Recrutamento de pessoas: como a Inteligência Artificial ajuda nesse processo

Recrutamento de pessoas: como a Inteligência Artificial ajuda nesse processo

29 September 2020

Não é mais uma novidade que a Inteligência Artificial está permeando a maioria das áreas de nossa vida, principalmente no trabalho. Já imaginou isso nas rotinas de RH? Confira como a IA está mudando a maneira de fazer recrutamento de pessoas. 

Se você é leitor assíduo de nosso blog, com certeza já viu algum post anterior sobre Inteligência Artificial, pois estamos falando bastante sobre como essa tecnologia pode contribuir em diferentes áreas de trabalho. E com o recrutamento de pessoas não seria diferente! 

Assim, por meio dessa tecnologia aplicada ao recrutamento e seleção, muitas rotinas têm sido otimizadas, permitindo ao profissional de RH dedicar seu tempo à parte mais estratégica do trabalho. 

Por isso, logo início adiantamos: não é preciso temer as aplicações da Inteligência Artificial no trabalho, pois ela não está aqui para roubar o seu trabalho, muito pelo contrário, os que souberem se aliar a ela estarão na frente. 

Dessa forma, neste texto vamos falar como a inteligência artificial está otimizando o recrutamento de pessoas!

Confira o que você vai ver neste artigo: 

  1. Como funciona o processo de recrutamento de pessoas?
  2. O que é Inteligência Artificial?
  3. Benefícios da Inteligência Artificial no recrutamento de pessoas.

Leia também: Robô com Inteligência Artificial -descubra por que usar no seu negócio

Como funciona o processo de recrutamento de pessoas?

O recrutamento de pessoas para ocupar determinado cargo na empresa pode parece ser uma tarefa simples, mas não é. Assim, dependendo do nível de conhecimento ou de confiança que o cargo exige, o recrutamento pode ser um processo que leva meses. 

Porém, apesar de toda a capacidade de análise exigida do profissional de RH, existem etapas do processo de recrutamento que ainda são muito manuais. 

Por exemplo, já pensou no quanto pode ser trabalhoso responder às dúvidas de todos os candidatos no processo? Ou ainda analisar milhares de currículos para ver os perfis que já não se encaixam logo de cara? 

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre o quanto a inteligência artificial pode ser útil, pense em todas as etapas do recrutamento que poderiam ser otimizadas pelo uso de softwares inteligentes.

Como, por exemplo:

  • Trabalhar na divulgação da vaga 
  • Responder às dúvidas de candidatos nos canais
  • Analisar currículos 
  • Enviar testes/avaliar os resultados 
  • Realizar entrevistas 
  • Alinhar expectativas salariais/ benefícios

Mas lembrando, esses são só alguns exemplos, hein? De acordo com cada processo seletivo essa lista pode ser muito maior. 

Sendo assim, agora que relembramos das rotinas envolvidas no recrutamento, vamos falar sobre inteligência artificial, no próximo tópico. 

O que é Inteligência Artificial? 

Como já falamos algumas vezes por aqui, no blog, a Inteligência Artificial é uma tecnologia com a capacidade de “aprender”, a partir da análise de dados e com isso reproduzir capacidades humanas de análise, percepção de ambientes, etc.

Justamente pela capacidade de realizar atividades consideradas inteligentes e aprender a partir da análise de dados, a IA também está bastante conectada à tecnologia de Machine Learning. 

Caso queira entender melhor, indicamos a leitura deste artigo:
O que é inteligência artificial? Saiba tudo sobre essa tecnologia.

Dessa forma, para falarmos sobre recrutamento de pessoas, o que precisa ter em mente é que a inteligência artificial pode ser desenvolvida para fins diversos e, de acordo com o objetivo para o qual foi desenvolvida, ela irá realizar a análise dos dados coletados em seu sistema. 

Vamos ver como isso funciona no processo de recrutamento e seleção?

Benefícios da Inteligência Artificial no Recrutamento de Pessoas

1 – Análise de currículos

De acordo com dados obtidos pela FECOMERCIOSP, em 2017, os índices de turnover (rotatividade de funcionários) em cada região do país eram os seguintes: 

  • Centro-oeste: 4,32%
  • Sul: 4,19%
  • Norte: 3,70%
  • Sudeste: 3,64%
  • Nordeste: 3,56%

Em determinadas áreas da economia, como o Comércio, esse índice ultrapassou os 6%, ou seja, uma taxa bem alta e que pode comprometer o negócio. 

Nesse contexto, quanto maior a rotatividade de funcionários em um negócio, maior a necessidade de manter um banco de currículos atualizado e também de realizar frequentemente novos processos seletivos para repor as vagas. 

Ou seja, quanto maior a necessidade de recrutar novos funcionários, mais trabalho para o profissional de RH em atrair novos candidatos, analisar seus currículos, experiências, etc. 

Sendo assim, esse é o primeiro ponto em que a inteligência artificial pode contribuir para evitar o trabalho operacional no RH: a análise de currículos. 

Através de tecnologias especializadas, sua empresa será capaz de identificar os perfis que se encaixam com o que a vaga oferece, sem perder horas e horas analisando currículos um por um. 

2 – Atendimento a candidatos

Se você já realizou algum processo seletivo, sabe o quanto é preciso responder a mesma coisa por diversas vezes, pois são inúmeros candidatos que podem ter a mesma dúvida e é preciso ajudá-los. 

Entretanto, ainda que seja necessário orientar os candidatos em casos de dúvidas, essa é uma tarefa que pode roubar um bom tempo do profissional responsável. 

Nesse sentido, uma ótima aplicação no recrutamento de pessoas é o uso de chatbots, dotados de inteligência artificial, que são capazes de orientar os candidatos em suas dúvidas com diálogos muito próximos ao de um humano. 

Além de economizar o tempo de um profissional, o recurso também fica disponível 24hrs por dia, aumentando as chances de ajudar mais e mais pessoas que podem ser bons candidatos.   

3 – Avaliação de testes 

A fase de análise de currículos já filtra bastante os candidatos que serão levados para a próxima etapa de seu processo seletivo. 

Porém, em empresas que recebem muitas candidaturas, pode ser que ainda exista um número enorme de candidatos nas próximas fases. 

Assim, em meio a um processo de recrutamento, é claro que isso não é algo ruim, afinal, quanto mais opções de candidatos, maiores as oportunidades de encontrar alguém que tenha fit com a sua organização.

Entretanto, quanto maior o número de candidatos, maior também o tempo exigido do time de RH, principalmente em etapas mais analíticas como a de avaliação de testes. 

Já pensou se um software com inteligência artificial fosse capaz de fazer isso por você? Com toda certeza o processo aconteceria de maneira mais ágil. 

Saiba que isso já é possível! Através de softwares dotados de IA, é possível que os candidatos realizem testes online (mais uma vantagem, principalmente nesse momento!) e que tenham os resultados analisados por software. Chega de corrigir um a um! 

Sem dúvida, as tecnologias chegaram para melhorar em todos os sentidos e se tornar um aliado para tornar processos mais otimizados e facilitar o dia a dia.

Saiba como a IA pode melhorar seu negócio. Conheça a Adhonai, a Inteligência Artificial da New Way. Com ela, o recrutamento de pessoas em sua empresa com certeza será mais eficaz!

Venha conversar com a gente e conheça melhor. 

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!