Conheça os benefícios da transformação digital para sua empresa.

Conheça os benefícios da transformação digital para sua empresa.

É sabido que a internet mudou completamente a dinâmica da sociedade, e o mundo corporativo precisa se adaptar. Por isso, é importante que você sabe o que é e quais os benefícios da  transformação digital para sua empresa.

A gente fala bastante sobre transformar as empresas por meio das tecnologias. Mas você sabe o que é e quais os benefícios da transformação digital para o seu negócio?

Segundo a pesquisa Business Impact Insights, realizada pela CI&T, oito em cada dez executivos C-level percebem a transformação digital como um fator que impacta diretamente o seu mercado de atuação.

Mais de 23% dos executivos apontaram a melhora dos serviços como a principal razão, seguido da manutenção da liderança de mercado (22%) e da preparação para competir com nativos digitais (16%).

Mas, o que é transformação digital?

Embora se compreenda que a transformação digital nas empresas é necessária, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao seu real significado.

Embora a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, Chatbots, Machine Learning e Business Intelligence facilitem o dia a dia das empresas, elas não garantem a transformação.

Isso porque a transformação digital é mais profunda. Além do uso das ferramentas tecnológicas, ela compreende também a mudança no modelo de negócios de uma empresa. 

Portanto, ela só acontece quando há uma ruptura no formato de negócio atual, obrigando as empresas a pensar em novos maneiras que se encaixem nas demandas dos novos consumidores.

Além disso, é de extrema importância que todos os colaboradores estejam envolvidos, porque todos serão responsáveis por colocar a nova engrenagem para funcionar.

Em vista disso, é preciso que as empresas alterem o foco do negócio para encontrar novas possibilidades, deixando de lado uma lógica linear para colocar o cliente no centro de tudo.

blog-banner_guia-do-chatbot-para-pmes-1

Quais são os benefícios da transformação digital ?


Agora que você compreendeu o real significado da transformação digital, vamos falar sobre o porquê de adotá-la no seu negócio.

Clientes mais satisfeitos

Mas o que tem a ver a adoção da transformação digital na empresa com a satisfação do meu cliente? Tudo!

Hoje as principais interações do cliente com uma marca são realizadas online. E isso é uma vantagem já que conseguimos extrair dados importantes desse relacionamento digital.

É possível mapear a jornada do seu cliente desde seu primeiro contato, quando ele se torna um lead, até a finalização da compra.

Desta maneira, os dados permitem conhecer a fundo a sua persona e, assim, desenvolver estratégias de marketing e relacionamento totalmente personalizadas.

Lembre-se que o centro da transformação é o cliente.

Menos burocracia

Os canais digitais como, por exemplo,  WhatsApp, Mídias Sociais, Chat online, facilitaram a comunicação entre empresa e consumidor.

Isso quer dizer que é menos burocrático entrar em contato e também mais simples, já que 92% dos brasileiros possuem um smartphone.

Além disso, as soluções tecnológicas têm se mostrado excelentes ferramentas para simplificar processos.

Como exemplo, estão os atendimentos de várias instituições financeiras que permitem que o usuário consulte seu saldo, receba a 2ª via de boletos, faça empréstimos de forma automática.

Com a transformação digital na empresa, é possível descomplicar as tarefas reduzindo o número de etapas, integrando plataformas distintas para cruzar e armazenar dados. 

Equipes e processos mais eficientes

Quando sua empresa transforma os processos analógicos em digitais, facilita a gestão e o controle de todas as atividades e práticas internas.

Dessa forma, é possível reduzir atritos e gargalos na execução dos projetos e serviços, localizando as falhas que precisam ser corrigidas.

E isso vai impactar diretamente na performance de várias equipes que, muitas vezes, perdem tempo com atividades que poderiam ser feitas automaticamente.

Como resultado, o investimento em transformação digital vai fazer com que os processos sejam aprimorados, facilitando o dia a dia dos seus colaboradores.

Controle de gestão

Como comentei anteriormente, o acesso a dados é um fator bastante relevante quando o assunto é transformação digital.

Com todas essas informações obtidas, os gestores passam a ter mais domínio a respeito de todas as atividades relacionadas aos diferentes setores da organização.

Por meio da análise, as operações são feitas com mais eficiência, otimizando o tempo e identificando falhas nos processos produtivos, o que torna as tomadas de decisões mais assertivas.

Assim, sistemas sofisticados, desenvolvidos para a realidade do seu negócio, vão permitir que sua empresa sai na frente em termos de excelência.


Redução dos custos

Ainda que a transformação digital exija investimentos financeiros que possam parecer altos num primeiro momento, o custo-benefício é extremamente válido. 

Imagine, por exemplo, as despesas relacionadas a hardware, software e manutenção se cada empresa tivesse seu próprio servidor local. 

Isso sem contar a equipe de TI dedicada para manter tudo funcionando. 

Dessa maneira, a otimização das operações devido à tecnologia significa redução de custos em diversos setores, além de aumentar a produtividade da equipe e possibilitar a alocação de recursos em outras áreas estratégicas.

Agora que você sabe os motivos para entrar de vez na era digital, acesse o site da New Way e saiba mais sobre as nossas soluções.


Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo