Atendimento via WhatsApp: o que você precisa saber antes de realizá-lo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
O atendimento via WhatsApp possui características que podem fazer a diferença para que seu uso seja um sucesso no SAC de sua empresa.

Já faz um tempo que o WhatsApp passou a ser a ferramenta mais usada e disseminada de troca de mensagens entre as pessoas.

Presente no contexto de vida de quase todos nós, seu domínio do mercado de mensagens instantâneas naturalmente despertou o interesse das empresas, que viram na ferramenta a oportunidade de um atendimento mais rápido, eficiente e de amplo alcance com seus clientes.

Porém, antes de a sua empresa investir no atendimento via Whatsapp como um canal, é preciso conhecer algumas de suas características, para que o “tiro não saia pela culatra” e você acabe desperdiçando tempo, dinheiro e, pior, prejudicando seu SAC e a imagem do seu negócio.

Cuidado com promessas

Ao adquirir uma solução de atendimento inteligente e automatizado para seu SAC, é preciso tomar cuidado com promessas. Muitas dessas soluções existentes no mercado prometem a utilização do WhatsApp como uma ferramenta ilimitada para marketing ativo, ou seja, que você poderá definir campanhas e mandar quantas mensagens quiser para milhares de pessoas, e que não terá problema algum com isso.

Não é bem assim

O WhatsApp, essencialmente, é uma ferramenta de troca de mensagens instantâneas, e não foi idealizada para fins comerciais ou de marketing. Mesmo você, quando usa o WhatsApp, não quer ser bombardeado por propagandas e mensagens spam, certo?

A abertura do WhatsApp para marketing tem restrições. Em ações de disparo em massa, por exemplo, seu número de celular que será incorporado à solução adquirida poderá ser rapidamente bloqueado.

É preciso muito cuidado e planejamento para que seu uso não acabe causando uma enorme rejeição à sua marca.

Poucas soluções de atendimento integrado são autorizadas pelo WhatsApp

Antes de utilizar uma solução de atendimento integrado em seu SAC, tenha certeza de que está adquirindo uma ferramenta que possua as licenças de direito de uso do WhatsApp. Isso garantirá a efetividade da comunicação com seus clientes por esse serviço, com muito menos riscos de bloqueio.

O WhatsApp não deve ser sua única aposta

Não é à toa que já mencionamos neste post o termo “atendimento integrado”. Ao investir em seu SAC, é preciso ter em mente que seu serviço de atendimento precisa integrar diferentes canais de comunicação.

Dê preferência a uma solução omnichannel, em que seu operador receberá, em um mesmo painel, os contatos recebidos por vários canais (além do WhatsApp, um chat online, Facebook Messenger, e-mail etc.).

O WhatsApp, apesar de seu potencial, não substitui outros canais de relacionamento. Ele deve ser integrado ao seu SAC como mais um (bom) meio, não o único.

Excelente para atendimento e marketing receptivo

Se há restrições quanto ao seu uso para ações de marketing ativo, o WhatsApp é uma ferramenta excelente para atendimento receptivo.

A partir de um contato feito pelo seu cliente, seja para conferir um status de compra, tirar dúvidas sobre um produto ou negociar uma dívida, por exemplo, seu SAC consegue realizar um trabalho de marketing e relacionamento efetivo, desde que, é claro, sua empresa esteja preparada para aproveitar isso de forma organizada, sistematizada e inteligente.

E então: sua empresa já está usando o WhatsApp em seu SAC?

Precisa entender mais sobre como integrar o WhatsApp à sua central de atendimento?

Temos uma equipe à disposição para te ajudar nisso. Clique aqui e converse com o nosso consultor.

plataforma de atendimento

Newsletter
Receba novidades!