Entenda as vantagens dos chatbots para a escalabilidade do seu atendimento

Entenda as vantagens dos chatbots para a escalabilidade do seu atendimento

Seu negócio cresceu e você precisa lidar com a maior procura por atendimento? Saiba por que o uso de chatbots é a solução mais indicada para torná-la escalável.


Com certeza uma das maiores preocupações quanto ao atendimento é o gerenciamento da demanda. E umas das soluções mais usadas por negócios de todos os segmentos são os chatbots.

Isso porque o atendimento ao cliente já é tão importante quanto o produto ou o serviço que a sua empresa oferece. Essa é a opinião de 80% dos consumidores, segundo a Salesfoce.

Consequentemente, é preciso aprimorar, cada vez, mais a experiência do seu público. E esse fato fica mais evidente quando o volume de contatos cresce nos canais de comunicação.

Por isso, os chatbots ou assistentes virtuais, estão sendo adotados por diversas empresas, pois possibilita respostas instantâneas e escalabilidade.

Mas o que isso significa, na prática? Vamos ler sobre isso nesse post, com destaque para esses pontos:

  • Como os chatbots aumentam a capacidade do seu atendimento para acompanhar o crescimento da demanda, sem exigir altos custos e ampliação de equipe;
  • De que forma os seus clientes se beneficiam do atendimento automatizado, impulsionado pela inteligência de dados.

Por que os chatbots são ‘escaláveis’?

A escalabilidade nada mais é que explorar um alto potencial de produtividade sem que isso signifique aumentar custos. 

Ou seja: é possível ampliar o faturamento ou atender a um número crescente de clientes mantendo o mesmo tamanho da sua operação atual.

O nível de escalabilidade costuma ser avaliado junto com a receita do negócio.

Não é à toa que todo empreendedor se pergunta quanto dinheiro consegue ganhar aproveitando a estrutura que tem hoje – como softwares ou tamanho da equipe, por exemplo.

É justamente por serem capazes de atender a um grande número de clientes, ao mesmo tempo ou em um curto intervalo, que os chatbots são considerados altamente escaláveis.

Leia também: 5G no Brasil impulsiona inovações no atendimento com os chatbots

Vantagens práticas dos chatbots

Seu negócio cresceu e você precisa lidar com a maior procura por atendimento em todos os canais digitais?

Não tenha dúvidas: os chatbots são a solução mais ágil e eficiente para responder a tantos clientes em diferentes canais.

Muitas empresas optam por aumentar o time de suporte em situações como essa. Mas isso exige mais dinheiro do seu caixa para contratar novos funcionários. 

Ou seja: não há escalabilidade, uma vez que a equipe atual não dá conta da maior demanda.

Ao recorrer aos chatbots para impulsionar seus canais de comunicação, respostas simultâneas poderão ser enviadas para diversos clientes ao mesmo tempo.

Tudo isso sem recrutar mais pessoas, tampouco instalar novos aplicativos.

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Impulsionado pela inteligência

Outro ponto importante é que chatbots dotados de inteligência de dados possibilitam uma automação avançada ao atendimento. 

Isso porque, na maioria das vezes, os clientes precisam de respostas para perguntas ou pedidos que se repetem com frequência.

Para o cliente, a grande vantagem é o retorno instantâneo das informações solicitadas e, em muitos casos, pelo canal de atendimento que ele escolheu.

 Além disso, há ainda o atendimento 24×7 , o que possibilita maior liberdade para sua clientela e, consequentemente, o aumento do volume de interações.

Vale lembrar que os chatbots podem automatizar diálogos no chat online, no WhatsApp, no Messenger e até no telefone. 

É por isso que essa solução, com o apoio da inteligência artificial (IA), possibilita que a escalabilidade aconteça em sua totalidade no seu negócio.

Interação com outras soluções

Dito tudo isso, a pergunta que você deve estar se fazendo é como passar a contar com interações automatizadas e ter todos esses benefícios? A solução é simples.

Plataformas disponíveis no mercado possibilitam criar chatbots de acordo com o perfil do seu negócio. 

Para fazer essa escolha, além do volume de conversas, é importante levar em conta também os recursos de automação e a integração com outras plataformas e apps.

Se ainda tem dúvida sobre esses assistentes virtuais, confira mais vantagens que eles podem oferecer:

  • Disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.
  • Interagem por meio dos canais escolhidos pelos clientes – chat online do próprio website, WhatsApp, Messenger, SMS e tantos outros.
  • Atendimentos simultâneos, sem pausas ou interrupções.
  • Robôs dotados de inteligência de dados, que evoluem junto com o seu negócio e tornam as interações mais personalizadas e humanizadas.


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