SAC 3.0: o que é, vantagens e como implementar

SAC 3.0: o que é, vantagens e como implementar

O que diferencia um SAC convencional de um SAC 3.0? Como implementar essa novidade em meu negócio? Entenda a seguir.

Primeiramente, SAC é a sigla para “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. E, como o próprio nome indica, o SAC de uma empresa é a arte de atender os clientes, seja para elogios, dúvidas, reclamações, dentre outras alternativas.

Ademais, ao longo dos anos, o serviço de SAC mudou bastante. Tradicionalmente, ele ocorria apenas via telefone, com o tempo se digitalizou e passou a oferecer e-mail ou área específica nos sites (como Fale Conosco). E, em boa parte dos casos, este é um tipo de serviço que costuma ser frio, objetivo, prático e voltado para questões burocráticas – como a troca de um produto.

No entanto, com os avanços tecnológicos e a possibilidade múltipla de serviços via internet, o SAC precisou se reinventar, o atendimento migrou para os chats dos sites, WhatsApp e redes sociais. 

Afinal, há algum tempo o cliente pode comprar o mesmo produto em mais de uma loja – muitas vezes de outra cidade, estado ou país. Dessa forma, ele coloca na balança não só o produto a ser adquirido, mas o preço, custo benefício, bom atendimento e muito mais.

O que é um SAC 3.0 e como ele funciona?

Inicialmente, apresentamos o que é um SAC e o motivo dele ser tão importante. Agora vamos conhecer os tipos de SAC! O Serviço de Atendimento ao Consumidor tradicional acontece por telefone. 

Entretanto, o SAC 3.0 tem como foco atender o cliente através de uma variedade de canais, sejam eles telefone, e-mail, presencial ou digitalmente. Ademais, ele proporciona ao cliente uma experiência altamente integrada, na qual todos os canais disponíveis atendem bem e oferecem tratamento personalizado.

Conheça as vantagens do SAC 3.0

Dentre as vantagens de proporcionar um bom serviço de atendimento ao consumidor, podemos mencionar sem dúvidas o da satisfação da clientela! Isso evita desgastes com sua equipe, eleva as vendas, aumenta a sua reputação no mercado e é claro, funciona como um chamariz para novos clientes.

Qual a diferença entre SAC 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0?

SAC 1.0 – o mais tradicional deles, geralmente ocorre através de um número com prefixo “0800”. Muitas vezes deixava os clientes sem respostas ou em longas filas de espera em chamadas intermináveis.

SAC 2.0 – temos a inclusão da internet e dos canais digitais auxiliando o serviço de atendimento. Redes sociais, chats, sites de reclamação e aplicativos.

SAC 3.0 – há o oferecimento de múltiplos canais de atendimento e todos eles são modernos, acolhedores e eficazes. Neste, são inseridos chatbots para resoluções mais rápidas de ponta a ponta ou para a triagem inicial.

SAC 4.0 – É a evolução do 3.0, ainda mais ágil (em tempo real) e personalizado. Geralmente é omnichannel, para oferecer múltiplos canais com atendimento simultâneo. Também costuma integrar ferramentas de inteligência artificial que aprendem com cada atendimento, além de outras tecnologias.

Assim, reconhecer a importância do SAC é fundamental. Mas o que vem em seguida? Bom, agora é o momento de implementar um bom serviço de atendimento ao consumidor na sua empresa – seja ela pequena, média ou grande.

Como aplicar na minha empresa?

Em primeiro lugar, é fundamental ter uma equipe de atendimento bem preparada, treinada, que conheça os detalhes de cada produto e serviço. Ela também precisa ter como missão resolver os problemas dos clientes.

Além disso, é importante monitorar digitalmente toda e qualquer citação da empresa. Assim, é possível priorizar o acompanhamento de todas as mensagens recebidas, sejam elas públicas ou privadas.

Por isso, nós da New Way podemos te dar uma mãozinha nesta missão através da nossa solução digital de comunicação automatizada, o Mktzap. Nossa plataforma integra diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat, em uma mesma tela.

Assim, é possível reunir – e responder – às interações dos clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead! Não deixe o seu cliente esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e, com o auxílio de chatbots, responda o seu público em tempo integral, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Saiba mais ao entrar em contato com nosso time de especialistas.

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