Inbound e Outbound: o que são e quais as diferenças?

Inbound e Outbound: o que são e quais as diferenças?

Inbound e Outbound Marketing são duas estratégias importantes para gerar leads. Confira a diferença entre cada uma delas.

O objetivo de muitas empresas é atrair novos consumidores, afinal, essa é uma das principais formas de vender mais e aumentar o faturamento. Para conquistar novos leads, há várias estratégias, entre elas o Inbound e Outbound marketing. Conheça melhor sobre esses modelos e suas diferenças.

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Inbound e Outbound: o que são?

Antes de entender as diferenças entre essas estratégias, é essencial compreender a definição de cada uma delas. Confira o que são esses conceitos.

O que é Inbound e seus benefícios?

No caso do Inbound, o consumidor é quem vai atrás da sua empresa, chegando por meio dos mecanismos de buscas na internet, como o é o caso do Google. Dessa forma, você pode utilizar algumas estratégias, como o marketing de conteúdo, SEO para blog, redes sociais e demais abordagens.

Esse formato é utilizado bastante com o Funil de Vendas, para traçar a jornada de compra dos consumidores. Onde eles descobrem que têm um problema, o reconhecem, consideram a solução para, depois, finalizar o ciclo com a compra. É importante trabalhar esse “caminho” para que a estratégia funcione bem, já que o Inbound traz diversos benefícios, como:

  • Custo mais baixo;
  • Clientes conhecem melhor o produto;
  • Fidelização mais facilitada dos consumidores;
  • Melhoria da comunicação com o seu público.

O que é Outbound e seus benefícios?

O Outbound é, basicamente, o “marketing tradicional”. Ou seja, a empresa é quem vai atrás do cliente, oferecendo os seus produtos ou serviços. Dessa forma, o seu time atua de forma ativa para tentar gerar o interesse no possível lead.

Uma das maneiras mais comuns de usar esse conceito é com o uso de propagandas na rádio, tv, jornal, entre outros. No meio digital, é muito comum também, quando você está usando uma rede social e é impactado por algum anúncio. Nesse caso, é preciso fazer um trabalho bem assertivo para convencer o cliente a comprar. 

Confira alguns benefícios:

  • Melhor e mais rápida percepção do Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Resultados aparecem com mais velocidade;
  • Grande diversidade de canais;
  • Ajustes de persona com mais rapidez.

As diferenças entre Inbound e Outbound

Agora que você conhece bem os conceitos de cada um deles, fica mais fácil compreender as diferenças. Basicamente, os dois modelos se diferem na forma da atração dos potenciais clientes.

No Inbound Marketing, a sua empresa cria uma série de estratégias para atrair os potenciais compradores para, então, convertê-los em clientes. No caso do Outbound, as ações são desenvolvidas, sem considerar tanto a etapa do funil de vendas, para apresentar seus produtos ou serviços, a fim de realizar a venda para os consumidores.

Mesmo com essas diferenças, é possível conciliar bem esses dois modelos.

Como mesclar Inbound e Outbound?

Trabalhar com as duas metodologias pode contribuir para o aumento de vendas da sua empresa, já que você consegue atrair os clientes de formas diferentes. Só que tudo isso vai depender da estratégia traçada pela sua equipe.

É importante, nesse caso, levar em consideração o seu ROI, já que ele vai dizer em quais canais vale a pena trabalhar. Com o marketing digital, é mais fácil mensurar do que no offline. Entretanto, dependendo do investimento, o alcance de público também pode variar entre os formatos.

Por isso, como já foi dito, é fundamental analisar a sua empresa, mas não apenas isso. Saber o perfil do cliente, o ticket médio das vendas e, claro, o funcionamento da equipe de marketing, vendas e atendimento é fundamental. Afinal, eles serão os responsáveis por executar todas as estratégias.

Com tudo isso definido, você terá como trabalhar melhor esses métodos no dia a dia da sua companhia.

Como gerar leads com Inbound e Outbound?

Ao usar uma ou as duas estratégias na sua empresa, é preciso criar um planejamento para gerar os leads necessários para que o seu time consiga realizar as vendas.

No caso do Inbound, o principal movimento a ser feito é fazer com que o cliente percorra todas as etapas, desde a atração até a pós-venda. Afinal, além de fazer o consumidor comprar o seu produto ou serviço, é preciso fidelizá-lo. 

Para isso, é importante criar conteúdos de valor e ter um bom blog para atrair, ensinar e fazer com que o cliente perceba que a sua empresa é a melhor. Ou seja, ofereça informações de qualidade para conseguir esses leads.

Com a abordagem Outbound, é preciso treinar bem a sua equipe de vendas para que ela consiga encontrar potenciais compradores por meio de pesquisas, contatos em feiras e eventos, e contar com as indicações de alguns clientes.

Como foi possível ver, essas duas abordagens têm suas estratégias específicas, mas uma delas é em conjunto. O seu time de atendimento precisa estar pronto para receber os clientes e realizar as vendas.

Para facilitar esse trabalho, é possível contar com o uso de ferramentas digitais de atendimento, como é o caso dos chatbots. Robôs que podem ser programados para realizar interações de forma humana e assertiva. Além disso, é possível usar a inteligência artificial para deixar o contato ainda melhor, sem comprometer muitos colaboradores.

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