Chatbot para WhatsApp: você já está usando?

Chatbot para WhatsApp: você já está usando?

22 June 2020

A adoção de chatbot para WhatsApp está conquistando cada vez mais adeptos por ser uma ferramenta que agiliza o atendimento digital. Mas você sabe como ele funciona e como criar um? Confira nossas dicas para começar a usar agora.

O uso do chatbot para WhatsApp vem melhorando o relacionamento com o cliente de diversas empresas. Afinal, a automação possibilita o atendimento simultâneo de um grande número de pessoas.

Isso porque a inovação que o WhatsApp proporciona ao mundo dos negócios só estava começando com o lançamento do WhatsApp Business. 

A partir desse momento que as grandes empresas conseguiram trazer para o relacionamento com o cliente os avanços que cerca de 2 bilhões de pessoas já haviam experimentado na versão tradicional.

O passo seguinte natural, pensando em aprimorar a experiência do cliente, é a inserção dos chatbots na rotina do app. 

Para entendermos melhor sobre o assunto, vamos ler neste post sobre:

  • Como o WhatsApp possibilita que as empresas deem um salto de qualidade no atendimento com o apoio de chatbots.
  • Por que o seu negócio tem bons motivos para automatizar as conversas com clientes pelo WhatsApp, mesmo que o app já faça parte da rotina de atendimento.
  • Quais são os principais passos para adotar a API e as melhores dicas para construir um chatbot dentro do WhatsApp. 

Leia Também: Entenda as vantagens dos chatbots para a escalabilidade do seu negócio

Automação: que diferença ela faz?

Um robô de atendimento para o WhatsApp revolucionou a interação entre marcas e pessoas ao facilitar o atendimento, explorar o pós-venda e até criar ações de marketing.

Isso porque as empresas ganharam a capacidade de usar um chatbot dentro do app para trocar mensagens com clientes e dar um salto de qualidade nas interações.

A API ainda permite atender mais de um cliente ao mesmo tempo, evitando a formação de fila de espera. Isso vale mesmo que seja necessário envolver um atendimento humano para realizar ou concluir uma interação.

A ferramenta também permite que qualquer empresa tenha uma conta verificada. Esse é um recurso de segurança para garantir a confiabilidade na troca de mensagens com os seus clientes, o que ajuda a fortalecer a credibilidade do seu negócio.

chatbot para whatsapp

Vantagens do chatbot para WhatsApp

Mesmo já contando com o WhatsApp para dialogar com clientes, sobram bons motivos para o seu negócio adotar o API e incorporar os chatbots na rotina do app.

Confira abaixo quatro razões para investir nessa funcionalidade:

  1. Maior alcance da marca aos seus clientes
  2. Atendimento altamente escalável
  3. Melhor experiência de atendimento e suporte
  4. Disponibilidade além do horário comercial

Dentro dos benefícios acima, os chatbots são vistos como ideais para determinadas práticas dentro do WhatsApp.

Por exemplo, como o envio de atualizações de pedidos, lembrete de contas em aberto e atendimento personalizado ao cliente.

Em geral, o WhatsApp Business permite realizar tanto o atendimento gratuito de clientes quanto o envio pago de notificações informativas, sempre mediante o opt-in – um pré-requisito para que as empresas façam disparo de conteúdos ativos.

Isso obriga as companhias a respeitar eventuais pedidos de interrupções de recebimento pelos usuários, dando total comodidade e poder de escolha aos clientes.

Como adotar o WhatsApp Business API

Qualquer empresa interessada em adotar a API precisa solicitar a aprovação do WhatsApp. Parece um pouco burocrático, mas o objetivo é garantir que tanto marcas quanto clientes aproveitem todos os benefícios dessa experiência.

O processo completo envolve diferentes passos, desde a criação da conta e a ativação do número no WhatsApp Business API até a verificação.

Como fazer um chatbot para WhatsApp

Se o atendimento humano se torna insuficiente para comportar a alta demanda para o seu negócio, o WhatsApp Business API pode ser a solução ideal para proporcionar comunicação automatizada, gerenciamento de histórico e escalabilidade no atendimento.

Confira abaixo cinco passos para criar um chatbot para WhatsApp:

1. Trace uma estratégia de atuação

O que o seu negócio fará no WhatsApp Business API é um dos critérios analisados para autorizar o uso da ferramenta.

Visto que é importante ficar de olho nas preocupações do WhatsApp para garantir uma experiência excelente para os usuários.

Pois é importante criar uma estratégia de comunicação com conteúdo relevante, capaz de gerar interesse genuíno do cliente pela conversa.

São duas as formas de uso da API: para atendimento, quando um usuário entra em contato com seu chatbot e inicia a conversa, o que não tem custo; e para envio de notificação, um recurso pago que permite que a sua empresa envie mensagens proativas para o cliente.

2. Crie conteúdos para a plataforma

É importante compartilhar com os clientes informações relevantes e dedicadas a apontar soluções para os seus problemas. Todo o conteúdo pensado para essa plataforma deve ser construído pensando nisso e nas funcionalidades do WhatsApp.

Por isso, lembre-se de construir um texto criativo, sem aquela cara de comunicação institucional, para tornar a conversa mais agradável para o usuário.

3. Conheça a política de pagamento

Quando um cliente entra em contato com a sua empresa por meio do seu canal no WhatsApp Business, você terá uma janela de 24 horas para conversar com ele, enviando quantas mensagens quiser, sem nenhum custo.

Essas 24 horas contam a partir da última mensagem do cliente. Ou seja: se a conversa for boa e o cliente continuar te respondendo, você terá mais tempo para manter o papo ativo.

Entretanto, enviar uma notificação após essas 24 horas ou antes do cliente se comunicar ativamente com o seu negócio gera um custo. 

4. Sempre valide o modelo das mensagens

O WhatsApp bloqueia uma mensagem que não teve o template aprovado. Por isso, além de aprovar a utilização da API pela sua empresa, o WhatsApp tem que aprovar os templates das mensagens que você irá enviar para seus clientes.

Isso inclui o texto que será enviado, mas ele pode ter algumas pequenas variáveis, como o nome do cliente que receberá a mensagem.

5. Escolha uma plataforma para construir o chatbot

Uma vez aprovada pelo WhatsApp, seu negócio tem sinal verde para seguir adiante com a adoção do WhatsApp Business API e a incorporação do chatbot. A essa altura, você só precisa de uma boa plataforma para construir o seu robô de atendimento.

O mercado reserva algumas boas opções. A New Way, por exemplo, desenvolve projetos customizados de chatbots inteligentes – desde a concepção, planejamento e desenvolvimento até a implantação do projeto. Também fazem parte do serviço a curadoria e a melhoria contínua da sua estrutura de atendimento.

Atendimento via WhatsApp


Confira algumas vantagens dos chatbots da New Way:

  • Disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.
  • Interagem por meio dos canais escolhidos pelos clientes – chat online do próprio website, WhatsApp, Messenger, SMS e tantos outros.
  • Atendimentos simultâneos, sem pausas ou interrupções.
  • Podem contar com robôs dotados de inteligência de dados, que evoluem junto com o seu negócio e tornam as interações mais personalizadas e humanizadas.
  • Integração com o MKTZAP e outras ferramentas de gestão (CRMs e ERPs).

Veja também: confira os resultados alcançados pela Unimed Bauru com a adoção do MKTZAP

Acesse o site da New Way e fale com os nossos consultores especializados. Saiba a melhor forma de incorporar os chatbots ao uso do WhatsApp para interagir com os seus clientes. ENTRAR EM CONTATO


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