RH 4.0: como a tecnologia está transformando a área

RH 4.0: como a tecnologia está transformando a área

24 August 2020

Já se fala muito sobre a quarta revolução industrial, marcada pela importância da tecnologia em todas os segmentos. A área de recursos humanos, é claro, não poderia ficar de fora, e aí surgiu o conceito de RH 4.0. 

É evidente que vivemos em uma era de profundas transformações provocadas pela tecnologia. Porém, é claro ela não caminha isolada das pessoas, pois é inegável que o social também é impactado por todo esse movimento. Nesse contexto, surgiu o RH 4.0. 

O RH 4.0 incorpora todas as transformações vivenciadas neste cenário considerado a quarta revolução industrial, em que conceitos como conectividade, inteligência artificial e o uso estratégico de dados são peças fundamentais. 

Se você sempre enxergou o RH como a área que “cuida de gente”, muito pouco conectada com a tecnologia, este artigo é para você! Vamos te mostrar como a tecnologia tem transformado o segmento que é fundamental para o sucesso das empresas. 

Quer entender melhor? Confira o que veremos neste artigo: 

  • O que é Indústria 4.0? 
  • RH 4.0: o que é?
  • Como o RH 4.0 funciona na prática

O que é Indústria 4.0? 

Antes de falarmos especificamente sobre o movimento do RH 4.0, vamos repassar brevemente sobre o macro movimento 4.0 que influenciou a área de recursos humanos e diversas outras.

Como já te adiantamos na introdução, o momento em que vivemos é denominado como a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, um movimento em que o modo de produção tem sido profundamente alterado e pautado pelo avanço da tecnologia. 

Nesse contexto, a automatização do processo de produção tem sido um ponto central, a partir do qual a tecnologia busca formas de usar informações a favor da economia, agilidade e autonomia

E, para isso, utiliza-se de recursos como machine learning, inteligência artificial, big data e uma série de outros.  

Vamos te explicar melhor sobre isso no próximo tópico. 

RH 4.0

RH 4.0: o que é e como se aplica? 

Agora que já vimos um pouco mais sobre o movimento da Indústria 4.0, talvez esteja pensando que a tecnologia se tornou o principal ativo nas organizações, porém, isso não é verdade. 

É claro que a tecnologia tem sim um papel importantíssimo para os negócios, porém, o principal ativo das empresas continua sendo as pessoas. E, ao contrário do que se imagina, agora ainda mais, pois é necessário ter pessoas capacitadas e engajadas para extrair o melhor que a tecnologia tem a oferecer. 

Portanto, se anteriormente o RH já foi visto como a área burocrática e até mesmo reduzido às rotinas de DP, hoje o RH é visto como estratégico para atingir as metas das organizações e engajar todos os times. 

Isso porque, a área é  fundamental para atrair perfis qualificados, identificar oportunidades de capacitação e valorização do capital humano, além de também atuar na quebra de comportamentos não condizentes com essa nova realidade. 

Afinal, esse é um movimento de mudança que muitas pessoas podem ainda não ter assimilado. Por isso, dentro das organizações é possível que existam resistências e outras posturas contrárias à agilidade e capacidade de transformação que a tecnologia exige. 

Como o RH 4.0 funciona na prática 

Além da evidente importância do RH na atração, desenvolvimento e retenção de perfis adequados de colaboradores, existem outras maneiras de aplicar essa visão, na prática. 

Vamos listar alguns exemplos para você:

Uso de recursos tecnológicos 

Mais do que incentivar o uso da tecnologia, o RH também pode (e deve!) incluir a tecnologia em suas rotinas da área. 

Por isso, uma das formas de aplicar a visão 4.0 é justamente automatizando as rotinas de RH. 

Processos de recrutamento que mesclam etapas online com etapas presenciais já não são novidades (principalmente nesse cenário de pandemia). Além disso, outros mecanismos como pesquisa de clima, avaliação 360º, comunicação com funcionários e uma série de outros, podem ser feitos de forma digital e automatizada. 

Sendo assim, automatizar o relacionamento com os colaboradores para ter mais produtividade dentro da própria área com certeza é um dos braços do RH 4.0.

Menos burocracia 

Se estamos falando da implementação de tecnologia nas rotinas da área, com certeza a diminuição da burocracia é um dos principais objetivos. 

Afinal, a produtividade deve existir não apenas para os funcionários do próprio RH, mas, sim, mas todos os membros da organização ao lidar com a área. 

Portanto, se sua empresa ainda não tem claro como poderia aplicar a tecnologia, uma boa pedida é a revisão de processos que atualmente são muito burocráticos. 

Dessa forma, até mesmo a motivação dos funcionários pode ser positivamente impactada, afinal, quem não prefere trabalhar com rotinas mais automatizadas e eficazes?

Leia também: Os desafios da Comunicação Interna em empresas.

Uso da comunicação 

Engajar pessoas nunca foi apenas um discurso, a prática é fundamental. Mesmo assim, a comunicação é uma ferramenta muito poderosa para construir gradativamente relacionamentos

Por isso, o uso da comunicação também é fundamental, principalmente para promover uma gestão mais transparente e descentralizada. 

Portanto, tudo o que pode contribuir para um melhor desempenho e engajamento dos colaboradores deve ser comunicado, sempre de maneira estratégica, avaliando os melhores canais e linguagens.

Aplique o RH 4.0 em seu negócio!

Agora que sua empresa já entendeu como RH 4.0 pode contribuir para que seu negócio alcance mais produtividade, é hora de começar a aplicar esse conceito.

Por isso, temos uma dica valiosa para você que chegou até aqui: Já pensou em aplicar chatbots na comunicação interna de sua empresa? Essa realidade não está distante. Confira: 5 vantagens em adotar um chatbot para a comunicação interna da
sua empresa

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