Vendedor digital: você sabe o que é e como pode ajudar o seu negócio?

Vendedor digital: você sabe o que é e como pode ajudar o seu negócio?

Ainda que seu negócio seja forte nas vendas físicas, atualmente é impossível ficar de fora do mercado digital. Por conta disso, a figura do vendedor digital é cada vez mais necessária nas empresas. Entenda como ele pode ajudar seu negócio!

Segundo dados do E-commerce Brasil, 71% dos brasileiros aumentaram as compras online após a covid-19. Entretanto, vender online não é a mesma coisa que vender presencialmente. E, por conta disso, muitos negócios já perceberam a importância do vendedor digital.

Com os dados sobre as vendas por e-commerce aumentando cada vez mais, em grande parte por conta da pandemia, muitos negócios precisaram se adaptar a essa nova realidade. 

Porém, se inserir no mercado digital não é tão simples quanto parece. Estar disponível online não significa que o seu método de vendas seja competitivo em meio a concorrência.

Por conta disso, mais do que digitalizar o negócio, é preciso ter uma presença digital relevante para alcançar os resultados desejados. 

Pensando nisso, neste artigo vamos te explicar o que é, e como um vendedor digital pode ajudar o seu negócio. Entenda tudo a seguir!

O que é um vendedor digital?

Como o nome já sugere, o vendedor digital é uma pessoa que vende no meio digital, utilizando de recursos disponíveis online. Redes sociais, blogs, fóruns, sites especializados e diversas outras plataformas podem fazer parte da atuação desse perfil de vendedor. 

Independente do canal utilizado, o que faz um vendedor digital é sua presença digital relevante. Ou seja, os conteúdos que produz/dissemina a respeito do produto ou serviço vendido influenciam na decisão de compra.

Sendo assim, o vendedor digital normalmente é a figura do expert no assunto. Isso porque, grande parte de seu trabalho se apoia em vendas consultivas. Ou seja, além da venda, fornece também seu conhecimento para o melhor aproveitamento do produto ou serviço. 

Agora que já conheceu um pouco sobre o que é um vendedor digital, vamos conferir como é esse trabalho na prática? 

atendimento ao cliente

Como ser ou formar um bom vendedor digital 

Assim como nas vendas tradicionais, as habilidades de comunicação são fundamentais para o bom desempenho de um vendedor digital. Talvez até mais, uma vez que no meio digital não há o contato físico com os clientes. 

Além disso, algumas outras técnicas contribuem para a formação de uma boa presença digital focada em vendas.

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A seguir, listamos 3 itens fundamentais para quem deseja vender no meio digital. Entenda quais são!

Conheça seu público e esteja onde ele está

Conhecer o público é fundamental para qualquer tipo de negócio, independente se físico ou digital. Entretanto, no meio digital isso é ainda mais importante. 

Isso porque, para ter sucesso, o vendedor digital precisa interagir constantemente, oferecendo insights e conteúdo relevante para sua audiência. 

Nesse contexto, para atingir o perfil desejado de possíveis clientes, é preciso que as interações sejam feitas onde seu público está.

Por exemplo: 

Se você é o vendedor digital de um negócio B2C com um perfil de público mais jovem, pode ser mais produtivo gerar conteúdo em redes como o Instagram e o TikTok. Ao contrário disso, se o seu cliente potencial está no LinkedIn em busca de insights sobre negócios, é lá que você deve estar. 

Portanto, o primeiro passo para alcançar bons resultados é conhecer seu público para, então, entender onde precisa estar. 

Como fazer isso: 

Se você já possui uma base de clientes, aplique uma pequena pesquisa para conhecer melhor sobre seu perfil. 

Caso sua base ainda não seja representativa, ferramentas como o Google Analytics podem ser um ótimo ponto de partida para ter indícios sobre o perfil de sua audiência. 

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Tenha uma presença digital relevante

Acabamos de falar sobre a importância de conhecer profundamente o público de seu negócio. 

A partir disso, conhecendo seu negócio e onde esses potenciais clientes estão, o próximo passo é construir uma presença digital relevante. 

Entretanto, quando falamos em presença digital não estamos falando necessariamente sobre os números acumulados em redes sociais. Você pode ter 50 mil seguidores sem ser relevante para seu público. 

Construir uma presença digital relevante está intimamente relacionado com o valor do conteúdo produzido. Ou seja, se você deseja vender no meio digital, é preciso ser uma referência em seu assunto. 

Isso não necessariamente quer dizer que você (ou quem vende em sua empresa) precisa se tornar um produtor de conteúdo tão assíduo quanto quem vive de internet.

Entretanto, ainda que em menor escala, é preciso sim que você se torne uma fonte de informações relevantes. 

Dessa forma, confiando no seu conteúdo é que seu público dará credibilidade ao que você diz. Por isso, ao invés de falar sobre todos os benefícios do seu produto ou serviço, que tal produzir um conteúdo com estratégias de sucesso para clientes de um mesmo perfil? 

Invista seus esforços na necessidade do cliente, levando informações que realmente o ajudem a atingir objetivos.

Para isso, recomendamos a leitura do nosso e-book sobre como converter vendas através das mídias sociais.

Atendimento omnichannel

Você também se apavorou com o lançamento do Clubhouse e, por um momento, pensou: “mais uma rede social?”. Pois é! Se você não foi uma dessas pessoas, ao menos conhece alguma que teve essa reação. 

Brincadeiras a parte, sabemos que não é simples estar em plataformas diferentes e oferecer o mesmo nível de atendimento em todas. Principalmente para quem lida com um perfil de público mais conectado. 

Por isso, o atendimento omnichannel é fundamental para um bom vendedor digital. 

Caso não saiba sobre o que se trata, o conceito de omnichannel diz respeito à integração de todos os canais de interação entre o cliente e a empresa. Ou seja, é quando os canais de atendimento estão todos integrados, levando as informações de clientes para uma única base. 

Para um vendedor digital, isso é importante justamente por facilitar a rotina de atendimento centralizando todos os canais. Além disso, também possibilita manter, em uma única base, o histórico de informações sobre os clientes. 

Agora que já conhece o que é e como um vendedor digital pode ajudar seu negócio, é hora de se aprofundar! Confira nosso conteúdo sobre 4 dicas para se destacar como vendedor digital!

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