Conheça as vantagens em usar o WhatsApp para atender clientes

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Atendimento automático e chatbots impulsionam o uso do Whatsapp em diversos negócios. Conhecer  as melhores práticas e soluções vão otimizar o seu atendimento digital.

A popularização dos aplicativos de mensagens chegou ao relacionamento entre empresas e clientes. Não demorou muito para que negócios de diversos segmentos passassem a enxergar em apps como o WhatsApp um canal avançado para atender clientes – em muitos casos, com mais agilidade e eficiência do que o telefone, por exemplo.

Desde então, o atendimento via apps de mensagens vem crescendo a cada dia. Tanto que diversas soluções já foram desenvolvidas para aprimorar as interações virtuais.

O próprio WhatsApp Business é um exemplo dessa evolução, mas ela não parou por aí. Recursos como chatbots inteligentes e integração com outros sistemas ajudam a inserir o WhatsApp como ferramenta de comunicação frequente no relacionamento com clientes

Um estudo realizado pelo MessengerPeople em parceria com a instituição alemã YouGov indica que mais consumidores estão escolhendo se comunicar com as empresas por meio de aplicativos de mensagens. Isso é possível porque 80% das consultas dos clientes são repetidas constantemente, o que permite solucionar problemas de forma automatizada.

Nesse post, vamos entender:

  • Boas práticas para ter sucesso no atendimento via WhatsApp
  • Vantagens de se adotar o app no dia a dia  do relacionamento com o cliente
  • Soluções disponíveis que podem otimizar o uso do WhatsApp no seu negócio
dicas de como melhorar o atendimento

Como funciona o atendimento via WhatsApp nas empresas?

O WhatsApp pode absorver o grande volume de demandas e dúvidas que constantemente se repetem. Ele é uma ótima ferramenta para que a sua empresa solucione problemas frequentes ao longo da jornada do cliente, seguindo conversas personalizados.

Nesse sentido, o atendimento automatizado via WhatsApp, especialmente quando ele é empoderado com recursos como chatbots e inteligência de dados, oferece uma série de funcionalidades que tornam o atendimento mais cômodo e seguro para o consumidor. 

Algumas delas:

  • Disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana
  • Chatbots com otimização contínua do desempenho e aprendizado constante
  • Interação ágil e efetiva em contatos proativas e reativos
  • Rapidez na identificação do problema e no resgate do histórico de cada cliente
  • Pouca manutenção e economia de recursos e tempo

Comprometimento, interesse, competência e pontualidade são algumas qualidades do app que podem chamar a atenção dos consumidores de forma bem positiva.

Por que usar como ferramenta de negócios?

Por conta da agilidade e do atendimento personalizado, o WhatsApp é uma das melhores alternativas quando o objetivo é fazer com o que o cliente deseje voltar a adquirir seus produtos, além de estimular indicações para outras pessoas. 

Mas afinal, como saber se essa comunicação por meio do WhatsApp está sendo efetiva? Alguns elementos-chave ajudam a fazer essa checagem. Um deles é a entrega de um atendimento assertivo e qualificado, com o rápido resgate do histórico de cada cliente e a oferta de uma solução eficaz e personalizada pelo segmento mais indicado dentro da sua empresa.

Além disso, respostas mais rápidas e a possibilidade de embarcar recursos como chatbots inteligentes, que economizam tempo e energia da sua equipe, são outro elemento-chave. E a integração do WhatsApp por meio de uma API com ferramentas de gestão, como o CRM, permite tornar a sua infraestrutura de atendimento ainda mais completa, o que amplia a eficiência de toda a sua operação de vendas – sempre tendo o cliente no centro das decisões.

Não se esqueça de que o WhatsApp ainda permite lançar mão de recursos multimídia para tornar mais leve e acessível a interação com o consumidor, incluindo GIFs, imagens, vídeos e mensagens de voz. Além disso, o app facilita muito a obtenção de feedbacks dos clientes – um conjunto valioso de dados para nunca deixar de melhorar as suas operações.

Guia do chatbot para pme

Qual é a melhor forma de inserir o WhatsApp nas interações com os clientes?

Uma das grandes facilidades do WhatsApp para as empresas é que ele permite ter uma estrutura de atendimento disponível 24/7, além de interagir com diversos clientes ao mesmo tempo. Isso pode ser viabilizado com a gestão dos diálogos de forma unificada. 

Ou seja: ao concentrar tudo em uma mesma tela, essa prática faz com que o app de mensagens vá muito além de um canal de comunicação, tornando-o também um recurso estratégico que oferece insights importantes que dão suporte ao seu negócio.

Nesse contexto, o MKTZAP, da New Way, é uma plataforma de relacionamento digital que dá aos clientes a liberdade de escolher o melhor canal digital para se comunicarem, inclusive o WhatsApp. 

Nele um único painel 100% seguro gerencia diversas interações, o que permite ter alto controle das operações, dando ampla visão sobre tudo o que faz parte do dia a dia do atendimento – desde os agentes envolvidos até as atividades executadas.

Desse modo, a  plataforma permite ter mais de um número de atendimento com atuação de um ou mais operadores. Ela também possibilita interagir proativamente com os clientes de forma automática com menus personalizados, que podem dispensar a intervenção humana. 

Confira algumas vantagens do MKTZAP:

  • Cliente atendido de forma rápida e automática
  • Menus de atendimento customizados
  • Acompanhamento dos atendimentos num único painel
  • Integração com softwares de gestão (CRMs, ERPs e outros sistemas internos)
  • Suporte para uso de emojis e envio e recebimento de imagens
  • Classificação dos atendimentos por status
  • Transferência simples para um operador – basta que o cliente digite “chat”
  • Geração de relatórios detalhados e pertinentes aos atendimentos

Quais segmentos podem tirar mais proveito?

Com tantos benefícios, ferramentas como o MKTZAP permitem uma série de interações a partir de demandas específicas para cada negócio, não importa o segmento – e-commerce, restaurantes, delivery, varejo, serviços e agências de comunicação, entre outros.

Essa conexão com o core business de cada empresa é fundamental para que o atendimento automático seja sempre completo e customizado. Alguns itens com os quais a ferramenta pode ser integrada incluem:

  • Pesquisa de código de rastreamento
  • Acompanhamento de pedidos
  • Exibição de promoções
  • Exibição de cardápios
  • Recebimento de boletos bancários
  • Campanhas de agências de publicidade e conteúdo

Por tudo isso, está mais do que na hora de aproveitar a grande presença do WhatsApp na rotina dos seus clientes. Conheça o MKTZAP e saiba como fazer com que o app se torne uma ferramenta estratégica de retenção e fidelização!

A New Way conta com as melhores soluções para ajudar o seu negócio a alavancar o atendimento digital com o consumidor. Quer buscar maior eficiência e agilidade nessas interações? Não perca mais tempo e entre em contato com os nossos consultores.

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