Vantagens do atendimento automatizado para seu negócio

Vantagens do atendimento automatizado para seu negócio

30 April 2020

As vantagens do atendimento automatizado não são mais privilégios das grandes empresas. Negócios de todos os portes e segmentos já podem contar com essa solução.

Hoje, essa relação já mudou e a automatização é uma oportunidade de diferenciação frente à concorrência e parte importante de todo o processo da experiência do cliente.

Diante de um cenário omnichannel, com um consumidor hiperconectado, com menos tempo para tudo e sempre mais exigente quanto à qualidade do atendimento que recebe, a automatização tornou-se fundamental para qualquer central de atendimento. 

As soluções para esse tipo de serviço evoluíram muito em termos de funcionalidades, além de estarem com custos cada vez mais acessíveis.

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Qual deve ser o ponto de partida para o atendimento automatizado?

Para saber o que isso realmente significa na prática, vamos fazer uma reflexão sobre o que mudou na forma de atender ao longo da última década e como é possível construir uma experiência perfeita, que atenda as expectativas do cliente.

Com acesso às novas tecnologias, mobilidade, utilização dos canais sociais como forma de se comunicar e reivindicar um atendimento ágil e eficiente da empresa, o perfil do consumidor está se transformando. 

Se antes havia menos poder de escolha nas lojas físicas, o e-commerce revolucionou esse cenário. 

Atualmente, os usuários utilizam cada vez mais canais digitais para interagir com as organizações, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Com os consumidores cada vez mais participativos e com o poder de decisão em suas mãos, a necessidade de ferramentas que agilizem essa busca por informações imediatas passa a ser essencial.

Entre elas, podemos destacar as soluções de atendimento digital e os chatbots, que têm a capacidade de automatizar essas conversas de forma inteligente em todas as interações que ocorrem em qualquer canal de atendimento.

Além disso, este tipo de solução tem a capacidade de entender o que ocorre em tempo real, possibilitando que as empresas atuem no momento em que ocorre alguma situação indesejada, por exemplo.

Inclusive, investir em uma solução de atendimento digital pode gerar grande economia em sua operação, e esta é a primeira vantagem para sua empresa.

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4 vantagens do atendimento automatizado

  • Mais operação, menos operador

Com uma ferramenta de atendimento automatizado, é possível realizar uma negociação completa com um cliente, desde o contato inicial até o envio de boleto e recebimento de comprovante de pagamento, sem qualquer intervenção de um operador humano. 

Com um atendimento 100% digital, você pode otimizar o trabalho de seus operadores, direcionando-os para atendimentos mais complexos, e evitando assim contratações sem real necessidade.

  • Otimização de tempo

Pessoas costumam abandonar atendimentos longos ou pouco eficientes no meio do caminho. 

Utilizar uma solução de serviço automatizado que possibilita a pré-configuração de gatilhos de comunicação que, por si só, conseguem resolver boa parte dos atendimentos recebidos, otimiza o tempo da sua equipe e de seus clientes.

  • Cliente satisfeito

As melhores soluções de suporte inteligente e automatizado possibilitam que você configure respostas rápidas e padronizadas para os assuntos mais comuns. 

Também permitem a criação de setores de triagem e configuração de status para seus serviços. 

Sua central de atendimento ganha em organização e performance. Seu cliente fica mais satisfeito.

  • Dados para tomada de decisões

Uma solução de atendimento automatizado deve registrar e gerar um histórico completo das interações realizadas entre a sua empresa e seus clientes.

Além disso, é possível obter relatórios de desempenho de toda a sua central de atendimento.

Esses dados são importantes para o seu negócio, tanto para trabalhar a evolução do seu time de atendimento, quanto para conhecer mais profundamente o seu público.

Assim, realizar uma comunicação mais assertiva, investindo em relacionamento por meio de ações de marketing e vendas direcionadas a um segmento ou ao público em geral.


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