Inteligência artificial no Brasil e o atendimento ao cliente

Inteligência artificial no Brasil e o atendimento ao cliente

13 May 2020

O uso de inteligência artificial no Brasil se espalha pela indústria, comércio, está nos meios de comunicação e entretenimento, e em diversas outras áreas. O que parecia distante, história para filmes de ficção científica, já é uma realidade.

Embora, há pouquíssimo tempo, quando se falava em Inteligência Artificial, logo nos vinha à mente os robôs humanoides dos filmes de ficção científica, ou aqueles protótipos apresentados em um grande evento de tecnologia, provavelmente por uma companhia japonesa.

Atualmente, no entanto, essa ideia sobre Inteligência Artificial expandiu limites, tomou novas formas e já faz parte da nossa rotina com muito mais força do que poderíamos pensar.

A regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil

O projeto de lei 21/2020, prevê a criação de regras para o uso de inteligência artificial (IA) no Brasil. O texto foi feito para definir direitos e deveres que empresas, pessoas físicas e poder público possuem ao utilizar a tecnologia.

Dentre os fundamentos está o respeito aos direitos humanos, igualdade, pluralidade, não discriminação, livre iniciativa e privacidade. 

Além disso, o projeto destaca que o uso de IA deve ser transparente, com a divulgação do modo de funcionamento. Essa divulgação seria realizada por um agente de IA, que seria o nome dado ao profissional responsável por desenvolver e operar o sistema.

A lei ainda garante que, quem for diretamente afetado pelo sistema, pode acessar informações sobre os procedimentos adotados, incluindo detalhes sobre como ocorre o processamento de dados sensíveis.

Por fim, o poder público terá direito ao acesso de um relatório de impacto. Esse documento, escrito pelos agentes de IA, descreve quais são as medidas para a contenção de riscos adotadas pelo sistema. 

De acordo com o projeto, o material poderá ser solicitado a qualquer momento, sendo possível ainda a recomendação de mudanças no sistema por parte das autoridades.

Por enquanto, a proposta tramita na Câmara dos Deputados em caráter conclusivo. Isso quer dizer que não será necessário que seja votado no plenário. 

A fase final, que seria a chegada ao Senado, depende da aprovação nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Trabalho; de Administração e Serviço Público e de Ciência e Tecnologia.

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4 Benefícios da IA para sua empresa

Existem diversos motivos para aplicar a inteligência artificial nas empresas. Entre as vantagens, estão a maior eficiência, a possibilidade de automatizar processos e, consequentemente, o aumento na velocidade de conclusão de tarefas.

Melhora da experiências de compras 

A inteligência artificial proporciona aplicar estratégias de marketing personalizado, com isso aumenta o engajamento, ajuda a gerar fidelidade do cliente e aumenta as vendas.

Com a IA também é possível identificar padrões nos hábitos de navegação e no comportamento de compra dos clientes.

Usando as milhões de transações armazenadas e analisadas na nuvem, a IA é capaz de fornecer ofertas altamente precisas para clientes individuais.

Automatização das atividades operacionais

Certamente, a IA é capaz de operar outras tecnologias que aumentam a automação nos negócios. Por exemplo, ela pode ser usada para controlar robôs em fábricas ou manter temperaturas ideais por meio de aquecimento inteligente.

Aliás, no varejo, a Inteligência Artificial também está sendo vinculada à tecnologia RFID e de nuvem para rastrear estoques. Também está sendo usada como provedores virtuais por e-commerce e como alternativa de lojas de departamentos.

Assistência em tempo real

Enquanto neste momento em que muitas empresas estão sendo desafiadas pelo alto volume de atendimento, a Inteligência Artificial pode ser útil para empresas que precisam se comunicar constantemente com grandes volumes de clientes ao longo do dia.

Por exemplo, no setor de logística, as empresas podem ter milhões de encomendas por dia e podem usar a IA para rastreamento em tempo real, enviando informações de entregas personalizadas.

Interações automáticas com clientes

A maioria das interações com os clientes, como WhatsApp, e-mails, Facebook Messenger, Telegram e Webchat, exigem envolvimento humano. Os benefícios da Inteligência Artificial, estão permitindo que as empresas automatizem essas comunicações.

Um exemplo disso são os Chatbots, que, ao contrário dos humanos, pode interagir com clientes ilimitados ao mesmo tempo e pode responder e iniciar a comunicação — seja em um site ou em um aplicativo.

Estima-se que, neste ano de 2020, 85% de todas as interações com clientes serão atendidas por máquinas inteligentes capazes de reproduzir funções humanas.

Como você pode ver, as empresas podem usufruir de diversos benefícios da Inteligência Artificial, incluindo atendimento ao cliente, automação operacional, marketing personalizado,  e muito mais. 

Para saber mais vantagens do atendimento automatizado para seu negócio, leia também nosso post sobre as 4 sinais de que você precisa automatizar seu atendimento e veja quais são as expectativas para seu uso nas empresas.

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