WhatsApp pay: saiba tudo sobre a nova função de pagamento do app

WhatsApp pay: saiba tudo sobre a nova função de pagamento do app

O WhatsApp Pay foi lançado e promete auxiliar transferências de valores dentro do aplicativo de mensagens. Saiba tudo sobre ele e como pode auxiliar seu negócio.

Recentemente, o WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade que vai auxiliar o envio e recebimento de dinheiro entre os usuários, chamada de WhatsApp Pay.

Dessa maneira, será possível que pagamentos sejam feitos via aplicativo – o que facilitará empresas e clientes a fecharem negócio sem precisar recorrer a outra plataforma.

Essas movimentações serão realizadas pelo sistema Facebook Pay em todas as redes sociais e aplicativos da empresa.

Embora seja uma novidade bastante interessante, é necessário realmente entender como ela funciona e ponderar se vale a pena utilizá-la no seu negócio.

Recentemente o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiram barrar temporariamente essa nova modalidade até estabelecer se essa prática não vai  “mitigar riscos à concorrência pela parceria do Facebook (dono do WhatsApp) com a Cielo”, segundo o Cade.

Mas, apesar disso, há grandes chances de o WhatsApp Pay retornar em breve e é preciso compreender como ele funcionará e impactará seu negócio.

Por isso, neste artigo falaremos sobre:

  • O que é WhatsApp Pay?
  • Como funciona o WhatsApp pay?
  • Quais formas de pagamento são usadas?
  • Como fazer e receber pagamentos?
  • Como o WhatsApp Pay pode ajudar no negócio?

Leia também: Chatbot para WhatsApp: você já está usando?

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp pay é uma nova funcionalidade do WhatsApp que permite a transferência de valores entre contas dentro do app.

Isto é, os usuários poderão enviar e receber dinheiro de amigos e familiares por meio do WhatsApp convencional ou efetuar pagamentos para empresas pelo WhatsApp Business.

Porém, para que isso ocorra com segurança, essas transferências são feitas pelo Facebook Pay – serviço de pagamento da empresa que facilita as compras dentro de todos os seus apps.

Portanto, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito no Facebook Pay para utilizar o serviço de pagamentos.

A nova funcionalidade ainda está sendo liberada aos poucos aqui no Brasil para smartphones com sistema operacional iOs e Android.

Atendimento via WhatsApp


Como funciona o WhatsApp pay?

Para pessoas físicas que usam o WhatsApp convencional, a empresa disponibiliza o limite de R$ 1 mil reais por transação

Porém é possível fazer até 20 movimentações por dia, não ultrapassando R$ 5 mil reais por mês. E essas movimentação não são taxadas.

Já os negócios que usam a versão Business, não há limite de transferência, mas o app cobra uma taxa fixa de processamento por vendas de 3,99% 

Os usuários podem conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp para saber o status das transferências,  no Menu. Lá será encontrado indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

Quais formas de pagamento são usadas?

Como comentamos, os pagamentos podem ser realizados por meio de cartões de crédito ou débito.

Aqui no Brasil, as bandeiras usadas são Visa e Mastercard e os bancos participantes, até o momento, são o Nubank, Banco do Brasil e Sicred.

É importante citar que a transação entre pessoas físicas ocorrem apenas na função débito. Enquanto o crédito está liberado exclusivamente no WhatsApp business quando a função “Receber pagamento por venda” estiver selecionada no Facebook Pay.

Como fazer e receber pagamentos?

Com certeza pra quem usa o WhatsApp, a realização dessas transferências será feita de maneira simples – já que ele segue a mesma lógica de quando mandamos alguma foto ou arquivo.

Independente se for enviar ou receber algum valor, é preciso deixar configurado essas opções no Facebook Pay como comentamos anteriormente.

Assim, depois de ter se cadastrado, é só ir até a conversa do WhatsApp, clicar no clipe de anexar e selecionar “Pagamentos”. Com isso, é só selecionar o valor e confirmar.

Para finalizar a movimentação, o Facebook Pay te enviará um PIN para confirmar e pronto – seu pagamento foi realizado com sucesso.

Do outro lado, o destinatário também deverá estar com tudo configurado, assim chegará uma mensagem de “Aceitar pagamento” e o valor recebido será transferido para a conta do banco que foi cadastrada.

Guia do atendimento digital

Como o WhatsApp Pay pode ajudar no negócio?

O WhatsApp se tornou um canal de comunicação muito eficiente para relacionamento e venda de produtos e serviços.

Por isso, com a nova funcionalidade, as empresas que usam a versão Business poderão agilizar as vendas e darão mais comodidade ao cliente. O que tona a experiência muito melhor.

Porém, é preciso  abrir uma conta Cielo para receber esses pagamentos – já que ela fará essas transações.

O processo de verificação da conta bancária dura, em média, três dias, e os pagamentos realizados por clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis. 

Agora é torcer para que as medidas corretas sejam tomadas e a nova funcionalidade volte a operar.


Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo