Tendência de consumo 2021: o que esperar para o próximo ano?

Tendência de consumo 2021: o que esperar para o próximo ano?

20 November 2020

Sem dúvidas a pandemia da covid-19 moldou a tendência de consumo para 2021. Desde atenção ao meio ambiente até dedicação a causas sociais. Quer saber o que vem pela frente? Nós vamos te contar!

Se antes as tecnologias já estavam presentes no cotidiano, agora elas são indispensáveis.

Em 2020, vivemos o ano mais inesperado de nossas vidas. A pandemia da covid-19 mudou toda a nossa rotina. Inclusive, os hábitos de consumo.

E apesar das flexibilizações, a tendência de consumo para 2021 ainda são pensadas nesse cenário.

Ou seja, na era em que precisamos nos adequar ao “novo normal”, a internet faz parte de quase todos os nossos hábitos.

Por isso, a WGSN divulgou tendências de consumo para o próximo ano. Vem conferir com a gente alguns dos fatores que determinam a escolha de compra! E prepare seu negócio para essas transformações.

ATENÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Ano passado, nós falamos aqui sobre o consumidor limitar os danos causados ao ecossistema. Isto é, rever o posicionamento das empresas antes de comprar.

Por consequência da pandemia, esse sentimento se intensificou. 

Por isso, a aposta está na economia circular. Em outras palavras, é a estratégia para diminuir o uso dos recursos naturais.

Além de reduzir, reciclar e reutilizar, a ideia é restaurar e regenerar materiais não biodegradáveis.

Sendo assim, a empresa economiza em matéria-prima. Além de atrair os consumidores preocupados com o meio ambiente.

A Coca-Cola é uma das empresas que adotou essa estratégia.

CUIDADO COM OS PREÇOS

Se antes o mundo já passava por uma crise econômica generalizada, a pandemia também reforçou esse cenário.

Dessa forma, a desigualdade social está em uma crescente até mesmo em países desenvolvidos. Por exemplo, EUA, Japão, países da Europa Ocidental e região metropolitana da China.

Portanto, a tendência de consumo visa produtos com preços diversificados. Isso não quer dizer que a sua empresa deve deixar de lucrar. Mas deve se atentar ao mercado para não oferecer valores exorbitantes. 

INVISTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O uso da inteligência artificial possui um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com a IDC, 63% dos executivos entrevistados possuem expectativas para que as suas empresas comecem a utilizar técnicas robóticas com apoio de IA.

Essa tecnologia permite que as máquinas façam atividades consideradas para humanos. A partir de uma análise de dados, consegue “aprender” o que deve ser feito em cada caso.

Por isso, o consumidor passa a buscar soluções que não causem estresse e que sejam rápidas.

PRATIQUE A EMPATIA

Nesse momento conturbado, as pessoas tendem a criar fortes vínculos emocionais. Portanto, posicionamentos públicos e ações sociais podem fidelizar os clientes.

Segundo a Accenture, 48% dos norte-americanos se sentem desapontados por declarações ou ações de uma marca a um tema social.

De acordo com a mesma pesquisa, 42% deixam de comprar uma marca por se decepcionarem com suas ações. 

Dessa forma, fique atento aos movimentos que estão acontecendo. Mas mais importante do que isso, é colocar o discurso em prática!

Crie ações solidárias a médio e longo prazo. Além disso, divulgue seus dados e impactos na sociedade.

A sua empresa já está pronta para a tendência de consumo de 2021? Quer saber como se preparar ainda mais ao que está por vir?

Confira nosso infográfico sobre as tendências mais esperadas para o próximo ano:

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