Produtividade e home office: como a gestão pode estar preparada?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Adotar diferentes atitudes é necessário quando falamos em home office, principalmente quanto à rotina de trabalho, disciplina e Segurança da Informação.

O tema parece familiar? Um assunto padrão nas nossas timelines desde o dia 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), classificou o coronavírus (Covid-19) como pandemia. 

O que pode parecer novidade para uns, para outros, como no nosso caso na New Way, o home office já é uma forma comum de trabalho. Agora, mais do que nunca, é momento de entregar valor para nossos clientes, com processos alinhados, um ambiente seguro e, principalmente, com a mesma qualidade e prazos atendidos. 

Para desmistificar um pouco a ideia de que home office é sinônimo de baixa performance, vamos abordar neste post como algumas atitudes, aliadas com recursos tecnológicos podem manter e até mesmo melhorar o desempenho.

Mindset Remote First

Como se acostumar quando olhamos a sala física e ela não está mais cheia? A mudança de mindset é o primeiro passo para o resultado acontecer. Precisamos fazer acordos no time para encurtar distâncias e garantir uma comunicação fluida, ajudando a tornar transparente o que todos pensam e necessitam. 

Por isso, mesmo estando em home office, simples ações ajudam a nos acostumarmos com a ideia de que estamos remotos:

  • Fique online o tempo todo, e se possível com a webcam ligada (e microfones mutados), pois garante maior interação e proximidade para assuntos diversos.
  • Vista-se e esteja pronto para, a qualquer momento, subir no palco e ligar os holofotes (já que o Dress Code não incluirá seu pijama de bolinhas 😊).
  • Esteja com seu headset pronto para a videoconferência com os colegas, clientes e, quem sabe,  com a comunidade da organização.
  • Crie rotinas e inicie o dia de trabalho preparando-se física e mentalmente – “agora vou trabalhar”.

Já experienciou ter um horário de café com o time remoto?

Tecnologia

A tecnologia é aliada ao home office, use e abuse das dos recursos que existem! Todas as reuniões, mesmo que tenha parte do time presencial, devem acontecer virtualmente, utilizando de ferramentas como: Whereby, Zoom, Hangouts, Mit.jtsi, Sococo. Pode-se também tentar ferramentas de Chat como Slack e Microsoft Teams.

Mas e a retrospectiva, funciona com times 100% remotos? 

Certamente. Já experimentou Funretro? E real time board – Miro permite que seu time compartilhe em tempo real discussão de temas e fluxos. Na New Way buscamos e testamos as melhores práticas, dissolvendo os limites entre o físico e o virtual para ter em nosso time os melhores talentos.

Boas práticas

O desempenho do trabalho home office precisa ser resguardado quanto a uma série de requisitos de segurança, controle do ambiente, estabilidade das conexões e infraestrutura de tecnologia e do ambiente, pois a atenção e utilização das boas práticas melhoram:

  • Confiabilidade e disponibilidade
  • Aumento de Produtividade
  • Ajustes estratégicos
  • Redução de custos para ambas as partes
  • Simplificação dos Processos de Trabalho

Como manter o cliente no centro e próximo da empresa

Manter o cliente no centro e próximo à empresa é essencial. Home office não é menos compromisso ou engajamento. A melhor forma de evoluir e fazer com que as coisas dêem certo é experimentar.  Por isso, é necessário feedback constante para que as respostas a mudanças sejam rápidas e constantes.
Em vista disso, uma solução da New Way que auxilia muito na comunicação entre toda a empresa, mesmo em home office, é o MKTZAP. Ele  permite que os times de atendimento, vendas e suporte, atendam remotamente seus clientes, bem como pode auxiliar na comunicação interna.

Com a plataforma o gestor pode gerenciar cada usuário remotamente, oferece dados de desempenho do atendimento, e também tem a função do construtor de chatbots, que ajuda a realizar atendimento automático e inteligente, sem necessidade de desenvolvedores.

Quando falamos em home office, precisamos entender que não se trata de uma tradução literal de “trabalho em casa”. É transformação cultural, que gera respeito, transparência e confiança.

Para entender melhor tudo o que dissemos, temos uma dica para você: nossos materiais gratuitos: eBooks com temas diversos e dicas que te ajudarão na melhoria da experiência do seu cliente, seja ele interno ou externo.

Dessa forma, você consegue visualizar na prática todos os benefícios que falamos, e descobrir como melhorar sua rotina e a de seu negócio no modelo home office.

E se precisar falar com a gente, nosso time está pronto para tirar todas as suas dúvidas sobre atendimento remoto, clique aqui para falar com os nossos consultores.

Newsletter
Receba novidades!