As 4 fases da Comunicação Interna

As 4 fases da Comunicação Interna

O contato entre empresas e colaboradores evoluiu nos últimos anos. Conheça mais as 4 fases da comunicação interna e entenda em qual delas a sua companhia está.

A comunicação interna nas empresas percorreu um caminho muito interessante, refletindo as mudanças tecnológicas e as transformações nas dinâmicas organizacionais. Desde a comunicação 1.0 até a 4.0, cada novo momento representa um avanço na forma como as empresas se conectam com seus colaboradores. Confira quais são as 4 fases da comunicação interna e como isso influencia o seu negócio.

O que são as fases da comunicação interna?

A evolução da comunicação interna nas empresas reflete transformações tecnológicas e expectativas dos colaboradores. Da Comunicação 1.0, unidirecional, à 4.0, com curadoria e personalização, as organizações buscam uma integração eficaz.

Segundo relatório da Aberje, a maioria das empresas no Brasil ainda está nas fases iniciais, mas há uma clara transição para a 4.0, indicando uma busca por métodos mais avançados. Compreender essas fases é crucial para empresas que buscam alinhar suas práticas de comunicação com as tendências modernas, proporcionando uma experiência mais rica, digital, em tempo real e interativa com os seus colaboradores.

Por isso, confira cada uma delas agora.

As fases da comunicação interna: da 1.0 a 4.0

Para entender mais a comunicação interna e sua evolução, é fundamental saber mais sobre cada uma de suas fases.

A comunicação interna 1.0

Na fase inicial, conhecida como Comunicação 1.0, o fluxo de informações é unidirecional, com a empresa sendo a única fonte de comunicação. Essa abordagem visa informar os colaboradores sobre decisões e ações empresariais, sem proporcionar espaço para feedback ou diálogo.

Essa comunicação ocorre predominantemente por canais descendentes, como newsletters, intranet e TV corporativa, estabelecendo uma estrutura em que a empresa emite informações de forma direta aos colaboradores, sem a participação ativa destes na troca de ideias ou opiniões.

Atualmente, essa é a fase onde mais empresas estão localizadas. Segundo o estudo, 44% das companhias se comunicam com os colaboradores no modo 1.0.

A comunicação interna 2.0

Na fase da Comunicação 2.0, há uma transição para um modelo bidirecional, onde ocorre a interação entre a empresa (emissor) e os colaboradores (receptores). Nesse estágio, a liderança assume um papel crucial na comunicação, estimulando o diálogo com os colaboradores.

Os canais de comunicação se tornam mais estruturados e diversificados para facilitar esse intercâmbio. É relevante notar que 29% das empresas no Brasil se encontram nessa fase, indicando uma crescente adoção do modelo de comunicação interativa e participativa.

A comunicação interna 3.0

Na fase da Comunicação 3.0, observamos uma mudança para um modelo horizontal, onde os colaboradores desempenham o papel de emissores, dialogando tanto com a empresa quanto com seus colegas.

Nessa dinâmica, os colaboradores são considerados agentes ativos na comunicação interna, não apenas receptores passivos. Apesar dessa horizontalidade, a área de comunicação interna ainda mantém sua responsabilidade na geração e controle de conteúdo. Vale mencionar que a comunicação interna 3.0 é adotada por 18% das empresas no Brasil.

A comunicação interna 4.0

Na fase da Comunicação 4.0, observamos uma abordagem integrada, personalizada e centrada na experiência do colaborador. Utilizando diversos canais e tecnologias, como os chatbots e inteligência artificial, o que reflete o RH 4.0, onde esses fatores são essenciais.

Essa fase marca uma transição significativa, onde a comunicação interna não é mais a única fonte de conteúdo, mas sim facilitadora de diálogos estratégicos e responsável pela curadoria de conteúdo.

As redes sociais corporativas e lideranças desempenham papéis essenciais nesse cenário. Embora represente atualmente 9% das empresas, é uma fase em ascensão, indicando uma tendência de aumento em sua adoção nos ambientes corporativos.

Vale destacar que o mais comum entre as empresas é que elas estejam em mais de uma fase, tentando encontrar a melhor maneira de se comunicar com os colaboradores. Ao contar com ferramentas como Mktzap, solução da New Way, é possível integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e WebChat na Intranet, entre outros canais de comunicação interna.

E como o Mktzap ajuda na comunicação interna 4.0?

Ao contar com o Mktzap na comunicação interna 4.0, você pode impulsionar os canais de contato corporativo para a sua empresa. Já que você conta com diversas ferramentas para enviar informes, chatbots para respostas rápidas, ouvir sugestões e diminuir as burocracias internas. 

Além disso, você pode contar com o Mktzap para gerar relatórios, criar automações e dashboards. Assim, será possível desenvolver as estratégias ideais para melhorar o contato com os colaboradores.

Além disso, um bom exemplo do sucesso do uso do Mktzap na comunicação interna é o case da Volvo, que mostra toda a transformação que ocorreu no departamento de RH da montadora por meio do WhatsVolvo, que permite que milhares de funcionários recebam a mesma comunicação, simultaneamente, onde quer que estejam, a comunicação interna na palma da mão, 24h por dia, quando necessário.

Por isso, fale agora com um de nossos especialistas e solicite a sua cotação. Você irá se surpreender com nossos preços, compatíveis com o mercado, mas com planos muito mais robustos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo