explorar os demais recursos da ferramenta. Sendo assim, tenha sempre a mão uma galeria de imagens e vídeos que possam ajudar na decisão de compra do cliente. Você pode enviar esses conteúdos sempre que solicitados pelos clientes.

Monte pequenos scripts para responder dúvidas frequentes

Além dos clientes interessados em comprar, é comum que muitas pessoas também entrem em contato por curiosidade.

Por isso, uma forma de otimizar o fluxo de trabalho, e ainda assim responder a todos com eficiência, é produzir scripts.

Esses “scripts” nada mais são do que textos prontos a respeito de determinados assuntos. Por exemplo: frete, prazo de entrega, formas de pagamento.

Sendo assim, uma alternativa é criar um docs com todas essas respostas e deixar o documento aberto durante o período de atendimento aos clientes. Dessa forma, quando surgirem essas dúvidas, basta enviar a resposta previamente escrita.

Assim, você economiza tempo e investe nos atendimentos dos clientes que já estão em seu momento de compra.

Faça listas de transmissão para anunciar promoções

Conforme os clientes e contatos interessados entrarem em contato com a sua empresa, salve os números para ter esse histórico.

Assim, com esses contatos salvos, é possível entrar em contato em outras ocasiões para oferecer novos produtos/serviços ou divulgar promoções.

Para isso, uma boa alternativa é o recurso de lista de transmissão. Através das listas, você pode enviar uma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo. Entretanto, esses contatos receberão em conversas individuais, o que permite que respondam diretamente para você. 

Mas tenha cuidado! Não envie um número muito grande de mensagens para os mesmos contatos, e respeite os que não quiserem mais receber.

Além disso, é válido respeitar o perfil de compra de cada consumidor. Envie promoções relacionadas ao histórico de compra de cada um e acompanhe o comportamento.

Leia também: Atendimento por WhatsApp para varejo – Saiba o que fazer e o que não fazer

Use o status para divulgar produtos

Assim como as listas de transmissão, o recurso de status é muito valioso para divulgação de produtos e também de promoções.

Semelhante aos stories do Instagram, os status funcionam de forma temporária. Ou seja, os conteúdos desaparecem depois de 24 horas. Por isso, é importante postar diariamente vídeos e fotos para manter a nutrição de conteúdo neste canal.

Ah, e não se esqueça de inserir um CTA nesses conteúdos. Sempre incentive o cliente a responder pelo status para saber mais sobre o que foi divulgado. É válido investir também nos gatilhos mentais, principalmente de urgência/escassez.

Pratique as dicas de WhatsApp para pequenas empresas!

Agora que já conferiu todas as dicas, é hora de colocar em prática no atendimento de sua empresa.

Para se aprofundar ainda mais, temos muitos outros conteúdos aqui no blog! Já conferiu nosso e-book completo sobre atendimento via WhatsApp? Aproveite, o download é gratuito!

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