SDR e marketing: uma receita de sucesso para o funil de vendas

SDR e marketing: uma receita de sucesso para o funil de vendas

07 August 2020

Você sabe dizer quais são os benefícios em ter seu time de pré-vendas alinhado ao marketing? Se ainda não entende os impactos que isso pode gerar no seu funil de vendas, vamos trazer aqui quais são eles! 

A engrenagem potencializadora do funil de vendas, a pré-venda, é responsável por prospectar e qualificar os leads gerados pelo marketing e entregar oportunidades quentes para o time comercial. 

Para quem não sabe o lead é uma oportunidade de negócio que forneceu suas informações de contato, como nome e email, em troca de uma oferta da empresa.

Assim, o profissional pre-vendedor, também conhecido como SDR, precisa realizar a primeira abordagem com os leads utilizando técnicas para qualificação.

Desta maneira, é possível gerar uma conexão rápida para que esse possível comprador se interesse em conversar com o time comercial. 

Se você quer otimizar o tempo do seu vendedor e aumentar a eficiência do time comercial, encaminhar oportunidades cada vez mais qualificadas é o caminho necessário!

Desse modo, é indispensável que você tenha um profissional qualificado de pré-vendas.

Pensando nisso, fica a pergunta: Como fazer com que esse funil seja efetivo e bem direcionado?

A fim de responder a essa e a outras perguntas, resolvemos escrever este post para que tenha consciência de como seu funil de vendas pode ser otimizado com um SDR. Portanto, abordaremos:

  • O que é funil de vendas
  • A pré-venda no funil de marketing
  • Por que manter um SDR alinhado ao marketing
  • Como manter esse profissional alinhado às estratégias de marketing
  • O papel do SDR dentro do time de marketing

O que é funil de vendas? 

O funil de vendas é um modelo estratégico que separa a jornada de um potencial cliente em etapas e gatilhos, desde o primeiro contato do usuário até o fechamento do negócio.

Para que as empresas monitorem a jornada do cliente, deve-se mapear quais são as etapas da aquisição de um lead, definindo assim seu funil de vendas. 

É importante que esse modelo estratégico seja compartilhado entre as equipes de  marketing e vendas, desse modo cada uma das áreas fica responsável por etapas específicas do funil.

Isto é,  o time comercial deve olhar para os dados gerados pelas campanhas de marketing e este, por sua vez, verificar se a estratégia está gerando boas oportunidades. Por isso, é necessário que a empresa tenha uma visão completa do funil de vendas. 

A pré-venda no funil de Marketing

O funil de marketing é dividido em três partes:

  • Topo, quando o lead descobre que tem um problema e começa a aprender sobre ele;
  • Meio, momento em procura meios de solucionar essa questão;
  • Fundo, hora da decisão. Isto é, quando a pessoa sabe das opções e busca o melhor produto/serviço para sua necessidade.

Com um processo estruturado, é possível não somente gerar MQLs (Leads qualificados pelo marketing) mas também transformá-los em SLAs (Leads aceitos pelo time de vendas). O que aumenta a conversão desses leads em SQLs (Leads qualificados por vendas). 

Dessa forma, o funil de marketing fica responsável não somente por levar oportunidades aos vendedores, mas também em coletar o máximo de dados possível sobre esse lead. Direcionando-o com as suas dores exatas, o que otimiza o processo de venda. 

Em suma, o time de marketing faz a atração de um usuário, converte-o em lead e trabalha para que ele se torne uma oportunidade. O time de SDR verifica quais estão qualificados e, assim, passam para o time comercial para fazer a venda.

chatbots para e-commerce fator wow


Por que manter um SDR alinhado ao marketing?

O profissional de SDR fica responsável, então, pela coleta de dados do lead, ou seja, analisa profundamente o cenário e a possibilidade de contratação do produto ofertado.

 Essa coleta de dados é de extrema importância para a otimização da venda, mas além disso é fundamental para o marketing medir suas ações e compreender como estão os MQLs mandados para o time comercial.

Portanto, o SDR é responsável pela manutenção e produção de relatórios que mostram o quão qualificado é o lead que está chegando das campanhas de marketing. Além de quantificar as conversões realizadas por cada um dentro das etapas do funil de marketing e de vendas. 

Então podemos dizer que esse profissional atua como “termômetro” entre o time comercial e o de marketing. Apontando para o marketing a qualificação dos leads, o que auxilia o setor na elaboração de campanhas, e, para o comercial, os dados de qualificação, otimizando as etapas do funil de vendas. 

Por isso, mantê-lo alinhado sempre ao marketing é necessário para que as ações dessa equipe sejam sempre orientadas à resultados. Um marketing orientado à resultados em parceria com um time de vendas focado totalmente no processo, traz resultados extremamente significativos para uma empresa. 

Como manter esse profissional alinhado às estratégias de marketing?

Já entendemos o quão importante é o alinhamento desses dois times, mas tão importante quanto essa compreensão são as estratégias que devem ser pensadas para que o pré-vendedor fique sempre alinhado ao time de marketing

Uma forma de realizar esse tipo de alinhamento é fazer reuniões entre o comercial e o marketing que apontem os dados de conversão.

Em resumo o marketing deve apresentar as ações feitas e as conversões das campanhas; o SDR deve levar quantas dessas oportunidades resultaram em SLAs e foram enviadas ao time de vendas; e, por último, os vendedores devem mostrar quantas oportunidades de fato se tornaram vendas.

O papel do SDR dentro do funil de vendas

Algumas empresas acabam optando por manter a equipe de SDR sob gestão do marketing. Com isso, os profissionais da área podem ser envolvidos no planejamento estratégico.

Dessa maneira, o SDR fica no fundo dos funis, conectando o time de marketing com o do comercial. E ambos devem ser muito unidos para que as análises de cenário sejam feitas e para que os vendedores entendam as oportunidades que estão recebendo. 

Para que isso ocorra, as reuniões, que falamos anteriormente, devem ser realizadas com periodicidade e todos os dados em mãos.

Agora que você já sabe a importância do SDR dentro do funil de vendas, temos que entender a importância de pensar na experiência do cliente em cada etapa. Para isso, te convido a baixar nosso ebook grátis de experiência do cliente para se aprofundar mais no assunto! 

experiência do cliente no funil de vendas


Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!