Assistentes virtuais já são realidade e empresas investem por maior interatividade

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As soluções de interação digital — em especial as assistentes virtuais com aplicação de chatbots e inteligência artificial — já são realidade na comunicação entre empresas e clientes. Uma tecnologia cada vez mais presente em diversos segmentos e que permite potencializar os negócios.

Com 2021 se aproximando, empresas de diversos portes e mercados investirão mais de US$ 3,5 bilhões na implantação da tecnologia para auxiliar a comunicação com os seus clientes

Portanto não faltam bons exemplos vindos das principais empresas ao redor do mundo, como parte de suas estratégias para otimizar a jornada de compra dos clientes.

Atualmente no Brasil temos o caso da Lu, do Magazine Luiza. Além de manter contato com os consumidores, a assistente virtual também é usada nas campanhas publicitárias representada pelo seu visual humano, criado pela marca, além de contar com canais de relacionamento ativos nas redes sociais.

Como as assistentes virtuais podem te ajudar na jornada de compra 

Certamente as assistente virtuais são acessíveis e permitem maior aproximação com os clientes. Em um mundo cada vez mais conectado, elas fazem a diferença com respostas em tempo real e onipresença digital nas redes sociais e em aplicativos de comunicação. 

Quais as vantagens da Assistente Virtual  Inteligente?

1. Ágil e multifuncional (ou multitasking)

Como resultado um dos maiores ganhos, sem dúvida, é a agilidade. Ninguém mais precisa se limitar ao horário comercial ou os chamados “dias úteis” para acionar o SAC. Também não é necessário passar por longas filas de atendimento ou processos burocráticos.

Graças às assistentes virtuais inteligentes, os consumidores podem resolver muitas necessidades em qualquer dia e horário, sem depender da ajuda de outros humanos.

Aliás, o enorme conjunto de funções que uma assistente virtual pode executar ajuda a tornar o dia a dia do seu negócio muito mais prático e organizado. No atendimento ao cliente, tarefas como registro de dados, processamento de texto, agendamentos, reservas online entre outras inúmeras possibilidades.

Só para exemplificar, segundo a consultoria Gartner, 15% de todas as interações no atendimento ao cliente serão tratadas inteiramente pela inteligência artificial até 2021.

2. Redução de custos

Decerto negócios que já recorreram às assistentes virtuais estão gastando menos dinheiro por terem reduzido o número de ligações nas centrais de atendimento.

Com efeito essas soluções ainda encurtaram muito o caminho dos clientes que precisam resolver algum problema, dispensando a necessidade de ter grandes equipes à disposição para dialogar como os consumidores – o que poderia levar ao pagamento de horas extras.

Além disso as soluções de interação digital que incluem os chatbots podem gerar uma economia de até 30% nos serviços de suporte ao cliente, segundo a revista Chatbots Magazine.

3. Atendimento personalizado e humanizado

A inteligência dá às assistentes virtuais a capacidade de aprender com a própria experiência. Toda interação com os clientes ajuda a moldar a solução para que ela aja de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

No entanto a personalização no atendimento também respeita o canal por onde o consumidor deseja ser atendido. As assistentes virtuais são multicanais – ou seja, elas podem dialogar com os clientes via computador, celular, tablet etc. Não importa qual seja o dispositivo.

Sem dúvida atendimentos virtuais cada vez mais humanizados também são uma grande tendência. Segundo a Accenture, 50% dos consumidores não se importam mais se estão lidando com humanos ou com tecnologias baseadas em IA.

4. Foco em tarefas mais estratégicas

Por consequência as assistentes virtuais têm se fortalecido como agregadora de tarefas burocráticas. Desta forma, elas livram a sua equipe de ocupar a maior parte do tempo com funções operacionais.

Aliás atender e orientar clientes é uma atividade cada vez mais bem executada com o apoio da interação digital. Outras funções estratégicas dentro do seu negócio certamente dependem mais da dedicação dos colaboradores. Sem que eles precisem se preocupar com o atendimento, nenhuma outra atividade importante deixará de ser executada com qualidade.

Ao propósito é importante lembrar que nenhum desses fatores prejudica a conversão em vendas. Pelo contrário: a Genesys aponta que 67% dos integrantes da geração Y comprariam produtos e serviços usando apenas um chatbot.

Do mesmo modo que as assistentes virtuais podem aumentar a interação entre você e seu cliente, os chatbots te ajudam a potencializar seu negócio, por isso te convido para ler mais sobre como os Chatbots se tornam acessíveis e adaptáveis para qualquer negócio.

Plataforma de atendimento digital mktzap

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