Comunicação interna: o que é e como otimizar

Comunicação interna: o que é e como otimizar

Falar com os colaboradores é uma das melhores formas de construir uma boa relação dentro da empresa. Conheça o que é comunicação interna e como otimizá-la.

Normalmente, dentro de uma empresa, pensamos muito em ações de comunicação e marketing para os clientes. Entretanto, valorizar os colaboradores é uma das iniciativas mais importantes, principalmente porque são eles quem fazem as coisas acontecerem. Conheça agora o que é comunicação interna e como desenvolver uma boa estratégia para a sua empresa.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é uma área de atuação que foca suas ações e mensagens nos colaboradores da sua empresa. Ou seja, é uma estratégia que uma companhia utiliza para transmitir e compartilhar informações relevantes dentro do ambiente de trabalho.

Esse tipo de contato pode ser feito, basicamente, de duas formas: vertical, quando passa dos líderes para os liderados; ou horizontal, com mensagens entre pessoas que estão no mesmo nível hierárquico.

Entre os tipos de conteúdo, então mensagens com os valores, missão, visão e estratégias da empresa, ou algo mais fechado e individual, como feedbacks, metas ou promoções. 

Qual a importância da comunicação interna?

A comunicação interna é muito importante para todas as empresas, já que ter esse discurso claro e alinhado é fundamental para que todos se sintam parte da empresa e entendam a importância de cada um dentro da organização. Além disso, são determinadas as condutas e objetivos que a empresa segue e busca.

Com isso bem executado, a empresa consegue diversos benefícios. Confira alguns deles:

A comunicação interna melhora o clima na empresa

A comunicação interna pode ser utilizada para melhorar o contato entre os colaboradores e deixar o ambiente mais agradável e amistoso. Usando boas estratégias, você consegue diminuir a “distância” entre dois ou mais times e, assim, todos conseguem trabalhar em sintonia.

Time mais produtivo

Com todos trabalhando de forma mais harmoniosa e em sintonia, são grandes as chances de um aumento na produtividade. Afinal, além de estarem se sentindo bem, cada um vai saber o seu papel e a sua importância para o desenvolvimento do trabalho.

Menor rotatividade de funcionários

O clima mais agradável e com a produtividade em alta, os colaboradores vão ter menos intenção de sair da sua empresa. Serão pessoas mais felizes e motivadas trabalhando no seu time.

Melhor integração para novos colaboradores

Quando um novo colaborador entrar para o time, ele vai perceber o bom ambiente que existe na sua empresa. Isso vai facilitar a sua adaptação, sem contar que com as comunicações bem alinhadas, ele já vai receber todas as informações que precisa.

Como foi possível perceber, as vantagens são excelentes, quando se aplica a comunicação interna na empresa.

5 exemplos de práticas de comunicação interna

Para que a sua empresa possa obter essas vantagens que comentamos no tópico anterior, confira alguns exemplos de práticas de comunicação interna que você pode adotar.

Conheça a empresa e o time

O princípio de tudo é estudar muito bem a organização e seus colaboradores. Afinal, o objetivo é criar uma comunicação que deixe a equipe por dentro das estratégias da empresa. Missão, Visão, Valores e Quem Somos podem ser o foco desse conteúdo. Tudo isso deve ser repassado de acordo com o perfil dos funcionários.

Crie um planejamento para a comunicação interna

Como qualquer estratégia dentro de uma empresa, a comunicação interna também busca solucionar um problema. Por isso, entenda o que você precisa e, em seguida, desenvolva uma estratégia para resolver essa questão. Entre os problemas, podemos ter: maior satisfação dos funcionários, diminuir a rotatividade, alinhar discursos, etc.

Facilite o contato entre todos

Quando falamos de facilitar, entram vários fatores. Deixe a comunicação mais simples, para que todos os setores possam entender e, além disso, é preciso “derrubar as barreiras” de contato para que os times consigam falar entre si. Isso gera conversas fluidas e diminui a burocracia interna.

Ouça o seu time

Quando um colaborador é ouvido, ele se sente mais valorizado pela empresa. Isso faz com que eles tenham a sensação de que, realmente, fazem parte do time. Além disso, eles estão atuando no dia a dia e podem trazer boas iniciativas. Outro ponto importante é que, com essas informações, você constrói uma linguagem mais próxima e humana de todos.

Use vários canais de comunicação

Seja para ouvir ou para falar com os colaboradores, é importante variar os canais de contato. Eles possuem abordagens e linguagens diferentes, dando mais diversidade aos conteúdos e atingindo os colaboradores da forma que eles mais gostam.

Quais canais utilizar na comunicação interna?

Aproveitando o último tópico, essa pergunta costuma ser bastante comum. O ideal é utilizar formatos diferentes, afinal, os seus colaboradores também são pessoas diferentes. Dessa maneira, as mensagens serão enviadas e recebidas por eles pelos canais que mais se sentem à vontade para utilizar. 

Além dos mais tradicionais, como o e-mail, tv corporativa e murais, pode apostar nas novas tecnologias, em especial no WhatsApp, umas das formas de contato mais usadas recentemente.

Como otimizar a sua comunicação interna?

Uma das formas de otimizar a sua comunicação interna pode ser com uso de ferramentas digitais, entre elas está o chatbot. Dessa maneira, você consegue automatizar as mensagens e melhorar bastante a gestão das conversas com o seu time, garantindo contatos fluidos e humanos.

Para que isso ocorra de uma forma tranquila, você precisa integrar os seus canais de comunicação com uma plataforma de chatbot para RH. O ideal é contar com uma empresa especializada e que entenda do assunto, como a New Way.

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com esta solução para RH, você pode tornar o WhatsApp, um dos principais canais de comunicação interna para a empresa. Dessa maneira, você utilizará a ferramenta para enviar informes, chatbots para respostas rápidas, ouvir sugestões e diminuir as burocraticas internas.

Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Otimize agora a comunicação interna da sua empresa e deixe os seus colaboradores ainda mais satisfeitos com o seu trabalho.Entre em contato com um de nossos consultores e faça já sua cotação.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo