Produtividade e home office: como a gestão pode estar preparada?

Produtividade e home office: como a gestão pode estar preparada?

20 March 2020

Adotar diferentes atitudes é necessário quando falamos em home office, principalmente quanto à rotina de trabalho, disciplina e Segurança da Informação.

O tema parece familiar? Um assunto padrão nas nossas timelines desde o dia 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), classificou o coronavírus (Covid-19) como pandemia. 

O que pode parecer novidade para uns, para outros, como no nosso caso na New Way, o home office já é uma forma comum de trabalho. Agora, mais do que nunca, é momento de entregar valor para nossos clientes, com processos alinhados, um ambiente seguro e, principalmente, com a mesma qualidade e prazos atendidos. 

Para desmistificar um pouco a ideia de que home office é sinônimo de baixa performance, vamos abordar neste post como algumas atitudes, aliadas com recursos tecnológicos, podem manter e, até mesmo, melhorar o desempenho.

Mindset Remote First

Como se acostumar quando olhamos a sala física e ela não está mais cheia? A mudança de mindset é o primeiro passo para o resultado acontecer. Precisamos fazer acordos no time para encurtar distâncias e garantir uma comunicação fluida, ajudando a tornar transparente o que todos pensam e necessitam. 

Por isso, mesmo estando em home office, simples ações ajudam a nos acostumarmos com a nova forma de trabalho:

  • Fique online o tempo todo, e, se possível, com a webcam ligada (e microfones mutados), pois garante maior interação e proximidade para assuntos diversos.
  • Vista-se e esteja pronto para, a qualquer momento, subir no palco e ligar os holofotes (já que o Dress Code não incluirá seu pijama de bolinhas 😊).
  • Esteja com seu headset pronto para a videoconferência com os colegas, clientes e, quem sabe,  com a comunidade da organização.
  • Crie rotinas e inicie o dia de trabalho preparando-se física e mentalmente – “agora vou trabalhar”.

Já experienciou ter um horário de café com o time remoto?

Tecnologia

A tecnologia é aliada ao home office, use e abuse das dos recursos que existem! Todas as reuniões, mesmo que tenha parte do time presencial, devem acontecer virtualmente, utilizando de ferramentas como: Whereby, Zoom, Hangouts, Mit.jtsi, Sococo. Pode-se também tentar ferramentas de Chat como Slack e Microsoft Teams.

Mas e a retrospectiva, funciona com times 100% remotos? 

Certamente. Já experimentou Funretro? E real time board – Miro? Ambos permitem que seu time compartilhe em tempo real discussão de temas e fluxos.

Na New Way buscamos e testamos as melhores práticas, dissolvendo os limites entre o físico e o virtual para ter em nosso time os melhores talentos.

Boas práticas

O desempenho do trabalho home office precisa ser resguardado quanto a uma série de requisitos de segurança, controle do ambiente, estabilidade das conexões e infraestrutura de tecnologia e do ambiente, pois a atenção e utilização das boas práticas melhoram:

  • Confiabilidade e disponibilidade
  • Aumento de Produtividade
  • Ajustes estratégicos
  • Redução de custos para ambas as partes
  • Simplificação dos Processos de Trabalho

Como manter o cliente no centro e próximo da empresa

Manter o cliente no centro e próximo à empresa é essencial. Home office não é menos compromisso ou engajamento. A melhor forma de evoluir e fazer com que as coisas dêem certo é experimentar.  

Por isso, é necessário feedback constante para que as respostas a mudanças sejam rápidas e constantes.


Em vista disso, uma solução da New Way que auxilia muito na comunicação entre toda a empresa, mesmo em home office, é o MKTZAP.

Ele  permite que os times de atendimento, vendas e suporte, atendam remotamente seus clientes, bem como pode auxiliar na comunicação interna.

Com a plataforma o gestor pode gerenciar cada usuário remotamente, oferece dados de desempenho do atendimento, e também tem a função do construtor de chatbots, que ajuda a realizar atendimento automático e inteligente, sem necessidade de desenvolvedores.

Quando falamos em home office, precisamos entender que não se trata de uma tradução literal de “trabalho em casa”. É transformação cultural, que gera respeito, transparência e confiança.

Para entender melhor tudo o que dissemos, temos uma dica para você: nossos materiais gratuitos: eBooks com temas diversos e dicas que te ajudarão na melhoria da experiência do seu cliente, seja ele interno ou externo.

Dessa forma, você consegue visualizar na prática todos os benefícios que falamos, e descobrir como melhorar sua rotina e a de seu negócio no modelo home office.

E se precisar falar com a gente, nosso time está pronto para tirar todas as suas dúvidas sobre atendimento remoto, clique aqui para falar com os nossos consultores.

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!