Gestão de equipe remota: como o RH pode otimizar o trabalho?

Gestão de equipe remota: como o RH pode otimizar o trabalho?

Saiba quais ferramentas digitais podem mudar a rotina, otimizar o trabalho e se destacar na gestão de equipe remota

Uma das principais mudanças que a Covid-19 causou foi a transição para o home office. De acordo com a BTA, 43% das empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto.

No entanto, segundo a mesma pesquisa, 45% dos entrevistados relataram dificuldade no gerenciamento das equipes. Isso porque antes o home office era opcional, cabia à empresa preparar a gestão para esse estilo de trabalho. Mas para muitas, de um dia para o outro, passou a ser obrigatório.

Principalmente para o RH que precisa ter controle sobre todos os segmentos. Nesse sentido, como, então, fazer a gestão de equipe remota? A principal solução é utilizar os recursos tecnológicos como aliados. 

Conheça algumas ferramentas que podem auxiliar o RH.

Boa leitura!

Softwares para gestão de equipe remota

Agenda compartilhada

O primeiro passo para a gestão de equipe remota é adotar uma agenda compartilhada. Isto é, ferramentas que permitam que toda a equipe visualize as tarefas com as datas de entrega para que possam se organizar.

Dessa forma, sabemos quando podemos inserir uma nova demanda caso surja de última hora.

Conheça algumas:

Plataforma de atendimento

Diferente de outras áreas, o RH não atua focado apenas na sua equipe. Ou seja, precisa cuidar, gerir e estar atento a todos os funcionários da empresa sem distinção de cargo.

Mas no home office pode ser difícil conciliar as agendas. Por isso, as plataformas de atendimento auxiliam a organizar conversas, por exemplo, através de setores.

Ainda é possível utilizar chatbots para oferecer respostas instantâneas, entre outras funcionalidades! Assista ao vídeo para conhecer o MKTZAP

Recomendamos a leitura:

Saiba como o MKTZAP contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil

Compartilhar arquivos

No trabalho presencial é mais fácil mostrar os resultados, entregar um documento ou ajudar em alguma tarefa. Basta se deslocar até a mesa do funcionário em questão e pronto.

Porém, no trabalho remoto não existe essa possibilidade e alguns arquivos podem ser grandes demais para serem enviados via e-mail ou WhatsApp.

Por isso, algumas ferramentas de transferência de arquivos foram desenvolvidas. Assim, é possível compartilhar diversos formatos (fotos, vídeos, PDF, etc) de forma rápida. Além disso, gera um link automático para ser enviado ao responsável.

As principais delas:

Controle de ponto

Outra coisa comum e fácil que fazíamos no trabalho presencial era bater o ponto. Bastava passar o cartão ou colocar o dedo sem muitos problemas.

Mas como fazer esse controle de forma remota? Afinal, empresas com contratação via CLT precisam ter esses dados bem definidos para evitar problemas trabalhistas.

Sendo assim, algumas empresas criaram sistemas que permitem esse controle através do reconhecimento facial.

Dica extra para gestão de equipe remota – RH 4.0

Assim como você já percebeu, o RH mantém contato próximo com funcionários mas utiliza algumas tecnologias para auxiliá-los. Nesse cenário, surge o RH 4.0 que caracteriza justamente esse novo modelo de trabalho.

Por isso, desenvolvemos um e-book com ainda mais informações para te ajudar na gestão de equipe remota. Baixe já!

RH 4.0

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo