Mas afinal, o que é atendimento digital?

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Com certeza você já ouviu falar que sua empresa precisa ter um bom atendimento digital com seus clientes. Mas, você sabe o que realmente ele é e como pode ajudar no seu negócio? Neste artigo, vamos te explicar tudo que precisa saber.

O atendimento digital surgiu quando a internet começou a se popularizar e tomar conta do dia a dia das pessoas. As barreiras entre o físico e o digital se tornaram cada vez menores e as pessoas mais conectadas e imediatistas. 

Por esse fato, vemos que hoje, é muito difícil um cliente ir até um estabelecimento físico para tirar suas dúvidas ou mesmo ficar minutos em uma ligação telefônica para ser atendido. 

Com a rapidez nas comunicações e o uso maior de aplicativos de mensagens como Whatsapp, redes sociais, webchats e emails o atendimento digital se tornou primordial para que seu público possa falar com você de maneira rápida e fácil.

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Por isso, a fim de que você entenda o que é o atendimento digital e como ele pode ajudar seu negócio, seja ele micro, pequeno, médio ou grande, listamos aqui as principais perguntas. Aqui vamos abordar:


O que é atendimento digital?

Por que adotar o atendimento digital?

Quais os benefícios do atendimento digital?

Por onde começar?

O que é atendimento digital?

O atendimento ao cliente acontece desde sempre e por meio de diversos canais. Até pouco tempo, para que eles conseguissem falar com uma empresa era preciso que fossem até o local ou fizessem uma ligação telefônica. Com o avanço da tecnologia essa dinâmica mudou, basta pensar um pouco o quanto nós nos comunicamos via smartphones, tablets, e computadores.

Em virtude disso, as empresas precisaram de transformar para estarem onde seus clientes estavam, isto é, no mundo digital. Por isso, podemos dizer que o atendimento digital é uma forma das empresas se conectarem com seus públicos por meio de canais digitais como as mídias sociais, aplicativos de mensagens, email, webchat, entre outros.

Por que adotar o atendimento digital?

Mais do que nunca as pessoas estão fazendo várias atividades ao mesmo tempo, a internet trouxe o senso de imediatismo. Tudo acontece em tempo real, as conversas são instantâneas, a entrega de comida é feita em um clique, a atualização das notícias são realizadas a todo instante e com o atendimento ao cliente não poderia ser diferente.

Mediante esse cenário, é notória a importância do atendimento digital para atender os novos consumidores. Cada vez mais as pessoas esperam que uma marca resolva seus problemas rapidamente, de forma intuitiva e disponível 24h em qualquer dispositivo. Caso essa expectativa não seja atendida, é muito provável que elas deixem de consumir os produtos e serviços dessa empresa e busquem uma outra opção.

Uma pesquisa realizado pela Microsoft sobre o cenário global de atendimento ao cliente,  mostrou que 44% utilizam de 3 a 5 canais diferentes de atendimento ao cliente; 52% disseram que a primeira interação com as marcas ocorrem online; 90% esperam que a marca ofereça um portal online de autoatendimento e 56% responderam que deixariam de comprar com uma empresa devido a uma experiência de atendimento ao cliente ruim.

Quais os benefícios do atendimento digital?

São vários os benefícios que verificamos com a adoção do atendimento digital. Para entender melhor, vamos mostrar de forma detalhada cada um deles.

Automação


É possível por meio de alguns gatilhos de fluxo do chatbot, conhecido também como assistente virtual, desenvolver conversas automáticas em que o cliente conseguirá ser atendido sem precisar falar com um atendente humano, tornando a interação mais fácil e rápida.

Disponibilidade 24×7

Com o atendimento digital seus canais podem ficar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana, possibilitando que seu cliente tenha a liberdade de escolher por onde e quando quer entrar em contato com você.

Atendimento em um único painel

Por meio de um único painel é possível concentrar todos os canais de comunicação que você oferece como, por exemplo, WhatsApp, Webchat, email, etc., o que facilita a comunicação e o gerenciamento das conversas.

Distribuição automática de atendimentos 

Com a adoção de um único painel para os diversos canais de comunicação, é possível distribuir entre os atendentes as solicitações de atendimento de forma mais inteligente, diminuindo o tempo das respostas.

Integração com outros sistemas

É possível integrar sistemas que sua empresa utiliza e torná-las automáticas como no envio de boletos, consulta de saldo,  agendamento de consultas, rastreamento de pedidos, etc.

Histórico e contatos

Com o atendimento digital e uma plataforma adequada para unir todos os seus canais, o histórico das conversas que já foram feitas com seus clientes ficam arquivadas e seu contato também, o que é bem importante para um bom relacionamento.

chatbot para pequenas e médias empresas

Por onde começar?

Agora que você entendeu o que é atendimento digital e os benefícios que ele pode propiciar a uma marca, é importante que você o organize. Dependendo da quantidade de contatos diários, é necessário adotar uma solução que te ajude a gerí-los para que ninguém fique sem ser atendido e sua empresa não perca clientes.

Sabendo de tudo isso, nós temos o MKTZAP, plataforma multicanal que oferece todos esses benefícios que citamos até agora, além de propiciar um suporte para qualquer assistência que precisar.

Se você tiver dúvida em como conseguir botar em prática todas as ações que o atendimento digital pode proporcionar ao seu negócio, entre em contato com um dos nossos consultores que, com certeza, ele te auxiliará nessa nova empreitada.

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