Gamificação nas empresas: o que é e como pode engajar funcionários

Gamificação nas empresas: o que é e como pode engajar funcionários

14 August 2020

A gamificação nas empresas pode ser uma ótima maneira de engajar e aproximar times em empresas de todos os tamanhos. Você já ouviu falar desse termo e por que ele vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo?

A gamificação nas empresas está se tornando uma estratégia cada vez mais popular no mundo corporativo. Isso porque os jogos, sejam eles eletrônicos ou analógicos, tem o poder de engajar e unir pessoas para o cumprimento de um objetivo.

Portanto, gamificação ou gamification, do inglês é a prática de adotar mecânicas de jogos em diversas áreas da vida como, por exemplo, saúde, educação, vida pessoal e negócios. Assim, a meta principal é despertar a curiosidade dos usuários e fazer com que eles se envolvam nessas dinâmicas.

Mas para compreender como a gamificação nas empresas pode ser uma boa estratégia para melhorar o clima, a comunicação e até os resultados do seu negócio.

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Por que usar a gamificação nas empresas 

Para a  PhD e designer de jogos Jane McGonigal, uma das principais referências no assunto, os jogos são uma ferramenta para mudar o mundo e proporcionam sentimentos de otimismo e esperança nas pessoas.

Segundo uma pesquisa realizada pela NPD Group, 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos joga algum tipo de game nas mais diversas plataformas. Além disso, outro fator importante dos jogos é que eles têm basicamente quatro características: meta, regras, sistema de feedback e participação voluntária.

Desta maneira, a meta significa o motivo pelo qual a pessoa está participando do jogo. Isto é, o objetivo que precisa cumprir para chegar ao fim como vendedora. Já as regras servem de diretrizes para que todos tenham as mesmas condições, sem beneficiar um ou outro jogador.

Os sistemas de feedback representam um retorno ao jogador com relação a como ele está progredindo dentro do game. O objetivo com essa prática é manter as pessoas engajadas e motivadas a continuar. 

E, por fim, temos a participação voluntária que consiste na conscientização do usuário com as regras, a meta e sistema de feedback que a atividade tem. Quanto todos esses elementos estão equilibrados é grande a chance de ter pessoas motivadas e resultados bem proveitosos.

Portanto, com essas quatro características que acabamos de explicar rapidamente, fica fácil compreender por que empresas estão implementando os games na rotina de seus funcionários.

Afinal, aliar diversão com ensinamentos tão interessantes que os jogos trazem, é sinônimo de bons frutos.

gamificação

Como aplicar jogos no ambiente corporativo

Assim como falamos anteriormente, os jogos eles despertam interesse em pessoas de todos os gêneros e idades. Além disso, traz importantes características como as metas, as regras, os sistemas de feedback e a participação voluntária.

Mas, como aplicar essa dinâmica no dia a dia de uma empresa? Bom, primeiro, como qualquer estratégia, é importante realizar um planejamento e identificar os objetivos que se quer alcançar, bem como formas de monitorar e avaliar os resultados.

Depois de ter isso em mente, é importante seguir alguns passos para, de fato, começar a colocar a gamificação em prática. Basicamente preciso:

Identifique o objetivo: saiba o por quê de implementar um game na sua empresa. É para engajar os colaboradores? Melhorar a comunicação entre os times? Ajudar a atingir as metas?

Entenda o perfil dos seus colaboradores: não adianta implementar um game, se o público interno não tem interesse nesse modelo. Por isso, faça pesquisas e compreenda quais jogos seriam legais e por quais meios fazer isso.

Defina um plano de ação: desenvolva uma estratégia e um cronograma para começar a colocar o game em prática. E, claro, não esqueça de ir preparando suas equipes para isso. E, lembre-se, o prêmio é importante.

Mensure os resultados: Estipule um tempo para avaliar como as pessoas receberam esses jogos e quais resultados foram alcançados.

Agora que você sabe o quão interessante é levar jogos para a rotina dos seus funcionários, é importante compreender como fazer e botar a mão na massa. O WhatsApp, por exemplo, pode ser usado para isso, sabia?

A Coca-Cola Andina, cliente da New Way, desenvolve diversos games por meio do app e tem gerado bastante engajamento. No nosso Webinar sobre transformação em RH, eles contam mais sobre essa história. Confira!

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