Chatbots inteligentes dão apoio em todas as etapas da jornada do cliente

Chatbots inteligentes dão apoio em todas as etapas da jornada do cliente

13 January 2020

Seja na fase do aprendizado e da descoberta, na busca por uma solução ou na decisão de compra, chatbots inteligentes atuam para garantir todas as vendas para o seu negócio

Simplesmente não é mais possível criar uma estratégia avançada de atendimento ao cliente, com máxima eficiência em todas as etapas desse processo, sem que ela inclua os chatbots inteligentes.

Como você sabe, estamos falando de uma solução cada vez mais moderna, adaptável e acessível que tem experimentado um avanço muito importante nos últimos anos – a ponto de ser adotada por diversas empresas no Brasil e no mundo, como desejam 80% delas até o fim de 2020, segundo um estudo da Oracle.

Oferecer diálogos eficientes para uma jornada do cliente realmente assertiva com o apoio da tecnologia ajuda a garantir a satisfação dos consumidores. Essa é uma “moeda” intangível que hoje é considerada a grande influenciadora para o crescimento do seu negócio. Um investimento necessário que se paga em retenção de público e faturamento com vendas.

Uma análise simples pode ajudar a entender a importância dos bots dotados de inteligência de dados e como eles estão cada vez mais presentes na rotina das empresas e dos consumidores. Você sabia que a taxa de abertura de mensagens no WhatsApp alcança os 98%, de acordo com números levantados pela plataforma Hootsuite? E já parou para pensar em quantos problemas são resolvidos e quanto tempo é economizado sem que algum atendente humano precise ser acionado? 

São ganhos para os dois lados. Na prática, chatbots representam facilidade, agilidade e eficiência, seja para prestadores de serviços ou clientes.

Confira abaixo como os chatbots impulsionam o atendimento em cada etapa do funil de vendas e da jornada do consumidor.

Antes, durante e depois da venda

Muito mais do que uma ferramenta para dar satisfação ao cliente sobre alguma compra realizada ou o tempo levado para a entrega do produto, os chatbots também podem ser usados para prestar informações antes mesmo da tomada de decisão pelo consumidor. 

Cada vez mais preparados para dialogar sobre questões complexas, os atendentes virtuais são capazes de transmitir uma série de dados de acordo com as preferências do usuário – como as características do produto, preço, formas de pagamento e tantas outras variáveis.

Então é importante ter em mente que a tecnologia pode ser aplicada em todas as fases do funil de vendas: aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Vale lembrar ainda que com os bots é possível também segmentar públicos, além de captar e gerenciar leads.

Topo do funil

Os chatbots podem ser aplicados no site ou e-commerce da sua empresa para oferecer ajuda enquanto o usuário navega no endereço. Nesses casos, o atendimento digital pode ser programado para interagir com o usuário de forma personalizada, a fim de ajudá-lo a obter a informação que precisa para ter o seu problema solucionado. 

Outro exemplo é a integração do chatbot com ferramentas como o Facebook Ads, que ajuda a tornar o diálogo virtual mais assertivo com a segmentação de mercado e o alcance de um público específico e especializado – e que pode ter o perfil certo para o seu portfólio.

Nesta etapa os bots inteligentes também podem apoiar a captação de leads, permitindo que você volte a entrar em contato com um cliente em potencial por outros canais, como o WhatsApp.

Meio do funil

Uma vez gerado o lead, os chatbots podem ajudar a nutrir ou gerenciar esses contatos com a captação de informações sobre o comportamento e as preferências dos consumidores. A própria capacidade de aprendizado da ferramenta permitirá que ela direcione mensagens personalizadas para cada pessoa interessada no seu portfólio, dando apoio para a tomada de decisão.

Desta forma, os atendentes virtuais se tornam potencializados por recursos de automação de marketing e ajudam a garantir que nenhum lead seja deixado para trás. 

E por meio da qualificação de cada comprador em potencial, eles ainda ajudam a entender quais contatos realmente têm potencial de compra e qual seria o prazo estimado para essa conversão acontecer.

Fundo do funil

A transformação do lead em cliente, uma fase para a qual todo negócio deseja levar o usuário, também pode contar com o apoio dos bots inteligentes para atingir metas, aumentar as taxas de conversão e continuar prestando informações relevantes e personalizadas que ajudarão o consumidor a ter mais conforto e segurança sobre a sua decisão. Afinal, é justamente nessa etapa que a aquisição de um produto ou serviço é finalmente sacramentada.

Por mais avançados que estejam ao longo do funil de vendas e da jornada do cliente, os leads podem ser incentivados pelos chatbots a concluírem a compra por meio de mensagens personalizadas, anúncios variados e conteúdo informativo – tudo com base em diálogos anteriores ou perguntas comuns feitas por outros usuários. Uma interação proativa e automatizada que dá apoio ao trabalho das equipes de vendas e marketing.

Vale lembrar que outras etapas podem surgir ao fim do funil, como a fidelização – na qual o chatbot também pode ser fundamental. Fato é que, independentemente da fase na jornada, os bots dotados de inteligência de dados ajudam a garantir que os recursos da empresa sejam melhor investidos em leads que realmente podem ser convertidos em clientes e faturamento.

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