Como melhorar a experiência do cliente no segmento de telecom

Como melhorar a experiência do cliente no segmento de telecom

12 August 2020

A experiência do cliente é um dos pontos de atenção para telecom, já que é uma dos segmentos que mais recebe reclamações dos consumidores. Mas como melhorar essa interação e reverter esse cenário? É o que vamos falar neste post.

Embora seja óbvio nos dias de hoje que investir em experiência do cliente seja um caminho obrigatório para o sucesso de qualquer organização, ainda há diversos desafios pela frente que devem ser encarados. É o caso, por exemplo, do segmento de telecom que, diariamente, recebe reclamações de consumidores insatisfeitos.

De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública os serviços de telecomunicações lideraram o ranking de reclamações de consumidores em 2018. Nos Procons de todo o Brasil, foram 460 mil reclamações sobre telefonia celular e fixa – além disso, quatro das cinco empresas mais acionadas são de serviços de telecom.

Já em 2019, o Procon-SP divulgou seu ranking de atendimentos e reclamações, e as operadoras de telecomunicações voltaram a liderar. O que demonstra o quão urgente é desenvolver estratégias para reverter esse cenário junto aos consumidores, focando na experiência positiva, principalmente quanto ao atendimento.

Assim, para esclarecer o que pode ser feito para melhorar a experiência do cliente em telecomunicação, vamos falar neste post:

  • Qual a importância da experiência do cliente
  • Principais desafios do segmento de telecom
  • Dicas de como melhorar o relacionamento com clientes

Qual a importância da experiência do cliente

A experiência do cliente diz respeito à percepção, consciente ou inconsciente, que o consumidor tem com relação a um serviço ou produto. Isto é, a experiência que ele teve desde o primeiro contato com uma marca, passando pela compra em si,  avaliação do seu uso até o pós-venda, quando ocorre.

Ou seja, trata-se de como o consumidor se sentiu no momento em que entrou em contato com a empresa, como foi realizada a compra, se foi bem atendido ou teve que ficar esperando por um retorno, entre outros pontos. Tudo isso constrói a visão do cliente com a empresa em questão.

Por isso, a empresa que pensar no seu cliente e em como melhorar essa experiência em cada etapa de venda, torna-se referência em seu segmento e, de quebra, tem um aumento bastante considerável na receita.

experiência do cliente

Principais desafios do segmento de telecom

Segundo o Procon – SP,  as principais reclamações dos consumidores são em torno de cobranças indevidas; alteração de contrato; dúvida sobre cobrança; serviço não fornecidos e resolução demorada de demandas.

Em vista disso, o maior desafio de todos é prestar um bom atendimento, além, é claro, garantir a qualidade do serviço em si. Mas, quando o assunto é resolver problemas, a primeira atitude de qualquer consumidor é buscar meios de contatar a empresa que prestou o serviço e para isso o atendimento faz toda a diferença.

Por isso, é importante se atentar a detalhes simples na hora de melhorar a experiência do cliente com o atendimento de empresas de telecom. Alguns pontos importantes são:

Mas, como garantir um bom relacionamento entre empresas de telecom e clientes e reverter esse cenário tão marcado por más experiências? As respostas estão em algumas dicas que vamos dar logo abaixo.

Dicas de como melhorar a experiência dos cliente

  • Adote o Customer Centric

O Customer Centric nada mais é do que planejar todas as atividades de uma empresa tendo o cliente no centro. Ou seja, todos os times, desde o financeiro até o atendimento, precisam ter como meta proporcionar a melhor experiência para seus consumidores. 

Assim, a empresa toda terá suas ações baseadas em processos pensados exatamente no consumidor. Por isso, a jornada de compra precisa ser bem mapeada para compreender como cada área deve trabalhar para atingir tal objetivo.

  • Defina KPIs para o atendimento

Como comentamos anteriormente, ter um atendimento ágil com o mínimo de tempo de espera e o maior número de problemas resolvidos no primeiro contato é imprescindível. Ainda mais por ser tratar de uma área em que a busca por esse contato é grande.

Por isso, definir KPIs de atendimento ao cliente é essencial para medir a evolução dos seus operadores. Além, é claro, de trabalhar com dados, fundamental para tomada de decisões e enxergar o real cenário.

  • Automatize a comunicação

As pessoas estão cada vez mais imediatistas devido ao uso da tecnologia, assim fica evidente que, quanto menor for o tempo gasto resolvendo um problema, melhor.

Pensando nisso, se sua empresa tiver a opção de disponibilizar o autoatendimento melhoraria tanto a vida do seu consumidor quanto dos seus operadores.

Isso porque com ajuda dos chatbots diversas atividades manuais e repetitivas, como o envio de um novo boleto, por exemplo, poderiam ser realizada sem ocupar o tempo de um atendente. 

  • Tenha uma plataforma de relacionamento digital

Para estar disponível em diversos canais de atendimento de forma organizada e escalável, é preciso contar com uma plataforma de relacionamento digital. Afinal, para ter uma experiência positiva é preciso dar a liberdade do seu cliente entrar em contato quando, onde e como quiser.

Porém, não é possível gerenciar tudo sem estar com todos eles centralizados em um único painel. Assim, ter uma plataforma que organiza, distribui e controla todo o processo é fundamental.

Mas ainda há mais para ser feito..

Além dessas dicas é necessário ter em mente que a experiência do cliente para ser positiva precisa do esforço de toda a empresa. Como comentamos anteriormente, esta é apenas uma parte do ecossistema necessário.

Pensando em aprofundar ainda mais esse tema, separamos o e-book grátis “Experiência do Cliente 4.0” com pontos ainda mais importantes para tornar seu cliente um advogado da sua marca.

experiência do cliente 4.0


Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!