Plataforma de atendimento digital em operações de transporte e logística: conheça os benefícios

Plataforma de atendimento digital em operações de transporte e logística: conheça os benefícios

Você sabe como uma plataforma de atendimento digital pode ajudar a sua empresa de transporte e logística? Vem conferir!

Após uma queda no crescimento em 2018, o segmento de transporte e logística voltou a apresentar um significativo aumento em 2020.

A pandemia da covid-19 impulsionou o número de compras online. De acordo com a FreteBras, entre maio e junho do ano passado, o volume total de fretes aumentou 31%. 

Diante desse cenário, é necessário definir estratégias para que os consumidores consigam informações sobre o seu produto. Além de ter todos os dados sobre a operação da sua empresa.

Afinal, ficamos sempre esperando ansiosamente a nossa compra. E atualizando o status do nosso pedido a todo momento.

Mas você já pensou em automatizar todo esse processo? Com uma plataforma de atendimento digital isso é possível!

Por isso, vamos falar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.

Leia também:

Atendimento multicanal: você sabe o que é e por que adotar?

O que é plataforma de atendimento digital?

Antes de tudo, é importante sabermos o que é uma plataforma de atendimento digital. 

Em outras palavras, é um software que centraliza todos os atendimentos e processos em um único lugar. Ou seja, facilita a gestão do negócio e melhora a comunicação com os clientes.

Por exemplo, se uma empresa usa diversos canais digitais, é importante manter a agilidade e a padronização das respostas para todos seus clientes e futuros clientes. 

Para que isso seja possível, as tecnologias embarcadas numa plataforma de atendimento vão ajudar e muito nesse processo. Já que os chatbots e a IA atuam para diminuir o tempo de resposta.

Dessa forma, atende aos conceitos do consumidor 4.0 que exige rapidez na solução dos seus problemas e dúvidas. Já que temos acesso constante às tecnologias e, por isso, buscamos auxílio nos canais digitais.

Além disso, uma plataforma de atendimento digital possibilita que o cliente entre em contato através do meio de preferência.

MKTZAP

Por que investir em uma plataforma de atendimento digital?

Como citamos anteriormente, estamos na era da revolução digital. Isso quer dizer que conseguimos fazer qualquer coisa através do nosso smartphone.

Desde pagar um boleto, resolver um problema, tirar dúvidas. Consequentemente, isso trouxe uma sensação de imediatismo. Precisamos que tudo seja resolvido o quanto antes.

Sendo assim, o produto final não é a única forma de uma empresa ser julgada. Por isso, as empresas devem estar preparadas para atender rápido através de uma comunicação clara e concisa. 

Isto é, o seu negócio deve estar preparado em toda a jornada de compra do cliente, do pré ao pós-venda.

A partir da contratação de uma plataforma de atendimento digital, isso deixa de ser um problema. Já que é possível automatizar as mensagens através de chatbots e Inteligência Artificial (IA) e obter relatórios completos sobre toda a operação, como comentamos anteriormente.

Benefícios de uma plataforma de atendimento digital 

Durante todo o artigo, citamos de forma breve alguns benefícios da plataforma de atendimento digital. Por isso, agora, iremos detalhar um pouco mais essas funções.

1 – Integração com outros sistemas

Escolha uma plataforma de atendimento digital que ofereça integração com outros sistemas. Por exemplo, CRMs, ERPs e sistemas de e-commerce.

Assim, você garante que as informações fiquem alinhadas para que não ocorra nenhum erro. 

Além disso, permite automatizar as mensagens como rastreio do pedido e status da entrega.

2 – Automatização das mensagens

Não só o rastreio do pedido pode ser automatizado. Através dos chatbots, é possível definir um fluxo de conversas automáticas.

Sendo assim, é possível resolver os problemas dos clientes de forma mais eficaz. E os operadores responsáveis pelos atendimentos, ganham tempo para tarefas mais complexas.

Confira:

Tipos de chatbots: descubra o melhor para o seu negócio 

3 – Decisões assertivas 

Os relatórios da plataforma de atendimento digital proporcionam uma visão macro e micro sobre a sua operação.

Todas as ações realizadas dentro da plataforma são transformadas em dados. Dessa forma, auxilia a entender os pontos de melhorias que devem ser tratados.

Além de informações para garantir o controle das frotas, por exemplo, ou das entregas realizadas.

4 – Disparo de mensagens em massa

Hoje é quase impossível encontrar pessoas que não tenham o WhatsApp no celular. Por isso, o que também pode ser feito é o envio de mensagens em massa. Seja para os clientes ou para os motoristas.

Assim, não é necessário perder tempo enviando manualmente para cada um deles. 

Ou seja, mensagens de avisos gerais ou informações importantes podem ser feitas de uma única vez.

Agora que você já sabe os motivos para que a sua empresa de transporte e logística invista em uma plataforma de atendimento digital, separamos um e-book para que você aprofunde ainda mais o seu conhecimento sobre atendimento digital de forma gratuita:

atendimento ao cliente

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo