Engajamento no trabalho: como usar as mídias sociais para aproximar colaboradores

Engajamento no trabalho: como usar as mídias sociais para aproximar colaboradores

27 November 2020

A pandemia da covid-19 trouxe mudanças em todos os aspectos da nossa vida. Inclusive, na forma de trabalhar. Por isso, é importante manter o engajamento no trabalho para um melhor relacionamento.

Em tempos de home office, é necessário reforçar as estratégias para manter o engajamento no trabalho dos colaboradores.

Isso porque o distanciamento social exige maior esforço para manter as relações interpessoais. 

E mesmo em um cenário pós-pandêmico, 30% das empresas devem manter o trabalho remoto. De acordo com a Fortinet, a ideia é aumentar 90% o investimento em estrutura para o futuro.

Sendo assim, é importante pensar em soluções a curto e médio prazo para aproximar os colaboradores. E manter a relação sólida com a empresa.

Por que é importante o engajamento no trabalho?

Por estarmos em meio a uma pandemia, o bem-estar psicológico pode ser afetado de diversas maneiras. Assim, manter um bom relacionamento a fim de melhorar a qualidade do trabalho é crucial.

Já que muito mais do que o salário, as pessoas buscam ser valorizadas. Mas como manter o público interno engajado mesmo distante?

Um bom começo é abrir um espaço para que os colaboradores falem o que estão sentido. Além de permitir que façam sugestões de melhoria.

Ou seja, estimulando o engajamento no trabalho! Com isso você pode melhorar os resultados da empresa como um todo.

E um caminho legal para que isso seja feito, é usar as mídias sociais! Sim, é isso mesmo. Com a popularização das redes sociais, muitos colaboradores se sentem a vontade em trocar ideias e participar por meio delas.

Por isso, vamos te dar 4 dicas simples para que você comece essa jornada junto aos seus funcionários.

4 dicas para usar as mídias sociais e aumentar o engajamento no trabalho

1 – Envie recados pelo WhatsApp

É raro encontrar pessoas que não tenham o WhatsApp no celular. Não é mesmo? Por isso, se aproveite disso! Envie mensagens constantes através do aplicativo.

Apresente os novos colaboradores, dê dicas sobre o cotidiano. Explique os novos projetos. Deixe todos cientes do que anda rolando na empresa.

Envie informativos sobre vagas internas e sobre os aniversariantes do dia, por exemplo.

E, claro, abra esse canal também para receber dúvidas e sugestões. Lembre-se para a comunicação efetiva é sempre importante construir uma via de mão dupla.

Aproveite para ler: Por que usar o WhatsApp para comunicação interna nas empresas?

2 – Agende reuniões

Faça reuniões frequentes por vídeo para dar feedbacks. Acompanhe as demandas da equipe e entenda o lado do colaborador.

Isso porque quando estamos juntos presencialmente, é mais fácil observar o comportamento do time. Já de forma remota, essa percepção exige algumas mudanças. Como, por exemplo, o alinhamento de expectativas.

Além disso, aproveite esse tempo para jogar conversa fora. É importante que todos estejam unidos! Além de ter liberdade para falar sobre outros assuntos.

Por isso, defina a frequência e a duração desses encontros. De modo a não atrapalhar a rotina de trabalho.

Dar feedbacks e estimular o diálogo entre o time é fundamental para manter todos unidos e animados.

3 – Estimule a participação

O Instagram é uma ótima ferramenta para estimular a participação. Não só dos colaboradores como também do público externo.

Por exemplo, é possível fazer enquetes, disponibilizar caixas de perguntas, criar filtros. Além de outras diversas funcionalidades.

Um jeito interessante para engajar o público interno, é promovendo um concurso. Ou mesmo um quiz como prêmio para o colaborador ou equipe mais engajada.

4 – Divulgue as conquistas

Que tal usar as redes sociais e as ferramentas internas para divulgar os resultados da sua equipe?

Mostre para todos a importância do trabalho de cada um. Descreva o objetivo e como foi alcançado. 

Dessa maneira, você irá estimular o sentimento de reconhecimento e valorização em toda a empresa.

Por isso, alinhe as demandas do trabalho a partir de diferentes mídias sociais. Como o WhatsApp, Instagram, Hangouts, etc.

Procure sempre “quebrar” o gelo entre a empresa e os colaboradores.

Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no trabalho, assista nosso webinar sobre relacionamento digital. E saiba como manter a operação da sua empresa sem sair de casa!

RELACIONAMENTO DIGITAL

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!