Estratégia Upselling: como aumentar a receita da sua empresa com ela

Estratégia Upselling: como aumentar a receita da sua empresa com ela

estratégia de upselling para criar novas oportunidades de lucro à empresa através dos atuais clientes

Equipes comerciais utilizam a. Saiba mais!

As estratégias dos times de venda nem sempre são baseadas apenas em conquistar novos clientes. Para aumentar a receita da empresa, existe a estratégia upselling de vendas consideradas “não planejadas”.

Para isso, é preciso que a empresa conheça o perfil de seus clientes ideais. Também entenda qual é a opinião sobre o seu produto ou serviço, além de conhecer o potencial econômico deles.

Portanto, saiba como explorar o potencial de compra de seus consumidores para torná-lo ainda mais lucrativo para o seu negócio.

SDR e marketing: uma receita de sucesso para o funil de vendas

O que é upselling?

Em resumo, é um incentivo para a compra de uma versão melhor e mais avançada do adquirido antes.

Por exemplo: um e-commerce oferece uma fritadeira elétrica de 3L da marca X por R$300. Mas ao mesmo tempo disponibiliza outra de 5L da mesma marca por R$350.

Já quando falamos de serviços a estratégia upselling é diferente. Ela se aplica, por exemplo, em possibilidades de upgrade para versões superiores. Ou, até mesmo, da aquisição mensal de funcionalidades extras, aumentando o ticket médio do cliente no mês.

Sendo assim, é mais provável que o cliente opte pela versão mais completa por um preço mais atrativo e obtenha vantagens no seu uso.

Estratégia Upselling x Cross-sell: qual a diferença?

Já a estratégia Cross-sell é a venda de produtos relacionados entre si. Por exemplo: comprar um celular, uma capinha e uma película.

Para isso, o vendedor precisa estar atento ao interesse do cliente para oferecer o produto adequado no momento da compra.

No entanto, para que essas estratégias funcionem, o cliente deve estar satisfeito com os serviços oferecidos pela empresa. Ou seja, elas não serão efetivas caso o cliente não esteja contente. Pelo contrário, ele irá optar por comprar em outra empresa.

Como aplicar a estratégia upselling com a minha equipe de vendas?

Existem dois pontos importantes para que a estratégia upselling seja efetiva para a sua empresa. Como já falamos, a primeira delas é a satisfação de seus clientes.

Por isso, invista em equipes de atendimento e treine-as para todas as possíveis situações que possam ocorrer.

e-book metodologia ágil

Já o segundo ponto depende da equipe comercial. Isto é, adotar um CRM, por exemplo, para acompanhar os serviços já adquiridos pelos clientes e avaliar o desempenho dessas compras (pós-venda).

Dessa forma, é possível observar as necessidades atuais dos consumidores. Além de permitir saber exatamente o momento ideal de oferecer outros produtos ou serviços.

Para que você conheça outras estratégias de venda, recomendamos a leitura:

5 técnicas de persuasão em vendas para fechar mais negócios online e offline

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo