Chatbots: como usá-los para otimizar o atendimento ao cliente

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Os Chatbots tem revolucionado o atendimento ao cliente e se tornou um diferencial competitivo por oferecer grandes benefícios.

Os chabots, também conhecidos como agentes virtuais, assistentes virtuais ou apenas como bots, são sistemas criados com o intuito de automatizar a troca de mensagens entre empresas e seus respectivos clientes, impulsionando a utilização dos diversos canais disponíveis que facilitam a comunicação e agilidade no atendimento.

O que é Chatbot?

Chatbot deriva da palavra chatterbot (chatter=falador e bot=robô), é um software que simula um ser humano na conversação com as pessoas. O grande desafio é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Já vivenciou alguma situação parecida?

Se você prefere se comunicar pelos meios digitais, provavelmente já conversou com um robô e não percebeu ou só percebeu bem após trocar várias mensagens. O grande desafio dos chatbots é se adaptar a experiência do atendimento, cultura e perfil do cliente. Com o avanço da inteligência artificial, os chatbots podem literalmente aprender com as interações e com as pessoas. Quanto mais o robô conversa com um consumidor, mais ele consegue processar automaticamente novas solicitações que não estavam programadas, aprendendo com seus erros para conseguir responder com eficácia em uma próxima demanda similar. Isso significa que o chatbot, aos poucos, conseguirá responder a questões mais complexas, trazendo agilidade para o atendimento e desafogando o trabalho dos colaboradores.

Quais são os principais benefícios de usar chatbots no atendimento ao cliente?

  • Novas possibilidades de relacionamento
  • Agilidade e melhor experiência do cliente
  • Compartilhar informações entre as equipes
  • Falar com os usuários de onde estiverem
  • Automatizar as vendas
  • Fluxo de mensagens
  • Economia de custos

Automatizar e modernizar o serviço ao cliente é algo crítico para todas as organizações. Os chatbots são uma grande aposta do mercado para revolucionar a experiência do cliente, mas a estratégia adotada pelas organizações deve manter um atendimento integrado e de alta qualidade. Dessa forma, as vantagens dessa tecnologia têm um grande potencial de manter a empresa competitiva e alavancar seus negócios.

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