Chatbot para recrutamento e seleção: saiba como usar na sua empresa

Chatbot para recrutamento e seleção: saiba como usar na sua empresa

Chatbot para recrutamento e seleção pode facilitar o trabalho da sua equipe. Entenda como aplicar na sua empresa!

Os chatbots estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Eles são capazes de realizar diversas tarefas, como fazer uma reserva em um restaurante ou comprar um produto. Além disso, eles também auxiliam no processo de recrutamento e seleção de candidatos.

Neste artigo, você irá aprender o que são os chatbots e como eles ajudam milhares de recrutadores em suas tarefas do dia a dia.

O que é chatbot?

Os chatbots são programas de computador capazes de simular uma conversa com um humano, através de uma interface de texto ou voz. Por isso, os chatbots são utilizados como meio para proporcionar um atendimento automatizado aos clientes, empresas ou usuários finais.

Alguns exemplos de chatbots são os assistentes virtuais, como o Google Assistente e o Siri, da Apple. Outros exemplos incluem bots que fornecem suporte ou até um atendimento ao cliente em determinada empresa.

Como o chatbot pode auxiliar no recrutamento

No recrutamento e seleção, os chatbots simulam conversas com candidatos. Assim, fazendo perguntas sobre sua experiência, objetivos profissionais e outras questões relevantes para a vaga. Dessa forma, os recrutadores podem ter um primeiro contato com o candidato e avaliar se ele possui o perfil desejado para a vaga de forma mais rápida.

Ao contrário dos processos tradicionais de recrutamento e seleção, o chatbot pode fornecer informações mais relevantes sobre o candidato de forma mais rápida para que o recrutador decida seguir com aquele talento no processo ou não. Isso significa que seus candidatos não precisam esperar dias ou semanas para terem um feedback, melhorando sua experiência. 

Além disso, o chatbot também pode ajudar a diminuir o custo do processo de recrutamento e seleção. Ele também consegue fazer muitas das tarefas que são normalmente realizadas por um recrutador (como entrevistar os candidatos). Portanto, isso significa que a empresa poderá economizar tanto tempo, quanto dinheiro. 

Entrevista via chatbot para recrutamento

A entrevista via chatbot é uma ótima maneira de selecionar candidatos para um emprego. Dessa forma, ela permite avaliar os candidatos de forma mais objetiva e precisa. Esse processo torna tudo mais rápido e menos custoso do que uma entrevista tradicional.

Os chatbots são capazes de realizar uma entrevista com base em perguntas pré-determinadas. Submetidos às mesmas perguntas, isso torna o processo mais justo. Por isso, facilita para os recrutadores comparar as respostas dos candidatos e selecionar o melhor talento para a vaga.

Além disso, as entrevistas via chatbot permitem avaliar os candidatos em um ambiente menos estressante do que uma entrevista tradicional. Isso é especialmente importante para aqueles candidatos que sofrem de ansiedade ou outros problemas de saúde mental, pois podem se sentir mais à vontade para responder às perguntas quando estão conversando com um chatbot do que quando estão falando com um ser humano.

Como criar um chatbot para recrutamento e seleção

Os chatbots estão cada vez mais presentes nas organizações, inclusive para auxiliar no processo de recrutamento e seleção. Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial, essa tecnologia vem ganhando espaço para otimizar o processo seletivo, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

Para criar um chatbot para recrutamento e seleção, é importante considerar alguns aspectos como: objetivo do chatbot, plataforma onde será implantado, design da interface e conteúdo do diálogo. Além disso, é preciso escolher quais etapas do processo de recrutamento e seleção o chatbot irá auxiliar.

Tenha um bot exclusivo para recrutamento e seleção

Já vimos que os chatbots podem ser muito úteis para seu recrutamento e seleção e para utilizá-los também é muito fácil. O Recrubot, da Recrutei, tem o objetivo de simplificar e agilizar seus processos, criando uma melhor experiência para o candidato e trazendo formulários mais completos para os recrutadores. 

Com o Recrubot  é possível realizar toda a candidatura através do mensageiro mais famoso do Brasil, o WhatsApp. Aproveite para conhecer e deixar o seu processo de recrutamento e seleção mais ágil. 

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo