TV corporativa: como funciona e quais as vantagens de investir?

TV corporativa: como funciona e quais as vantagens de investir?

Imagine um canal de comunicação interna que aproxime a sua empresa dos colaboradores sem burocracia e em poucos cliques. Já imaginou? 

A boa notícia é que ele existe, tem um ótimo custo-benefício e pode ser personalizado de acordo com a organização e o perfil de público que ela busca alcançar. Estamos falando da TV corporativa, uma solução estratégica e que possibilita a transmissão de conteúdos de forma remota com facilidade e segurança. 

Neste texto, você vai aprender mais sobre essa ferramenta, descobrir quais as vantagens de incluí-la na estratégia de comunicação e entender como um software de TV corporativa pode ser útil.

O que é a TV corporativa?

Você sabia que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o aparelho de TV está em quase 100% dos lares brasileiros? 

Apesar da televisão já fazer parte do nosso imaginário, o aparelho que você provavelmente tem em casa é diferente da TV corporativa.

Ao contrário dos canais de TV aberta, a TV corporativa possibilita que os profissionais de comunicação interna e RH criem uma grade de programação personalizada para exibir diferentes tipos de conteúdo.

Isso porque a TV corporativa não serve apenas para mostrar o vídeo institucional da empresa repetidas vezes. Ela é um canal que pode (e deve) ser atualizado o tempo todo, pois as editorias acompanham o perfil da audiência que está em constante transformação.

A maioria das TVs corporativas de antigamente só podia ser atualizada com um pendrive. Isso demandava um esforço bem grande por parte das equipes que precisavam ir até os pontos de transmissão para atualizar os conteúdos.

Felizmente, com o avanço e a chegada de novas tecnologias, a atualização das mídias ficou mais rápida e menos burocrática. Atualmente, a programação chega até as telas via internet, a empresa não perde o timing e os colaboradores se atualizam em tempo real.

Vantagens de utilizar a TV corporativa:

A programação é segmentada

Um dos principais ganhos de investir na TV corporativa é a possibilidade de elaborar programações segmentadas. É importante que elas falem a mesma língua de cada público e que atendam aos seus interesses e também aos da empresa.

Afinal, as telas que estão no chão de fábrica comunicam para um público, ao passo que as TVs de um escritório transmitem mensagens para colaboradores que têm interesse por outro tipo de informação. 

Adaptar-se às peculiaridades de cada equipe é permitir que a informação chegue em todo mundo. Independentemente do local onde os funcionários trabalham, o que contribui para a variação é o visual das peças e a linguagem utilizada.

Além da segmentação por departamentos ou setores, é possível adaptar a programação conforme o ambiente onde as TVs estão, que pode ser na recepção, no refeitório, nos corredores etc.

O gerenciamento das telas é simples

Bem sabemos que um dos maiores desafios para uma empresa é fazer com que as informações cheguem em quem realmente importa. Porém, como promover o acesso aos conteúdos, uma vez que nem todo mundo trabalha no mesmo ambiente – por vezes, nem no mesmo estado? 

A TV corporativa é um dos canais de comunicação interna que melhor atende a essas especificidades. Afinal a gestão das telas acontece à distância e de forma simples, não importa quantas TVs fazem parte do sistema.

O gerenciamento intuitivo e em poucos cliques agiliza o envio de novas mídias à programação. Além disso, por meio de integrações, a empresa pode transmitir eventos em tempo real e agendar a entrada de novas mídias por data e hora a partir de qualquer computador. 

É possível criar ótimos layouts em pouco tempo

O ideal seria que todas as empresas pudessem investir em uma equipa dedicada às áreas de endomarketing e comunicação interna. Contudo, a gente sabe que essa não é a realidade da maioria das organizações, uma vez que o custo para manter tantos profissionais é alto.

É por isso que soluções como a TV corporativa podem ser úteis. Pois você não precisa ser um especialista em design gráfico para criar peças estratégicas, visualmente agradáveis e que chamam a atenção do público interno. 

Contar com o apoio de ferramentas intuitivas é uma forma de economizar tempo e criar peças em escala, o que auxilia na rápida disseminação dos conteúdos.

Vale ressaltar que, além das imagens estáticas, é possível criar animações em poucos instantes. As imagens em movimento deixam as mensagens mais atrativas, e também contribuem para uma melhor absorção dos conteúdos exibidos nas TVs.  

A gente sabe que bons visuais não caem do céu. É por isso que uma biblioteca com modelos de layout 100% editáveis economiza tempo e traz ótimos resultados à empresa.

Por fim, a TV corporativa exibe vários tipos de conteúdo

Por que se limitar a um só tipo de conteúdo, se a TV corporativa da sua empresa pode engajar os colaboradores a partir de integrações? Estamos falando de exibir na sua TV corporativa indicadores de negócios, feeds de redes sociais e portais de notícia que atualizam as equipes para além do que acontece dentro da empresa.

Incorporar outras mídias às grades de conteúdo não quer dizer que a empresa ficará em segundo plano. Pois, além de fortalecer a marca e falar sobre a missão e os valores da companhia, a TV corporativa também pode trazer entretenimento, aumentando o interesse pelos conteúdos de forma geral.

Além de assuntos institucionais, a programação também pode ceder espaço para datas especiais que tenham relação com o perfil da empresa, bem como campanhas como o Outubro Rosa, Novembro Azul etc. 

Para ter acesso a esses e muitos outros conteúdos, visite o site da Pix Mídia. Entre em contato com um especialista para agendar uma demonstração do ImidiaTV, software de TV corporativa da Pix Mídia.

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