O que é Machine Learning? Entenda como essa tecnologia auxilia no seu negócio

O que é Machine Learning? Entenda como essa tecnologia auxilia no seu negócio

Você sabe como o Machine Learning está presente na sua vida? Conheça a tecnologia e saiba porque a sua empresa precisa aplicá-la.

Mesmo que você não saiba o que é Machine Learning, essa tecnologia, certamente, faz parte da sua rotina no mundo da internet.

A técnica faz parte da transformação digital das empresas. Ou seja, com isso, é possível identificar novas oportunidades rentáveis de acordo com o perfil exato de cada cliente.

Mas calma! Por mais que pareça complexo entender o que é Machine Learning, vamos trazer tudo detalhado para que você possa conhecê-la.

Confira!

O que é Machine Learning?

Em português, o termo é a tradução literal: aprendizado de máquina. Ou seja, é a capacidade das máquinas aprenderem sozinhas a partir de análise de dados.

Durante o desenvolvimento da programação, são utilizados alguns algoritmos. Sendo assim, para melhor utilização, atua junto com o Big Data. Isto é, os dados armazenados nos servidores de cada empresa.

Por isso, os algoritmos analisam as estatísticas para chegar a padrões de comportamento em determinada ação.

Sabe quando a Netflix recomenda um filme do mesmo gênero que você assistiu? Ou aquelas ofertas de produtos semelhantes ao que comprou ou fez busca?

Isso é um exemplo prático sobre o que é Machine Learning.

Diferença entre Machine Learning e IA

Agora você pode estar pensando que Machine Learning pode ser a mesma coisa que Inteligência Artificial. Mas não exatamente!

Na verdade, a IA é um campo amplo que engloba diversas áreas e técnicas para criar um sistema inteligente com habilidades humanas.

Recomendamos a leitura:

O que é Inteligência Artificial? Saiba tudo sobre essa tecnologia

Sendo assim, o Machine Learning é uma vertente/subcategoria da IA que visa treinar máquinas para aprender comportamentos a partir de dados. Ou seja, não é necessário interferência humana. Isso porque o próprio sistema, através de análises, aprende a executar as tarefas programadas.

Quanto mais dados o sistema tiver acesso, mais assertivos serão os resultados. É importante que as informações do banco de dados também sejam automatizadas para que não haja nenhum erro de incompatibilidade. 

Quais as vantagens em usar esse sistema?

Agora que você já sabe o que é essa tecnologia, é hora de conhecer as vantagens!

Personalização do serviço

Demos o exemplo da Netflix que utiliza o Machine Learning para sugerir filmes e séries de acordo com cada perfil.

Ou seja, de acordo com o uso, é possível personalizar as sugestões de forma assertiva. E, consequentemente, aumenta a probabilidade de que aquele filme seja assistido. Já que a recomendação é feita para um usuário que curte aquele determinado gênero.

Reprodução: Acervo pessoal

Prevenção de crimes cibernéticos

Como os algoritmos analisam os dados e encontram os padrões dessas informações, fica fácil identificar possíveis anomalias.

Sendo assim, o Machine Learning é uma das ferramentas mais completas para identificar crimes cibernéticos.

Otimização dos processos

O Machine Learning diminui o tempo dos processos internos. Isto é, não é necessário que um humano faça a análise de dado por dado, já que o sistema faz tudo de forma automática.

Dessa forma, é possível identificar problemas de forma ágil a partir de informações concretas. Sem que haja a possibilidade de algum erro ocorrer no meio do processo.

Decisões assertivas

Como falamos no tópico anterior, com o Machine Learning, as chances de acontecer um equívoco na análise dos dados é praticamente nula.

Sendo assim, é possível analisar um número muito maior de dados. Além disso, de forma rápida.

Consequentemente, influencia na rapidez em que as atitudes da empresa são tomadas. Já que não é preciso esperar tanto tempo para obter as informações.

Ou seja, fortalece a imagem da empresa quando se trata no assunto de resolver problemas de forma eficaz.

Por essas razões, é importante que a sua empresa olhe com atenção para as novas tendências de tecnologia. Para que, dessa forma, acompanhe o mercado e não fique para trás.

Por último, recomendamos a leitura:

Conheça os benefícios da transformação digital para sua empresa

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo