Gestão Estratégica de RH: o que é e como implantar

Gestão Estratégica de RH: o que é e como implantar

A gestão estratégica de RH é cada vez mais utilizada nas empresas a fim de alinhar os objetivos do negócio em médio e longo prazo. Afinal, uma vez que esse setor está diretamente ligado ao crescimento – principalmente quando pensamos em pessoas. 

Muitas vezes, os gestores se esquecem que o RH também precisa estar ciente e alinhado com as principais metas e objetivos do negócio, para que o trabalho em equipe seja otimizado e mais eficaz. 

Por isso, neste artigo falaremos sobre como implementar a gestão estratégica de RH na sua empresa para tornar seus processos mais eficientes. Continue a leitura!

O que é uma gestão estratégica no RH?

A gestão estratégica nada mais é do que um conjunto de ações práticas, definidas pelos gestores do negócio para estabelecer metas e estratégias para alcançá-las. 

Quando aplicada ao RH, ela se torna um diferencial competitivo e ajuda o setor a alinhar as expectativas dos colaboradores. Até porque profissionais satisfeitos tendem a ter uma maior produtividade. Portanto, ter uma gestão estratégica de RH pode impactar diretamente nos resultados. 

Mas para que a gestão estratégica de RH tenha sucesso, podemos utilizar algumas técnicas de análise e mensuração de resultados. Dessa forma, é preciso entender quais são os principais indicadores organizacionais da sua empresa. 

Aprenda como montar a sua estratégia

Não existe uma única forma de fazer a gestão estratégica da sua empresa, mas de modo geral, os gestores precisam de algumas ferramentas para auxiliar no processo. Entre elas, um sistema de gestão e comunicação pode ser um bom começo para a mensuração de resultados de cada setor.

Cada tipo de estratégia dependerá dos objetivos da empresa, por isso, é importante começar pelo diagnóstico organizacional para ter um ponto de partida. 

Quais os principais KPI´s do negócio? Quais precisamos de mais atenção neste momento? Como o RH pode ajudar a impulsionar esses KPI´s? Essas são perguntas que devem ser respondidas no início do seu diagnóstico.

Coleta de dados na gestão estratégica

A coleta de dados é parte importante para que as decisões tomadas na sua gestão estratégica sejam realmente relevantes para as metas e objetivos determinados para a empresa.

Um bom exemplo disso são os indicadores de rotatividade de funcionários, tanto aqueles que foram demitidos, como as demissões voluntárias, podem ser indicativo de problemas no recrutamento, ou ainda, internos. 

Quer saber como calcular a rotatividade dos seus funcionários na empresa? Experimente a calculadora de Turnover. 

Afinal, as empresas estão percebendo todos os dias que as decisões tomadas a partir apenas de gestão – e não baseadas em dados – podem não ser o melhor caminho. 

Portanto, ter uma área de People Analytics pode ser uma boa estratégia para te auxiliar na coleta de dados. Seja para analisar o desempenho do time ou planejar ações de melhorias, a estabilidade gerada pelos dados dão mais clareza para qualquer decisão. 

Dessa forma, é importante que os recrutadores saibam não só coletar e analisar os dados, mas também o que fazer com aqueles resultados. 

Quais os benefícios de adotar essa conduta?

A partir do momento que toda a gestão de pessoas é baseada no planejamento, a tomada de decisão através de mensuração de dados melhora o desempenho da sua empresa de modo geral. 

Por isso, a gestão estratégica no RH tem papel fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Ela é o ponto de partida para que sua empresa e seus colaboradores tenham ótimos resultados com times estruturados e com foco no que realmente importa. 

Se você ainda não sabe como começar o seu de RH planejamento, comece por um sistema de gestão. A Recrutei te ajuda a fazer toda a gestão estratégica de recrutamento e seleção. Assim, seus novos talentos já podem começar com o pé direto na sua empresa. 

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo