Inteligência Artificial: mitos e verdades a descobrir

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Selecionamos alguns mitos e verdades sobre inteligência artificial, para te ajudar a entender qual é a real sobre a tecnologia que está mudando o mundo.

Autor: Comunicação New Way

 

O uso de inteligência artificial se espalha pela indústria, pelo comércio, está nos meios de comunicação e entretenimento, e em diversas outras áreas. O que parecia distante, história para filmes de ficção científica, já é uma realidade.

Segundo dados da Tractica, empresa que atua na análise de mercado para IA, serão movimentados cerca de $ 36 bilhões de dólares (aproximadamente 113 bilhões e 760 milhões de reais, na cotação do dólar no dia de publicação deste artigo) até o ano de 2025, com produtos e serviços de inteligência artificial.

E quando falamos em inteligência artificial, não estamos falando daquela figura mistificada de um robô capaz de fazer tudo o que o homem faz, só que infinitas vezes melhor. Justamente por ser inovadora e fascinante, a IA ainda está cercada de mitos que se confundem com seus aspectos reais.

Neste post, vamos trazer a nossa visão sobre alguns mitos e verdades a respeito da inteligência artificial.

A inteligência artificial transformará o mundo como o conhecemos em pouquíssimo tempo

[  X  ] Mito    [     ] Verdade

Apesar das mudanças significativas que a inteligência artificial já provocou no mundo, especialmente em áreas como a de atendimento ao cliente, ainda apenas 5% das atividades do mundo podem ser substituídas completamente por IA, segundo dados da McKinsey, uma consultoria norte-americana.

Setores como a indústria, por exemplo, receberão grande impacto, com substituição em massa da mão de obra humana. Porém, isso só deverá acontecer em aproximadamente 20, 25 anos.

Inteligência artificial pode ser usada em tantas áreas, que fica difícil definir seus limites

[     ] Mito    [  X  ] Verdade

Sim, ainda é muito difícil enxergar possíveis limites ao desenvolvimento da IA, o que, inclusive, provoca opiniões divergentes entre seus maiores entendedores.

A inteligência artificial pode ser usada por instituições bancárias, ajudando a extrair e estudar as imagens em caixas eletrônicos, por exemplo, para detectar comportamentos e identificar suspeitos; na área militar, pode ser aplicada em drones de guerra, capazes de tomar ou não a decisão de ataque; seguradoras podem estudar imagens de casas ou veículos danificados; isso sem falar nas assistentes virtuais, nos chatbots para atendimento ao cliente, entre outras áreas em que a IA já está se popularizando.

Inteligência Artificial pode funcionar como o nosso cérebro

[  X  ] Mito    [     ] Verdade

A IA, nas mais diversas áreas, acaba realizando apenas tarefas específicas ao contexto em que é aplicada. Cada sistema criado é limitado a um conjunto de atividades de cada finalidade: um bot de atendimento vai trabalhar com ofertas de produtos, responder a dúvidas, negociar dívidas… mas esse mesmo bot não vai conseguir jogar xadrez ou guiar um veículo autônomo, por exemplo. Um sistema tão complexo e abrangente como o cérebro humano ainda é uma realidade distante.

A inteligência artificial será capaz de determinar o quanto uma empresa é ou não competitiva no mercado

[     ] Mito    [  X  ] Verdade

Entender como a inteligência artificial pode ser aplicada ao seu empreendimento não pode mais ser vista como uma ideia distante de futuro.

Pelo poder que a tecnologia já possui, e por sua evolução acelerada, a IA vem transformando modelos de negócio, afetando empregos e redefinindo como determinadas atividades são realizadas.

Diante desse cenário, empresas que não acompanharem essa evolução perderão espaço e competitividade no mercado.

Todos os postos de trabalho serão aniquilados pela inteligência artificial

[  X  ] Mito    [     ] Verdade

Um sistema que utiliza inteligência artificial pode armazenar e analisar bilhões de dados, realizar automaticamente tarefas com base nessa análise, fechar acordos, vender, controlar uma linha de produção etc., mas não é capaz de criar estratégias do zero.

Além disso, tudo o que envolve humanização, sentimentos como empatia ou características como dedicação, mesmo em um contexto onde a IA se espalhe, ainda dependerá de um input humano na “máquina”.

Empregos como os conhecemos hoje se transformarão, muitos inclusive deixarão de existir, mas tantos outros novos surgirão.

A New Way vem transformando resultados de empresas com o uso de inteligência artificial aplicada ao relacionamento com clientes

[     ] Mito    [  X  ] Verdade

A New Way vem desenvolvendo soluções para otimização de atendimento e relacionamento digital inteligente com uso de IA.

Importantes empresas já estão com a gente nessa, evoluindo significativamente seus resultados.

Se você quer saber mais sobre como a inteligência artificial poderá ser aplicada ao seu negócio, converse com a gente. Nós vamos adorar te ajudar nessa jornada de inovação!

Publicado em: 27/09/2017.

Newsletter
Receba novidades!