Saiba como os chatbots reduzem os custos do seu atendimento

Saiba como os chatbots reduzem os custos do seu atendimento

Devido à automação realizada por chatbots, corte de gastos no atendimento pode chegar a 40% com a absorção de boa parte da demanda para o SAC e menos perdas de clientes insatisfeitos.

Sim, é  possível oferecer um atendimento capaz de responder às necessidades dos consumidores, cada vez mais exigentes e imediatistas, sem que isso obrigue o seu negócio a aumentar os gastos ao longo do tempo. E a resposta para isso está nos chatbots.

Isso mesmo. Chatbots e outras soluções que automatizam o atendimento reduzem a dependência da intervenção humana – e isso viabiliza um relacionamento mais ágil e eficaz sem os mesmos gastos do SAC tradicional.

Por isso, esses assistentes virtuais ao mesmo tempo que trazem agilidade ao atendimento, também proporcionam corte de gastos com a operação.

A fim de te explicar melhor, neste post vamos falar como os chatbots vêm auxiliando a diminuição de gastos na sua operação. Para isso, abordaremos:

  • como a automação está diminuindo os gastos das operações;
  • como os chatbots estão colaborando para aumentar receitas
  • quais são os principais custos eliminados nas empresas pelo uso de bots

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Automação de tarefas realizadas por chatbots

Não é difícil imaginar o quanto é caro contar com uma estrutura de atendimento, seja ela própria ou terceirizada. É preciso um alto investimento inicial, contratar pessoas e realizar treinamentos para ter uma equipe dedicada a solucionar problemas dos clientes.

Ainda mais que essa estrutura precisa estar disponível 24 horas por dia, inclusive nas madrugadas, feriados e fins de semana. Quanto custa remunerar essas jornadas? Com certeza é um investimento alto!

Portanto, a automação do atendimento, com o apoio dos chatbots, pode absorver grande parte da demanda que costuma ser direcionada para o SAC tradicional. Calcula-se que, em média, um projeto bem executado envolvendo chatbots diminui em 40% os gastos no relacionamento com o consumidor.

Por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pela Juniper Research podem reduzir os custos operacionais de serviços financeiros em até US$ 7,3 bilhões globalmente até 2023.

Assim sendo, se a sua empresa está recebendo um número grande de contatos e você está pensando em recrutar mais funcionários, talvez seja a hora de contar com a ajuda da tecnologia.

Infográfico covid-19

Isso porque os assistentes virtuais possuem a capacidade de responder diversas pessoas simultaneamente de maneira ágil e personalizada. Consequentemente, desempenhará funções e trabalhos repetitivos que ocupariam mais de um atendente.

Com isso, sua equipe continuará do mesmo tamanho, mas agora desempenhando atividades mais complexas ou até novas áreas. Visto que seu bot estará trabalhando em respostas mais repetitivas e frequentes.

Menos gastos e mais receita chegando

Quando falamos em chatbots e corte de gastos, não é apenas sobre deslocar colaboradores para outras áreas. Nem só sobre eliminar a necessidade de ampliar a equipe para que a sua empresa dê conta da maior procura pela área de suporte – o que chamamos de escalabilidade

Os chatbots também revertem a demora no atendimento via SAC, foco de insatisfação que pode provocar a debandada de clientes – o que também significa perder dinheiro.

Isto é, ao contrário do contato via telefone ou de respostas manuais, com os gatilhos pré-estabelecidos, as respostas dos bots são instantâneas. Dessa maneira, não há fila de espera ou usuário sem ser atendido.

Pelo contrário, a chance de encontrar alguém insatisfeito pela demora na interação é praticamente nula. Sem contar que, muitas vezes, só o autoatendimento já é suficiente para resolver a solicitação.

Portanto, chatbots estão na lista de investimentos que, além de diminuir gastos, tem grande chances de aumentar a receita de um negócio. Afinal, quanto mais clientes atendidos, menor a chance do churn.

Outros custos eliminados pelos chatbots

Os chatbots também geram economias consideráveis para as empresas em vários outros aspectos. Além de exigir menos recursos (que podem ser investidos em outras áreas), os robôs também são sinônimos de tempo ganho e mais produtividade.

Vamos conferir de que outras formas o seu negócio pode reduzir custos com os chatbots:

  • No custo unitário de atendimento: Os robôs podem reduzir muito o custo de cada atendimento, já que eles atendem a centenas de usuários ao mesmo tempo.
  • Na infraestrutura: Não é necessário acessar a internet, instalar um aplicativo ou obter o ID de rede para ter um chatbot. Isso porque a plataforma de relacionamento digital é capaz de reconhecer o usuário e compartilhar essa informação com o robô. Tudo fica concentrado em um único canal, o que reduz gastos em infraestrutura.
  • Nos gastos com internet: Dentro de uma estratégia multicanal, o SMS (mensagem de texto) dispensa o acesso à internet para utilizar o chatbot. Isso permite que o atendimento automatizado aconteça mesmo em caso de falha na conexão.
  • Na cobrança: Se o seu negócio recorre ao call center ativo para fazer cobranças de contas em aberto, saiba que os chatbots cumprem essa missão com muito mais agilidade e eficiência. A abordagem do robô facilita esse processo e gera economia com a impressão de notificações.
  • Nos índices de retrabalho: Como os chatbots funcionam a partir de uma base de conhecimento pré-definida, as chances de eles errarem diminuem bastante. Ainda que algumas adaptações sejam necessárias, as despesas com retrabalho deixam de ser recorrentes e viram exceções.

É fato que empresas de todos os tamanhos e segmentos têm muito a se beneficiarem com a adoção de chatbots em suas operações. Seja para diminuir gastos ou aumentar a receita, essa tecnologia se torna cada vez mais essencial para o sucesso com os clientes.

Por isso, separamos um e-book grátis para se aprofundar no assunto e compreender como os assistentes virtuais podem auxiliar seu negócio. Boa leitura!

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