Robô com inteligência Artificial: descubra por que usar no seu negócio

Navegação do site

Go to main content
Go to Home
Blog
Home
Product
Solutions
Successful Stories
NW News
Materials
Site Language English EN
Search blog posts
Chatbots

Robô com inteligência Artificial: descubra por que usar no seu negócio

22 September 2020

Robô com inteligência artificial parece algo muito distante da realidade de sua empresa? Então você não pode deixar de conferir o conteúdo abaixo para usar essa tecnologia em seu negócio. 

Falar sobre robôs sempre provoca algum tipo de polêmica, principalmente por ser um elemento muito comum na maioria das produções Hollywoodianas que se ocupam de prever o futuro. 

Ok, o futuro conforme previsto em muitos filmes com carros voadores, teletransporte e uma série de outras possibilidades ainda não está ao nosso alcance, mas os robôs com inteligência artificial estão mais acessíveis para o seu negócio do que imagina. 

Neste artigo vamos te mostrar um pouco mais sobre essa realidade para que entenda como aplicar a inteligência artificial em seus negócios. Preparado(a) para essa viagem ao futuro? Vamos embarcar agora. 

Confira sobre o que iremos falar: 

  • O que é inteligência artificial? 
  • Como funciona um robô com inteligência artificial? 
  • Como usar robô com inteligência artificial em meu negócio
robô gif

Fonte: Giphy

O que é inteligência artificial (IA)? 

A inteligência artificial é uma área da tecnologia voltada a desenvolver soluções com capacidade de simular a inteligência humana, ou seja, analisar, perceber ambientes, elaborar argumentos, etc. 

Sendo assim, a IA é capaz de “aprender” sobre as áreas de conhecimento a partir da análise de grandes volumes de dados. Aliás, essa é uma das vantagens da inteligência artificial quando comparada com a nossa capacidade humana: a IA consegue armazenar uma quantidade de dados muito superior à que nós conseguimos. 

Dessa forma, sua base de análise se torna muito maior, por isso o aprendizado pode acontecer tão rapidamente. 

Ainda assim, ao contrário do que muitos imaginam, a IA não é uma ameaça à capacidade humana, pois já existem estudos indicando que, na verdade, a inteligência artificial performa muito melhor quando combinada ao trabalho de um humano, afinal, nossa capacidade de análises complexas ainda é maior.  

Para se aprofundar no tema, indicamos a leitura: O que é inteligência artificial? Saiba tudo sobre essa tecnologia

Exemplos de IA na prática.

A inteligência artificial pode estar em dispositivos desenvolvidos para diversas finalidades e utilizados em áreas do conhecimento distintas. Recentemente, publicamos um artigo sobre a IA na educação, uma das áreas que pode alcançar muitos benefícios através dessa tecnologia. 

Além da educação, uma série de outras áreas podem aplicar inteligência artificial aos processos realizados em seus negócios.

Por exemplo, sabia que a Netflix utiliza recursos de IA para elaborar recomendações personalizadas de seu catálogo de acordo com o perfil de usuário? E esse é um dos fatores que contribui muito para manter o usuário em tela. 

Como funciona um robô com inteligência artificial? 

Falar em robô com inteligência artificial pode te fazer pensar em uma estrutura semelhante à da Sophia, uma robô dotada de IA com uma enorme capacidade de diálogo e reprodução de comportamentos humanos. 

Entretanto, nem sempre um robô com inteligência artificial será uma reprodução da forma humana, assim como é o caso da Sophia.

Um robô pode ser simplesmente uma tecnologia desenvolvida para realizar uma rotina periódica. Quer outro exemplo? Os chatbots, já tão populares atualmente, também são considerados robôs, por sua capacidade de interpretar um dado e realizar uma ação em resposta. 

Portanto, um robô com inteligência artificial nada mais é do que um dispositivo (que pode ser um software, não necessariamente precisa ter forma física) desenvolvido para realizar determinadas tarefas ou rotinas.

E mais do que apenas executar rotinas, o robô com IA também consegue aprender a partir dos dados coletados sobre a tarefa realizada.

Dessa forma, a partir da capacidade de análise dos dados coletados na realização dessas rotinas, o robô com IA pode oferecer insights sobre possíveis otimizações no processo.

chatbots

Como usar robô com inteligência artificial em meu negócio

Como vimos, um robô com IA consegue realizar determinadas rotinas de forma automática e armazenar dados sobre isso.  

Sendo assim, existem diversas oportunidades de aplicação dessa tecnologia de acordo com a área específica de atuação de sua empresa. 

Entretanto, ainda que muitas das possibilidades de aplicação dessa tecnologia em seu negócio estejam relacionadas a processos produtivos e seus desdobramentos, algumas áreas comuns à maioria dos negócios se beneficiam também.

Por exemplo, uma desses casos é o setor de atendimento ao cliente.  

Nessa área, o chatbot é um dos exemplos que já mencionamos anteriormente. Tal tecnologia também pode ser dotada de IA e aplicada a diversos canais de comunicação como WhatsApp, Facebook Messenger, e-mail, etc.

Além do chatbot, os assistentes virtuais também são muito utilizados como um braço de apoio às operações de atendimento ao cliente.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre as vantagens, considere que uma boa tecnologia de IA para atendimento possui a capacidade de interagir de formas muito parecidas com uma pessoa, portanto humanizando o atendimento, além de também garantir maior rapidez nos fluxos operacionais e automatização de tarefas.

É tudo o que um negócio precisa, não é mesmo? 

A escolha de uma IA para seu negócio

Agora que você já conheceu os benefícios de usar robô com inteligência artificial em seus negócios, temos um convite especialmente pensado para automatize processos com eficiência.

Conheça a Adhon.ai, a tecnologia de IA da New Way.

Com certeza é a escolha certa para os negócios que precisam profissionalizar o atendimento digital, usando de toda a expertise da New Way em relacionamento com o cliente.

Se quiser conhecer mais sobre o assunto, leia também: O impacto da inteligência artificial no atendimento ao cliente.  

Atendimento automatizado: quantos clientes um chatbot consegue atender?

O atendimento automatizado feito por meio de bots ajuda empresas a otimizarem algumas operações da rotina e a melhorar os resultados.

Read more

Automação de atendimento para igrejas: conheça o MKTZAP

A automação de atendimento nas igrejas é mais um segmento de atuação das tecnologias e pode favorecer a relação com os fiéis. Saiba como! Com a pandemia da Covid-19 e o fechamento de diversos serviços considerados não essenciais pelo Estado, as igrejas foram proibidas de celebrar cultos e missas. Sendo assim, precisaram pensar em novas

Read more

5 estratégias para melhorar o relacionamento com clientes com o MKTZAP

Conheça o MKTZAP e saiba como melhorar o relacionamento com clientes através dos principais canais digitais Quando você faz uma compra online, a internet possibilita que você pesquise por diversas empresas que oferecem produtos semelhantes. Dessa forma, é possível comparar preços, ver quantidade de vendas feitas, reclamações, elogios, etc.  Com essa imensa variedade, as empresas

Read more

More content

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!
Talk to us on whatsapp

Navegação do site

Solutions

RetailE-commerceHealthcareInternet Service ProvidersFinancial ServicesSee all

Use Cases

Blog

Resources

Institutional

About UsNovo Caminho InstituteWork With Us

Conect with us!

LinkedinFacebookYoutubeInstagram

contato@gruponewway.com.br

Where we are

Bauru

Affonso José Aiello Avenue, 6-80 - Vila Aviação

São Paulo

Paes Leme Street, 215 - Pinheiros

Go to Home

© 2020 New Way | Privacy Terms