Tecnologias de RH: ferramentas de recrutamento e seleção para seu time

Tecnologias de RH: ferramentas de recrutamento e seleção para seu time

Saiba como utilizar as tecnologias em RH (recursos humanos) para impulsionar o recrutamento e seleção da sua empresa. 

Inicialmente, é preciso relembrar que com um mundo cada vez mais conectado, utilizar tecnologias de RH para agilizar os processos de recrutamento e seleção virou parte do dia a dia de muitas empresas. 

Além disso, atrair, gerir, contratar, reter e manter talentos são tarefas árduas, mas podem ser feitas de maneira mais rápida e assertiva com a ajuda de tecnologias. Algumas delas são: sistemas de recrutamento e seleção, plataformas de gerenciamento de pessoas e softwares de comunicação interna, entre outras. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas tecnologias de RH e como elas podem te ajudar no seu dia a dia. 

O que são as Tecnologias de RH?

Em primeiro lugar, é importante explicar que as tecnologias de RH são recursos utilizados pelas organizações para otimizar processos, sejam eles de recrutamento ou de gestão de pessoas. Dessa forma, trazendo estratégias de uso de dados para tomadas de decisão, deixando assim, as soluções mais assertivas e eficientes. 

Com isso, cada vez mais, as atividades manuais estão sendo automatizadas e as decisões estão sendo baseadas em dados concretos. 

Tecnologias de RH e o RH Estratégico

Nesse sentido, o papel do RH vem mudando ao longo dos anos. Hoje em dia, ele deixou de ser apenas operacional e passou a ter um papel importante na gestão de pessoas. 

Ademais as empresas vêm mudando o jeito de contratar e tratar os colaboradores e o RH estratégico vem sendo responsável por aproximar líderes de liderados, estimulando o trabalho em conjunto, priorizando mais o trabalho em grupo do que o individual. 

Assim, com as tecnologias de RH, mensurar esses trabalhos se torna mais simples, considerando diversas soluções hoje disponíveis para auxiliar o setor nessa área. 

Conheça algumas Tecnologias de RH

Software de Recrutamento e Seleção 

Antes de mais nada, é essencial dizer que existem diversas opções no mercado de softwares, ou sistemas de recrutamento e seleção que atendem a jornada do talento de ponta a ponta na sua empresa. 

Nesse sentido, a publicação de vaga em diversos lugares, o recebimento de informações de maneira unificada, os filtros de triagem, os relatórios de desempenho, os testes comportamentais e a análise de dados do recrutamento são algumas das funcionalidades que os sistemas de recrutamento e seleção podem oferecer para ajudar os recrutadores a ter um processo mais organizado, e consequentemente, mais assertivo. 

Plataformas de Gestão de Pessoas

Primordialmente as plataformas de gestão de pessoas, são um tipo de tecnologia de RH que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. 

Logo, pode-se dizer que elas dão conta da contratação sem papel, da gestão de férias, da gestão de ponto e do fechamento de folha. Essas plataformas poupam muito tempo que seria utilizado na organização das informações, sem falar de todo o trabalho manual. Em alguns cliques, o RH já tem as informações necessárias para trabalhar com mais rapidez e tranquilidade.

Plataformas de Comunicação

De antemão é possível afirmar que a falta de comunicação assertiva é um problema comum em muitas organizações. Empresas que trabalham com colaboradores em home office, podem sofrer ainda mais. 

Dessa forma para sanar esse problema, existem plataformas que unificam a comunicação de diversos canais em um. Isso faz com que os colaboradores não fiquem perdidos em meio a tantas mensagens.

Plataformas de engajamento

As plataformas de engajamento trazem uma forma diferente de comunicação interna através da gamificação. Elas vêm sendo utilizadas por empresas que necessitam aumentar a participação dos funcionários e melhorar a comunicação interna. 

Seja através da prática de feedback ou de reuniões um a um, as plataformas de engajamento ajudam a identificar problemas com mais agilidade e a manter clara a cultura da empresa.

Como implementar na sua empresa?

Antes de ponderar o uso das tecnologias de RH, é preciso entender a real necessidade da sua empresa, dessa forma, você saberá escolher qual é o produto mais adequado para o seu momento. 

O fato é, as soluções para RH são mais do que uma oportunidade de automatizar processos. Elas trazem mais assertividade para sua empresa, que consequentemente gastará menos tempo e dinheiro para encontrar e reter os melhores talentos do mercado. 

Se você está procurando por um sistema de recrutamento e seleção de qualidade, a Recrutei oferece diversos benefícios para novos assinantes. 

De um passo à frente dos seus concorrentes com uma ferramenta de tecnologia de RH para agilizar e automatizar seus processos. 

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo