5 motivos para investir em chatbots

Apesar do tema já bastante difundido, muitas empresas ainda não sabem por que investir em chatbots. Neste post trazemos 5 motivos para usar bots em sua estratégia de relacionamento com o cliente.

Autor: Comunicação New Way

 

A necessidade de inovação tecnológica, por parte de empresas de todos os segmentos, é cada vez mais urgente na era da 4ª Revolução, a revolução digital.
Tão urgente quanto isso é entender o perfil do novo consumidor, suas nuances de comportamento e tendências de consumo, e como lidar com elas para construir um bom relacionamento que se converta, efetivamente, em vendas e melhores resultados para a sua marca.
Nesse contexto, investir em chatbots é uma grande carta na manga das empresas em busca de evolução no relacionamento com o novo consumidor.
A seguir, elencaremos 5 motivos para sua empresa investir em chatbots. Mas antes, para quem ainda não está familiarizado com o termo, vamos esclarecer o que são chatbots.

O que é um chatbot?
Em linhas gerais, chatbot é uma tecnologia normalmente inserida no contexto do SAC digital, que funciona como um “robô” ou assistente virtual de atendimento, e utiliza inteligência artificial para automatizar, otimizar e aprender com cada interação realizada.

Os motivos para investir em chatbots
Vamos a alguns dos principais motivos para que a sua empresa passe a investir em chatbots o quanto antes.

1 – Otimização para alto volume de atendimentos
Com a implementação de chatbots, um SAC passa a absorver um alto volume de atendimentos e finalizar até 90% das ocorrências sem a necessidade de um atendente humano.

2 – Redução de custos operacionais
Usar chatbots acaba compensando, a curto prazo, o investimento realizado, devido à redução que o assistente virtual provoca nos custos operacionais da empresa. Por ser altamente escalável, o uso de bots reduz o consumo de telefonia, a contratação de pessoas e a aquisição de equipamentos/infraestrutura.

3 – Personalização com alta satisfação
A integração de bots aos atendimentos de uma empresa permite um alto nível de personalização, mesmo sem a condução de um operador humano. Isso porque o trabalho de design das possíveis interações, realizado anteriormente à implementação, é capaz de tornar cada atendimento muito mais objetivo e assertivo no que tange a resolução de diferentes situações e problemas dos clientes. Nessa tratativa conduzida por um bot, evita-se possíveis constrangimentos, linguagens inadequadas ou conflitos causados pelas oscilações de humor, naturais em um atendente que esteja sob pressão, ou que simplesmente não está em um bom dia.

4 – Coleta de dados valiosos
Juntamente à implementação dos chatbots, é possível utilizar inteligência artificial para coletar e tratar dados valiosos sobre hábitos e comportamentos de clientes. Os registros de cada interação, quando analisados, permitirão à sua empresa traçar campanhas mais objetivas e melhor segmentadas, facilitando os bons resultados.

5 – Marketing e vendas
Como consequência dos processos de automatização e de coleta de dados, as áreas comercial e de marketing ganham uma importante ferramenta para evoluir a experiência do cliente, ao entregar a ele um conteúdo mais assertivo. Isso acaba também por acelerar as jornadas de compra.

Nós implementamos os chatbots que o seu negócio precisa
A New Way tem como um dos seus pilares de atuação a fábrica de bots. Com os bots, apoiamos importantes empresas, em diferentes segmentos de mercado, em seu posicionamento digital e no relacionamento com os clientes, evoluindo percepção de marca, resultados de vendas e, ainda, reduzindo custos operacionais após o investimento nessa tecnologia.

Nós estamos prontos para apoiá-lo(a) na implantação de chatbots. Venha falar com a gente!

Publicado em: 25/04/2018.