6 erros mais comuns na construção de chatbots: saiba como evitá-los!

6 erros mais comuns na construção de chatbots: saiba como evitá-los!

23 February 2021

A construção de chatbots pode parecer complexa. Mas se você se atentar a algumas dicas, tenho certeza que será fácil. Vamos te ajudar!

Os chatbots estão sendo usados cada vez mais pelas empresas de todos os segmentos. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, cresceu em 68% o número de robôs de conversação. Isso significa um salto de 60 mil para 101 mil em apenas um ano.

A pesquisa levou em consideração dados de 97 empresas que desenvolvem essa tecnologia.

Por isso, muito se fala das vantagens dos chatbots para os negócios. Afinal, a tendência é que esses números aumentem ainda mais. Mas se você está nesse artigo, você já sabe quais são os seus benefícios.

Mas caso você ainda não conheça, recomendamos a leitura:

O que é chatbot? Entenda de uma vez o conceito e como funciona

Sendo assim, aqui vamos te ajudar com algumas informações importantes para evitar erros durante a construção de chatbots.

Vem conferir!

6 erros para evitar na construção de chatbots

Falta de planejamento

O planejamento deve ser a primeira etapa de qualquer processo. E não é diferente na implantação de chatbots na sua empresa.

Por isso, estabeleça os objetivos da ferramenta, saiba quais as dúvidas mais frequentes do seu público. Durante essa etapa, é imprescindível saber quais serão as etapas de atuação e quais as maneiras.

Se não, o seu fluxo de conversação irá dificultar a experiência do usuário. Consequentemente, irá gerar um sentimento de frustração.

Não conhecer o perfil do público

Esse é um erro gravíssimo! Conhecer o público a quem você direciona o seu conteúdo, é uma das formas mais eficazes de garantir o sucesso do seu chatbot.

Por exemplo: não adianta utilizar termos de informática se o seu público-alvo são vendedores de cosméticos. Portanto, mesmo se eles utilizam o sistema da sua empresa, é importante que a linguagem seja acessível. Ou vice-versa.

Dessa forma, é possível garantir que o receptor da mensagem irá entender o conteúdo sem gerar insatisfação.

Utilizar qualquer solução

Com o crescimento dos chatbots, diversas empresas passaram a desenvolver essa tecnologia. São elas de diferentes tamanhos e diferentes regiões. Ou seja, as opções no mercado são gigantescas.

Por isso, é importante analisar minuciosamente o que cada chatbot oferece. Isto é, entender se atende as necessidades específicas do seu negócio.

Falta (ou excesso) de informações

Um dos vários objetivos dos chatbots é otimizar o tempo dos atendentes. Ou seja, ao invés de responder diariamente diferentes clientes perguntando a mesma coisa, o sistema é automatizado para isso.

No entanto, é preciso tomar cuidado com as respostas oferecidas pelo bot. Por isso, não coloque informações incompletas. Caso isso aconteça, o cliente continuará com dúvida e precisará do apoio do atendente de qualquer forma.

E o contrário também é válido reforçar: não pontue informações desnecessárias. Para isso, seja direto e conciso no objetivo daquela resposta. Afinal, os usuários tendem a não ler mensagens grandes demais.

Não treinar o chatbot

Para garantir a excelência do chatbot, é importante que ele seja treinado. Ou seja, é preciso que o desenvolvedor esteja sempre atento às perguntas dos clientes e a forma como o bot responde.

Isso porque quanto mais informações, maior a assertividade. Afinal, existem diversas maneiras de questionar a mesma coisa, apesar de semelhantes.

Por exemplo: “qual o endereço?” pode ser também “onde fica a loja?”.

Não mensurar resultados

Mensurar resultados é essencial para saber se os chatbots estão funcionando corretamente. Se após a sua implantação o projeto é “deixado de lado”, os erros não serão corrigidos.

Sendo assim, os chatbots irão atrapalhar o fluxo de conversação e o cliente não terá sua dúvida solucionada. Ou seja, indo na contramão dos objetivos de um bot.

Com todas essas dicas que você deve evitar, tenho certeza que o seu atendimento será melhor aproveitado.

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