Marketing digital para micro e pequenas empresas: aprenda como fazer

Marketing digital para micro e pequenas empresas: aprenda como fazer

05 October 2020

O marketing digital para micro e pequenas empresas é uma das principais formas de venda hoje. Com o aumento do uso do e-commerce pelos clientes, é importante saber como se destacar.

No dia 05 de outubro comemoramos o dia das micro e pequenas empresas. E para celebrar essa data, resolvemos dar algumas dicas de como fazer um Marketing digital para micro e pequenas empresas.

Segundos dados do Sebrae, esses negócios representam no Brasil 99,1% do total registado. Isto é, são mais de 12 milhões de empreendimentos, nos quais 8,3 milhões são microempreendedores individuais (MEI).

Já os pequenas são responsáveis por 52,2% dos empregos gerados no país! Inegavelmente, é um número extremamente importante e que movimenta grande parte da economia brasileira.

Pensando nisso, queremos compartilhar de um assunto bastante estratégico para qualquer tipo de empresa: o marketing digital.

Afinal, com todas essas mudanças recentes, principalmente devido à pandemia, é importante que você tenha um planejamento voltado às vendas online é imprescindível.

Portanto, nada melhor do que comemorar o Dia das Micro e Pequenas empresas com alguns passos simples para seu negócio se destacar ainda mais!

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O Marketing Digital para micro e pequenas empresas

Em resumo, o marketing digital são ações de comunicação e relacionamento feitos por meio da internet, telefonia celular e outros meios digitais, a fim de divulgar e comercializar produtos e serviços.

Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional.

Portanto, na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais digitais como e-mail, mídias sociais, e-commerce, sites, entre outros.

Porém, vale lembrar que o marketing digital não é uma exclusividade de grandes empresas.

Pelo contrário, as estratégias utilizadas no digital podem ser aplicadas em micro e pequenas empresas e conquistar ótimos resultados. 

Assim, independente da quantidade de investimento financeiro, ter uma boa presença online como estratégia para atrair novos clientes é uma ótima opção. Principalmente no cenário em que nos encontramos de distanciamento social. 

Abaixo, estão alguns passos para estruturar de maneira eficiente o marketing digital de micro e pequenas empresas.

Atendimento via WhatsApp

1- Segmentação do público

A noção de segmentação de público é uma das mais importantes para que as estratégias de marketing digital sejam assertivas. 

Segundo dados do IBGE, o Brasil já possui mais de 116 milhões de usuários de internet. Com tanta gente online, é preciso enxergar quem é sua fatia de público para direcionar todas as ações a essa parcela.  

Por exemplo, uma pequena pizzaria não vai se comunicar da mesma forma que um restaurante que faz marmitas para intolerantes a glúten, mesmo que os dois sejam do segmento alimentício, certo? 

Sendo assim, essas diferenças na forma de se comunicar de acordo com as características de segmentação de público devem se refletir em direcionamento de anúncios, linguagem, e até mesmo na escolha de canais. 

Por isso, o primeiro passo para a estratégia de marketing digital que você analisará é com relação às características que segmentam seu público. Por isso, a pesquisa sobre a forma como essas pessoas se comunicam online é essencial.

2- Análise de canais digitais

Uma dúvida muito comum de quem está começando uma estratégia de marketing digital é entender em quais canais a empresa deve estar. 

A resposta é simples: esteja nos canais em que seu público está. 

Isso não significa que sua empresa precisa estar presente em todas as redes sociais mais utilizadas atualmente.

Vamos pensar novamente no exemplo do restaurante que vende pizzas. Seria efetivo, nesse caso, ter um perfil bem alimentado no LinkedIn? Com certeza não, né? 

Nesse caso, ter o WhatsApp como um bom canal de atendimento digital vai ajudar o restaurante a vender muito mais do que se estivesse falando no LinkedIn. 

Portanto, faça essa análise antes de criar perfis em várias redes sociais. Escolha a que pode te trazer mais resultado dentro das condições de produção de conteúdo que sua empresa possui no momento. 

3- Planejamento das ações de marketing digital 

Segmentação de público e escolha de canais feitos, e agora? Planejamento!

Não existe segredo, sente e pense na programação (que seja semanal, quinzenal ou mensal), de acordo com o que funciona melhor para sua empresa. 

Ao fazer o planejamento, documente o quanto poderá investir em anúncios, quem será o responsável por cada ação e seus respectivos prazos de entrega. 

Além disso, outro ponto muito importante, preveja em seu planejamento como serão mensurados os resultados, afinal, sem métricas você não saberá se está no caminho. 

Aliás, vamos falar sobre isso no próximo tópico? 

4- Mensuração dos resultados 

Mensuração de resultados é algo que as pequenas empresas geralmente deixam de lado no marketing digital, e isso é prejudicial. 

Quando falamos em mensurar os resultados, não estamos falando em relatórios complexos, e sim de olhar para os indicadores que você definiu como essenciais. 

Para começar, podem ser indicadores mais simples como ROI (retorno sobre o investimento) para analisar o quanto o valor investido em anúncios trouxe de retorno, por exemplo. 

Portanto, independente da métrica escolhida, o importante é que faça sentido para o universo de sua empresa e que isso reflita o resultado de seu trabalho no marketing digital.

5- Personalização das campanhas

Uma das vantagens do marketing digital é a captura de muitas informações do seu cliente, o que faz com que você o conheça profundamente. Assim, é possível desenvolver campanhas online destinadas para exatamente aquele perfil.

O que torna as mensagens mais personalizadas e eficazes, já que o cliente vai receber os produtos que ele estava buscando no momento e na hora certa.

 Ao contrário do marketing tradicional que faz campanhas para um grande número de pessoas e que, muitas vezes, não atinge realmente quem interessa.

6- Disponibilidade

De fato, o marketing digital para micro e pequenas empresas é essencial para o sucesso nas vendas de qualquer negócio.

Entretanto, se você não estiver disponível para tirar as principais dúvidas e resolver as solicitações do seu cliente de maneira eficiente, tudo pode ir por água abaixo.

Isso porque, diversos estudos mostram que as pessoas desistem de comprar com uma empresa devido ao mau atendimento ao cliente.

Portanto, mais que boas estratégias, é preciso pensar em como tornar esse relacionamento mais ágil e rápido.

Pensando nisso, separamos um e-book gratuito sobre atendimento digital. Nele, você encontrará dicas e informações valiosas que te ajudarão neste aspecto. 

Afinal, com essas dicas simples sobre marketing digital para micro e pequenas empresas mais o nosso e-book, suas vendas online tendem a só crescer! Feliz dia e muita prosperidade para seu negócio!

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