A transformação digital já aconteceu. E a sua empresa, mudou?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A transformação digital é uma realidade sem volta, e o seu empreendimento precisa acompanhá-la para se manter competitivo e crescer.

Autor: Comunicação New Way

Você provavelmente já ouviu bastante a seguinte frase: “O mundo está passando por uma transformação digital”. Nesse caso, o uso do gerúndio se aplica porque é muito difícil prever até aonde essa transformação nos levará. Porém, é preciso reconhecer que essa transformação digital já aconteceu.

Hoje, a realidade nos impõe o alerta: um empreendimento que não possuir uma estratégia digital deverá sucumbir à concorrência e desaparecer.

Mas afinal, o que é essa transformação digital?

Quando falamos em transformação digital, nos referimos a todo processo em que empresas fazem uso de tecnologia e inovação para melhorar desempenho, aumentar alcance, construir um relacionamento com o novo consumidor e, consequentemente, evoluir resultados.

O exemplo do jornalismo

Uma das áreas que mais sofreu impacto da transformação digital, e precisou se adaptar com urgência, foi a do jornalismo.

O mercado editorial viu suas vendas e a arrecadação com publicidade em mídia impressa despencarem drasticamente. Muitos veículos de comunicação fecharam. Postos de trabalho desapareceram.

A aceitação de uma nova realidade imposta pela transformação digital foi inevitável. Colocar um plano de ação, uma estratégia digital em prática, era questão de vida ou morte.

Um exemplo disso aconteceu com o jornal The New York Times. Em 2011, a executiva Yasmin Namini decidiu que o acesso ao conteúdo nas plataformas digitais do jornal seria cobrado.

A empresa precisava mudar o modelo de negócio. Não havia certeza nenhuma sobre se essa estratégia iria ou não dar certo. O único elemento presente, essencial a todas as lideranças diante dos grandes desafios, foi a coragem.

Hoje, o New York Times tem uma receita vinda das assinaturas do seu conteúdo digital que só cresce, e de forma desproporcional ao que arrecada com os anúncios em sua versão impressa.

A transformação digital vivida pelo New York Times comprova que as pessoas têm disposição em pagar por conteúdo com qualidade e credibilidade, mesmo quando antes os obtinham de graça.

Isso também pode ser observado, de forma mais clara, no crescimento do número de assinantes de serviços de entretenimento, como Netflix e Spotify.

E a sua empresa? Como vem encarando a transformação digital?

Tem algo de muito errado com uma empresa que diz manter as mesmas bases de produção, atendimento e relacionamento com clientes, que eram eficientes há 2, 3 anos atrás.

Não encarar a transformação digital, depositando todas as suas fichas de sucesso somente na qualidade ou no preço do produto ou serviço que você oferece, sem uma estratégia digital de relacionamento, por exemplo, deverá fadar um empreendimento ao fracasso em muito pouco tempo.

Mudança de cultura

Para não ficar para trás no processo de transformação digital, o entendimento sobre a necessidade de uma nova estratégia não pode surgir e ficar limitado aos tomadores de decisão de uma empresa.

A transformação digital deve representar uma mudança na cultura da empresa. Por isso, só será efetiva se envolver todas as áreas do negócio, com todos acreditando e agindo proativamente para o seu sucesso.

Isso implica em aceitar e agir para a desconstrução total de rotinas e processos até então “consagrados”. Em muitos casos, inclusive, a transformação digital torna imperativa a necessidade de rever a missão, a visão e os valores de um empreendimento.

Mesmo assim, ainda não revi as estratégias do meu negócio. É tarde demais?

É muito provável que você vem perdendo bastante dinheiro ao não acompanhar a realidade da transformação digital.

Não responder aos clientes no timing certo e por onde ele deseja, ver custos com telefonia crescendo, aumentar a quantidade de operadores de modo diretamente proporcional ao aumento no número dos atendimentos que realiza, não estar presente de forma efetiva nas redes sociais, interagindo e criando relacionamento com clientes… Há um conjunto de fatores que estão implicando, neste instante, em perda de competitividade e baixa nos seus resultados.

Porém, não é tarde demais para o seu empreendimento se transformar e acompanhar a urgência demandada pela era digital.

Há diferentes estratégias digitais capazes de reverter cenários de forma muito rápida e efetiva, minimizando aquela sensação de tempo perdido, do “por que eu não transformei digitalmente minha empresa antes?”

Converse com os nossos consultores. Nós vamos te ajudar na transformação digital que o seu negócio necessita.

Publicado em: 18/09/2017

Newsletter
Receba novidades!