Envio de SMS: entenda por que campanhas por esse canal são eficientes

Envio de SMS: entenda por que campanhas por esse canal são eficientes

09 November 2020

O Brasil já possui mais de uma linha móvel ativa por habitante, um bom sinal de que as empresas podem contar com o envio de SMS como uma estratégia efetiva de comunicação.

Ainda que outras estratégias de comunicação tenham se destacado nos últimos anos, o envio de SMS continua mais ativo do que talvez você imagine. Apenas neste ano, a Anatel registrou o envio de mais de 6 bilhões de SMS.

Afinal, já reparou no que você faz quando recebe uma notificação no celular? É bem provável que abra para ler. Justamente por esse comportamento dos usuários, o SMS é um canal com grande potencial de entrega de informações.

Quer entender como sua empresa pode utilizar esse canal com eficiência? Continue a leitura e veja tudo o que vamos te contar:

  • Panorama do envio de SMS no Brasil
  • Campanhas de SMS Marketing
  • Benefícios do envio de SMS

Panorama do envio de SMS no Brasil 

Antes de falarmos sobre estratégias de comunicação para esse canal, vamos te mostrar um pouco sobre um cenário favorável para as mensagens de texto no Brasil.

Como já adiantamos no início, o Brasil possui mais linhas móveis registradas do que o número de habitantes. Segundo a Anatel, os acessos de telefonia móvel já somam quase 229 milhões.

Ou seja, é bem provável que o seu perfil ideal de cliente esteja em meio a esses números e que possua um celular apto a receber SMS. 

Outro ponto a favor é o comportamento dos usuários. O Brasil está entre os 5 países que passam mais tempo no celular, com uma média de 3 horas por dia. 

Sendo assim, com a maior parte da população tendo ao menos uma linha móvel e o hábito de usar o celular por muito tempo, são grandes as chances de ter sua mensagem entregue e lida. 

E, falando em taxa de leitura, as médias do SMS estão acima de 90%

Portanto, com esses dados em mente, vamos falar sobre campanhas de envio de SMS e sua eficiência.

Campanhas de SMS

Ao contrário do que o WhatsApp, por exemplo, o SMS é um canal com menor interação com relação às respostas. Isso significa que a maior parte dos usuários tem o hábito de ler, mas não responder às mensagens de texto. 

Isso não quer dizer que o canal é menos eficaz, ok? Significa apenas que sua empresa deve pensar em uma comunicação mais unidirecional, já que a interação está na leitura. 

Nesse contexto, o SMS Marketing é uma estratégia que consiste em utilizar mensagens para comunicar-se com os clientes ou potenciais clientes, com base em seus interesses. 

Por exemplo: uma campanha de SMS para recuperar clientes que não realizam compras há algum tempo. 

Veja este exemplo recebido por nossa redação: 


Fonte: Arquivo pessoal

Além de campanhas com foco mais promocional, o SMS também atende atividades de cobrança, atendimento ao cliente (lembretes, agendamentos, confirmações, etc) e no que mais sua criatividade mandar. Por ser uma estratégia de baixo custo, é possível testar e aprimorar constantemente suas comunicações. 

Nesse contexto, já que citamos o baixo custo, que tal conferir outros benefícios?

Benefícios do envio de SMS

Acabamos de citar o baixo custo de investimento que esse canal exige, o que é um ótimo ponto a se considerar. Além desse, existem outros benefícios fundamentais para as estratégias de comunicação de sua empresa. Venha ver:

Rápido feedback 

Como vimos, o SMS possui taxas de leitura bem altas, com médias acima de 90%. Juntamente com as altas taxas, outro benefício fundamental é a possibilidade de ter esse feedback com rapidez.

A maior parte das aberturas acontece minutos após o envio. Ou seja, sua equipe poderá mensurar o resultado da campanha em um curto espaço de tempo. 

Isso possibilita que ajustes sejam feitos com maior agilidade e precisão, potencializando os resultados de sua empresa. 

Possibilidade de segmentação

Falar “a mesma língua” que seu perfil de público é fundamental na comunicação.

Sendo assim, para criar campanhas cada vez mais segmentadas e direcionadas a cada perfil de público com o qual interage, sua empresa pode utilizar algumas estratégias de captação. 

Uma delas é coletar o número de SMS junto a outro dado sobre perfil. Por exemplo, em um formulário em que pede o SMS, sua empresa poderia solicitar o Estado também.

Dessa forma, é possível segmentar os números de acordo com suas regiões e enviar comunicações específicas. 

Além do exemplo do Estado, uma série de outras opções podem ser escolhidas de acordo com o que faz sentido em sua estratégia.

Fácil criação

Por ser um tipo de comunicação muito objetivo, com poucos caracteres é possível enviar uma campanha. 

Isso faz com que o desenvolvimento seja mais rápido e prática, exigindo bem menos de sua equipe. Afinal, fazer um SMS é bem mais rápido do que criar um e-mail ou post para redes sociais. 

Resultado mensurável

De fato, a mensuração de resultados é fundamental em qualquer estratégia de comunicação! Nesse sentido, um dos grandes benefícios do envio de SMS é justamente esse. 

Ao enviar SMS por ferramentas especializadas, sua empresa saberá quantos contatos receberam, quantos abriram e até mesmo quantos clicaram no link enviado, caso exista. 

Assim, é possível visualizar os resultados como em um funil, semelhante ao de vendas. Do total de contatos que clicaram no link promocional de seu SMS, quantos compraram? 

Ah, importante! Dica bônus: 

Sempre que enviar links por SMS, não esqueça de personalizá-los com UTMs específicas. Dessa forma, é possível saber que o acesso a determinado link veio por meio do clique na mensagem. 

Começando a criar campanhas!

Inegavelmente, os benefícios que te mostramos são grandes motivadores para começar a criar campanhas.

Entretanto, antes de iniciar o envio de SMS, não se esqueça dos cuidados para não praticar SPAM. Sendo assim, contar com ferramentas especializadas é fundamental para isso. 

Em resumo, para ter campanhas de SMS eficientes, sua empresa precisa ter boas ferramentas, conhecimentos sobre as boas práticas e também sobre comunicação.

Para te ajudar com isso, temos uma indicação para que continue sua leitura: Marketing Digital para Micro e Pequenas empresas: aprenda como fazer.

Além de um e-book gratuito sobre como encantar clientes:

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