Vendedor digital: 4 dicas para se destacar nesse ramo

Vendedor digital: 4 dicas para se destacar nesse ramo

O vendedor digital é a chave para o sucesso da sua loja virtual. Entenda como esse profissional pode melhorar a experiência dos seus clientes.

Não é de hoje que a forma de consumo, de forma geral, foi alterada. Temos em nossas mãos a possibilidade de fazer pesquisa de preço, procurar opiniões sobre a empresa/produto. Tudo de forma muito fácil e rápida.

A internet é um mar de possibilidades para compras online. E a pandemia do covid-19 fortaleceu ainda mais esse cenário. Se antes era cômodo comprar em uma loja virtual, agora é necessário.

De acordo com o e-commerce Brasil, 71% dos brasileiros pretendem aumentar a quantidade de compras online.

Mas diante dessa nova realidade, é preciso que as empresas revejam os processos de venda. Ou seja, saiba identificar os pontos que devem ser alterados e melhorados.

Por isso, vamos falar nesse artigo sobre uma peça fundamental nessa realidade: o vendedor digital.

O que é um vendedor digital?

O vendedor digital é o responsável pela venda online. Para isso, utiliza os recursos do meio, como redes sociais, e-commerce. Entre outros softwares necessários para cada empresa.

Por isso, uma das principais características do vendedor digital é encantar o cliente e proporcionar a melhor experiência de compra. Sendo assim, desde o pré até o pós-venda.

Isso porque hoje é muito fácil conseguir informações sobre determinada empresa. Basta “dar um google” e encontramos tudo de positivo e negativo de cada negócio.

Afinal, você não compraria em uma empresa que tem diversos comentários ruins. Não é mesmo? Seja sobre a qualidade do produto, sobre o atendimento ou qualquer outro ponto.

Além disso, outro ponto importante é manter a frequência nas redes sociais. Assim, é muito provável que irá crescer um sentimento maior e mais próximo entre os clientes e a empresa.

Mas para isso, é necessário criar estratégias próprias para o seu negócio. Ou seja, entender qual(is) meio(s) de comunicação são os mais adequados. Além de qual linguagem utilizar, qual frequência etc.

4 dicas para o vendedor digital se destacar

Agora que você já sabe as principais características de um vendedor digital, é hora de conhecer estratégias para que ele se destaque. Confira!

1 – Atenção para as redes sociais 

Como falamos anteriormente, é fundamental alimentar constantemente as redes sociais.

No entanto, para que funcione de forma efetiva, é necessário criar um planejamento. Para isso, estude os principais meios de comunicação, saiba qual é a linguagem que o seu consumidor utiliza. Para isso, realize alguns testes em formatos diferentes. E, assim, veja qual possui maior engajamento.

Além disso, não deixe de responder críticas, caso tenha em alguma publicação. Entenda que, se o seu cliente não conseguir resolver o seu problema, é muito provável que ele faça outros comentários. Ou até mesmo publicações em sites de reclamação online.

2 – Priorize a qualidade do atendimento 

A agilidade no atendimento é essencial para garantir a satisfação do cliente. Para isso, é importante analisar quais ferramentas podem auxiliar nesse processo.

Por exemplo, uma plataforma de relacionamento digital. Dessa forma, é possível fazer o uso dos chatbots para uma triagem de atendimento, transferência de setores. Entre outras diversas possibilidades com essa tecnologia.

Além disso, com uma plataforma é possível centralizar os atendimentos de diferentes canais. Isto é, facilitando o trabalho do vendedor digital para não correr o risco de não ver uma possível mensagem.

3 – Parceria com empresas de transporte e logística

Quando compramos pela internet, ficamos todos os dias ansiosos esperando pelo nosso produto. Por isso, é imprescindível que a escolha da empresa de transporte e logística seja bem feita.

Acompanhe os destinos dos pedidos e avalie a demora em que as entregas estão sendo feitas. Assim, você não deixa o cliente na mão passando do prazo estipulado.

4 – Não esqueça do pós-venda 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes nas avaliações. Sendo assim, não esqueça do seu cliente logo após a finalização da compra.

Solicite feedbacks, questione a qualidade do atendimento. Dessa forma é possível entender o que pode melhorar. Além de oferecer uma relação de confiança com o cliente.

Com as dicas acima é possível melhorar a qualidade da sua loja virtual. Além disso, entender o papel fundamental de ter um vendedor digital qualificado.

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