Employee Experience: o que é e como aplicar no dia a dia

Employee Experience: o que é e como aplicar no dia a dia

Grande parte das empresas já conhece o conceito de experiência dos clientes. Mas e a experiência dos colaboradores? Entenda o que significa Employee Experience.

Já parou para pensar no quanto os colaboradores de uma empresa são importantes para o negócio? Justamente por isso, o employee experience se tornou uma tendência na gestão de empresas.

Como a própria tradução diz, trata-se da experiência dos colaboradores com a empresa. Entretanto, não é tão simples tirar esse conceito do papel.

De acordo com a Employee Experience 2019. 85,3% dos respondentes afirmam que a gestão da Experiência do Colaborador é muito mais importante atualmente do que há dois anos. Ou seja, isso é algo que sua empresa realmente precisa ficar de olho a partir de agora.

Portanto, para entender o conceito e como utilizá-lo no dia a dia. Preparamos este conteúdo para o seu negócio. Confira tudo o que você verá:

  1. O que é Employee Experience?
  2. Qual a importância do Employee Experience para as empresas?
  3. Como melhorar a experiência do colaborador?

Boa leitura!

O que é Employee Experience? 

Em português, o termo significa Experiência do Colaborador. Mas você sabe o que significa na prática? 

Conhecido pela sigla EX, essa área cuida do bem-estar no trabalho dentro das empresas. Ou seja, tem como objetivo garantir a satisfação das pessoas que trabalham em um negócio. 

Portanto, para entender um pouco mais sobre o conceito. Indicamos que assista o vídeo abaixo: 

Agora que já sabe qual o foco do trabalho de Employee Experience. Vamos entender sobre sua importância para as empresas, no tópico a seguir. 

Qual a importância do Employee Experience para as empresas?

Uma frase de Richard Branson, CEO da Virgin Group, traz uma reflexão bem interessante sobre a importância da experiência do colaborador: 

“Os clientes não vêm primeiro. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar bem dos seus funcionários, eles cuidarão bem dos clientes”.

Ou seja, é preciso favorecer o bem-estar dos funcionários. Já que é necessário que tenham condições favoráveis para alcançar bons resultados.

Além disso, a boa experiência do colaborador é fundamental para reter talentos. De acordo com o relatório Employee Experience 2019, da SocialBase, “74,4% dos respondentes acreditam que investir em Employee Experience é essencial”. Tanto para diminuir a rotatividade quanto para ajudar a manter talentos na empresa.

Sendo assim, salário e benefícios não garantem a permanência de um funcionário. Por isso, valorize as experiências do dia a dia como um fator fundamental.

Em meio a isso, um bom trabalho de Employee Experience pode proporcionar outras vantagens. Por exemplo:

  • Criar promotores de marca;
  • Alcançar maior produtividade;
  • Aumento da capacidade de inovar;
  • Atração de novos talentos.

Portanto, com essas vantagens em mente, vamos entender como tirar isso do papel?

Como melhorar a experiência do colaborador?

Faça o mapeamento da Jornada do Colaborador 

Para começar a análise de Employee Experience em sua empresa, pense nos pontos de contato da jornada do colaborador. 

Isto é, mapear as fases pelas quais os funcionários passam em sua empresa. Em outras palavras:

  • Processo seletivo;
  • Contratação;
  • Processo de integração;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Plano de Carreira.

É evidente que seu negócio pode ter marcos diferentes. Independente disso, o importante é mapear todos eles. E entender quais podem tornar a experiência boa ou ruim para seus funcionários. 

Ah! É importante citar que uma boa experiência começa antes da contratação. Ou seja, já no processo seletivo! Por isso, esse pode ser o ponto de partida de seu trabalho:

  • Como sua empresa está atraindo os perfis que precisa?
  • Eles são valorizados desde o início do processo seletivo?
  • O que pode melhorar na comunicação com candidatos?

Crie mecanismos para ouvir a opinião de todos

Não há maneira mais efetiva de entender seus colaboradores do que o diálogo. Nesse sentido, uma gestão mais participativa pode ser um grande diferencial. 

Por isso, um ótimo passo para melhorar o ambiente de trabalho é a realização de pesquisas. Dessa forma, os colaboradores têm a oportunidade de falar sobre os aspectos que impactam em seu dia a dia. 

Além disso, é importante também pensar em canais de comunicação. Em quais as pessoas consigam expressar suas opiniões e falar sobre possíveis problemas. Assim, qualquer questão pontual pode ser resolvida com maior rapidez. Evite que incômodos sejam prolongados.

Valorize o desenvolvimento dos colaboradores 

Em meio a tantos fatores que influenciam negativamente. Um deles é sentir que seu desenvolvimento não está sendo valorizado. 

Por isso, um bom plano de carreira pode ser um fator decisivo para a retenção de talentos em sua empresa. Com passos claros do que cada colaborador precisa atingir, fica mais fácil valorizar o trabalho de todos de forma justa.

Nesse sentido, algumas práticas de RH 4.0 podem contribuir para um ambiente positivo na empresa.

Por isso, assista ao nosso Webinar transformação em RH. Em resumo, falamos sobre as mudanças no trabalho da área. Além de como podem revolucionar a relação da empresa com os colaboradores.

Employee experience

Favoreça a comunicação com os colaboradores

Vimos que a experiência dos colaboradores depende de uma série de fatores.

Por conta disso, um fator bem importante é favorecer a comunicação entre os colaboradores e a liderança. Justamente para fomentar a prática dos feedbacks.

Colha sempre as opiniões dos funcionários. Dessa forma, é possível entender as ações necessárias. Assim, proporcionar uma experiência cada vez melhor.

Por isso, pensando em otimizar a comunicação, nossa última dica é que adote ferramentas para facilitar a interação dentro de sua empresa.

Para te ajudar, confira como sua empresa pode revolucionar a comunicação interna. Da mesma forma como fez a Coca-Cola Andina.

Leia: Descubra como a Coca-Cola Andina revolucionou a comunicação interna com o MKTZAP

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