Cultura de inovação: a tecnologia é só o começo

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Cultura de inovação vai além de ferramentas e sistemas avançados para facilitar a gestão e o dia a dia da organização

Tornar o seu negócio inovador é fundamental para assumir uma liderança sustentável – seja em seu mercado de atuação a partir de um portfólio diferenciado, seja como referência em gestão e eficiência para colaboradores e parceiros.

Na prática, contudo, a inovação vai além de adotar ferramentas e sistemas avançados para facilitar o dia-a-dia da sua equipe e qualificar o atendimento a quem você presta algum serviço. Por mais decisivas que essas tecnologias sejam para a sua organização, é necessário incentivar algo ainda maior: uma cultura de inovação.

Mas o que significa adotar uma cultura de inovação? Ela pode ser definida como a busca constante por maneiras diferentes e mais eficazes de entregar uma solução. O que pode acontecer a partir do investimento em boas ideias; da ampliação ou redefinição do escopo de trabalho de acordo com as necessidades do mercado; e do equilíbrio entre esforços criativos e produtivos da própria equipe. Aqui cooperação é a palavra-chave.

Confira abaixo algumas dicas para impulsionar a inovação dentro da sua empresa – sem abrir mão dos ganhos proporcionados pela tecnologia – e como ela pode ajudar o seu negócio a conquistar vantagens competitivas.

Promova conhecimento e ouça sua equipe

É importante aguçar a curiosidade dos colaboradores, estimulando-os a buscar novos conhecimentos para que o aprendizado seja constante. Visitas a feiras de tecnologia e inovação, o compartilhamento de cases e a realização de estudos de benchmarking sobre companhias líderes em seus mercados são muito bem-vindos. Algumas grandes empresas, por exemplo, até abrem suas portas para uma troca de experiências sobre o que deu certo e o que deu errado em seus processos de inovação.

Tudo isso faz parte de uma atitude fundamental no dia a dia das melhores empresas: ouvir os funcionários. Tantas informações estratégicas reunidas só enriquecem as percepções da equipe, que assim pode contribuir de forma ainda mais decisiva para a evolução das operações e dos objetivos da empresa. Faz todo o sentido, já que ninguém fica mais próximo dos clientes e compreende melhor as suas necessidades do que quem atua na linha de frente.

Lance desafios e liberte os questionamentos

Definir objetivos, lançar desafios e criar momentos para dialogar sobre inovação são formas de estimular a sua equipe a identificar oportunidades de entregar soluções de forma diferente e ainda melhor do que antes. Estimular que todos se comportem como líderes nesse processo de busca pela inovação é a melhor maneira de disseminar uma cultura com esse viés.

Espaços ou momentos que permitam repensar os serviços e testar novas formas de entregá-los aos clientes, como reuniões, workshops e brainstorms, ajudam a deixar todo o time à vontade para fazer questionamentos e expor novas ideias sem receio. Se queremos quebrar paradigmas, é preciso superar qualquer limite que imponha barreiras à criatividade.

Construa um ambiente colaborativo

Saiba valorizar comportamentos positivos dos seus colaboradores dentro de uma cultura de inovação. Que tal premiar ou reconhecer o esforço daqueles que não só pensam fora da caixa como ainda engajam os colegas a fazerem o mesmo? Uma competição saudável e colaborativa que busca gerar uma ebulição de novas ideias pode render projetos inspiradores que, uma vez colocados em prática, poderão fazer enorme diferença para toda a organização.

Lembre-se: nada disso será possível sem priorizar o coletivo em detrimento do individual. Times multidisciplinares que combinam entrosamento e engajamento trabalham de forma 100% focada no negócio e encontram formas diferenciadas de solucionar velhos problemas.

Inovar é preciso – mas sempre orientado a resultados

Nunca perca de vista que a inovação precisa fazer sentido para o seu negócio no longo prazo. Por isso sempre estimule a busca por ideias efetivas que ajudem a reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade ou encontrar novas oportunidades de lucrar, entre outros indicadores positivos para a companhia. É dessa forma que o impacto de novos produtos, serviços e processos poderá ser avaliado de forma precisa.

A adoção de ferramentas avançadas para apoiar a gestão e o relacionamento com os clientes, como chatbots dotados de inteligência de dados e plataformas de CRM, são instrumentos fundamentais para facilitar esse caminho, mas não representam o fim dessa trajetória. Elas são passos importantes para que qualquer organização, por meio da dedicação de seus colaboradores, defina o seu próprio curso rumo a uma cultura de inovação. É essa filosofia que fará a diferença num contexto de crescente competição que exige mais de cada player, independentemente do mercado de atuação.

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