Fluxograma de atendimento: descubra o que é e como ele se aplica ao seu negócio

Fluxograma de atendimento: descubra o que é e como ele se aplica ao seu negócio

Você sabe como melhorar os processos da sua empresa? Entenda como o fluxograma de atendimento pode organizar cada etapa necessária.

Já é claro que o produto final não é o único fator para atrair e fidelizar clientes. Conforme dados levantados pela Hibou, empresa de monitoramento e mercado: 94% dos consumidores acham o bom atendimento como um dos principais atributos de compra.

Por isso, é fundamental o alinhamento dos processos da empresa. Dessa forma, é mais fácil identificar os problemas e entender as melhorias que devem ocorrer no suporte.

Caso contrário, os próprios funcionários ficarão confusos em relação ao atendimento. Já imaginou atender centenas de clientes por dia sem controle da situação? Ou até mesmo sem saber como orientar o cliente em determinado problema?

Se a sua empresa passa por essa desorganização, o fluxograma de atendimento deve ser o ponto inicial para arrumar os processos.

Por isso, nesse texto vamos trazer tudo o que você precisa para criar o seu fluxograma de atendimento!

Confira:

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O que é fluxograma de atendimento?

O fluxograma de atendimento é uma ferramenta em que todas as etapas de um processo são desenhadas. A partir dele, é possível visualizar o passo a passo em determinada situação.

Isto é, oferece diretrizes para seguir os caminhos necessários. Dessa forma, fica muito mais fácil entender e colocar em prática. E o mais importe: em que haja dúvidas.

Se, por exemplo, a empresa não tem o fluxograma de atendimento estabelecido e acontece um problema com o produto, quando o cliente entrar em contato, o funcionário pode demorar para responder por desconhecer aquela situação. E, consequentemente, gerar insatisfação  ao consumidor.

Confira um exemplo de fluxograma de atendimento:

fluxograma de atendimento

Fluxograma de atendimento para automação de chatbots

Caso você escolha automatizar o atendimento da sua empresa, é ainda mais importante criar um fluxograma. 

Assim, fica mais fácil na hora de criar os chatbots. Na prática, você indica quais caminhos que serão seguidos quando o cliente entrar em contato e quais são as possíveis opções seguintes do fluxo.

chatbots para negócios

Como criar um fluxograma de atendimento

1 – Defina os objetivos

A primeira etapa é entender quais são os objetivos do fluxograma. Dessa forma, é possível visualizar o evento inicial e final do processo. E, então, visualizar quais são os passos que devem ser seguidos.

No caso da imagem que demos de exemplo, o objetivo é: a partir de um novo chamado do cliente, solucionar as dúvidas e resolver possíveis bugs.

2 – Elenque tarefas e responsáveis

Após entender os objetivos, trace quais serão as tarefas realizadas. Além disso, determine também qual será a área ou o funcionário determinado para executá-las.

Dessa maneira, todos saberão exatamente em qual momento agir e qual a forma correta para isso.

3 – Mantenha um padrão nos símbolos

Como podemos ver, os fluxogramas possuem símbolos diferentes dependendo da etapa em que está. No entanto, eles não são colocados ali de forma aleatória.

É preciso que todos os seus fluxos mantenham o mesmo padrão. Ou seja, todos os eventos que iniciam aquele processo começam com um quadrado de bordas arredondadas. E terminam com retângulo na cor verde.

E, assim por diante, conforme desenvolvimento das etapas do processo.

Sendo assim, fica mais fácil para que todos visualizem e gravem o significado de cada símbolo.

Plataformas para criar uma um fluxograma de atendimento

Agora que você já conhece as principais etapas, é hora de criar o fluxograma. 

Para facilitar esse processo, existem diversas ferramentas. Trouxemos algumas mais conhecidas:

E para melhorar ainda mais a sua relação com os clientes, confira o nosso e-book sobre Customer Experience. E saiba tudo o que precisa para encantá-los.

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