Tendências em tecnologia para 2018

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Bots, Big Data, Inteligência Artificial… Quais são as tendências em tecnologia que irão mexer ainda mais com a vida de todos nós no próximo ano.

Autor: Comunicação New Way

Entra ano, sai ano, todos nós que somos fissurados em tecnologia ficamos ansiosos pelas novidades e tendências que surgirão no mercado.

Para quem trabalha com tecnologia, então, saber quais rumos irão tomar as pesquisas e investimentos na área pode influenciar diretamente seu caminho profissional. Essas tendências em tecnologia também podem determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio.

Neste post, trazemos um resumo das tendências em tecnologia, apontadas por especialistas, que deverão dominar o cenário digital em 2018, bem como nos próximos anos.

Segurança contra ciberataques

As últimas e preocupantes notícias sobre ciberataques, espionagem e sabotagem em todo o mundo impulsionaram a segurança cibernética como uma das mais fortes tendências em tecnologia para o próximo ano.

Essa tendência deverá gerar uma espiral de investimentos, já que a segurança contra os ataques virtuais é uma necessidade sentida em todas as esferas de empreendimentos, em negócios de todos os portes, bem como na rotina diária de uso da internet de qualquer indivíduo.

Estima-se que até 2022, mais de 1 milhão e meio de novas vagas de trabalho surgirão demandadas pela segurança contra ciberataques.

Internet das coisas

Apesar do ritmo um pouco mais lento, em termos de disseminação e alcance, do que o inicialmente previsto por seus entusiastas, a internet das coisas continuará sendo uma das maiores tendências em tecnologia para o próximo ano.

Em 2018 a internet das coisas deverá avançar na busca pela integração de todos os dispositivos tecnológicos existentes. Também estará mais presente nas cidades, trabalhando a transformação destas em smart cities, com sistemas mais inteligentes e eficazes de distribuição de água, energia etc.

RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Aumentada)

A realidade virtual e a realidade aumentada deverão continuar sendo fortes tendências em tecnologia, não só para 2018, como também para os próximos anos.

Estima-se que os investimentos em RV e a RA deverão ultrapassar os 100 bilhões de dólares até 2021.

Após o fenômeno Pokémon Go, a tendência é de que a realidade virtual e a realidade aumentada estejam ainda mais presentes no segmento de entretenimento, e também no de treinamentos voltados a diversas áreas.

Impressão 3D

Multinacionais como a Fiat, a MAN (fabricante de ônibus e caminhões) e a ThyssenKrupp (que fabrica elevadores) vem utilizando a tecnologia de impressão 3D (ou prototipagem rápida), com ganhos significativos em eficiência e redução de prazos para produção.

Outro uso bastante importante da tecnologia de impressão 3D, e que deve aumentar no próximo ano, é na área médica.

A consultoria americana Wohler Associates estima que a tecnologia de impressão 3D irá movimentar cerca de 21 bilhões de dólares em negócios até 2020.

Big Data

Você gera informações a cada novo login feito, a cada nova pesquisa no Google, a cada registro de navegação e interação. Agora, pense nisso em uma escala mundial de usuários da internet. Difícil imaginar e mensurar, não é mesmo?

Pois bem! Atualmente cerca de 2,5 exabytes de novos dados são gerados por dia. Saber como organizar e explorar esse oceano de informações é, sem dúvida, a arma mais valiosa na economia de hoje.

É disso que se trata o Big Data, o tratamento de grandes e complexos volumes de dados.

Websites, smartphones, aplicativos, máquinas… tudo está coletando dados o tempo todo. As empresas estão investindo em acesso e leitura analítica dessas informações como forma de “rastrear” a vida de cada um de nós, identificando tendências, interesses e comportamentos para, assim, fazer a oferta certa, na hora mais precisa.

O mercado de Big Data já movimenta bilhões de dólares, e a tendência é de que essa cifra só aumente em 2018.

Bots “in everywhere”

Processos e tecnologias de automação continuarão sendo uma forte tendência em tecnologia para 2018. Nesse cenário, os bots deverão ganhar ainda mais força.

Hoje você já pede comida, compra roupas e consulta dicas de moda, recebe recomendações de filmes e séries, negocia possíveis dívidas, verifica o boletim escolar de seus filhos, dentre tantas outras ações, por meio dos bots.

Essa tendência tecnológica estará ainda mais massificada em 2018, em uma verdadeira corrida contra o tempo de empresas em busca de otimização de serviços, redução de custos, maior competitividade e adequação ao comportamento digital do novo consumidor.

Especialistas preveem que, até 2020, estaremos falando mais com bots do que com pessoas.

Inteligência Artificial

Uma importante aliada na construção de bots com interação mais humanizada e no tratamento mais assertivo de dados, a inteligência artificial deverá dominar boa parte dos investimentos em tecnologia para 2018.

Além desse uso, a inteligência artificial evoluirá as funcionalidades dos assistentes pessoais com presença já significativa no mercado, como o Echo e o Google Assistant, além de promover possíveis outros lançamentos, aumentando ainda mais o público consumidor dessa tecnologia.

A New Way investe nas mais fortes tendências em tecnologia

Em sua missão de conectar necessidades e soluções por meio de inteligência e tecnologia, a New Way investe em inteligência artificial, big data, segurança contra ciberataques e bots de atendimento, tudo para desenvolver e implementar as melhores soluções para empresas que buscam evoluir o relacionamento digital com seus clientes.

Quer saber mais sobre nossas soluções e como podemos desenvolver um projeto de implementação específico para as suas necessidades, com garantia de resultados transformadores? Então converse com a gente.

Publicado em: 30/11/2017.

Newsletter
Receba novidades!