4 dicas infalíveis para garantir a experiência do cliente no seu e-commerce

4 dicas infalíveis para garantir a experiência do cliente no seu e-commerce

Com mais pessoas realizando compras através do e-commerce, é natural que a concorrência também aumente por conta da demanda. Nesse contexto, a experiência do cliente pode ser um dos fatores que diferencia sua loja das demais, quer entender como? 

Experiência do cliente é um daqueles termos que se houve muito no mundo dos negócios atualmente. Caso sua empresa ainda não esteja atenta a isso, saiba que a experiência pode ser resumida como o resultado da percepção do cliente depois de passar por toda a jornada de compra. 

E com a concorrência maior, por conta do aumento do número de compras realizadas por e-commerce, isso passou a ser ainda mais importante. 

De acordo com a 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce realizado pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, o crescimento do faturamento foi impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos, para 90,8 milhões, em relação ao primeiro semestre de 2019.

aumento faturamento ecommerce

Com toda essa demanda, é importante entender que a experiência não depende de um fator isolado, mas sim de todas as etapas que garantem uma compra satisfatória para o consumidor.

Muitas lojas deixam de cuidar de aspectos que também impactam a jornada (e esse pode ser o seu caso!), como os meios de pagamento, a logística, qualidade da plataforma, etc.

Já pensou que alguns clientes podem deixar de comprar com você por conta da dificuldade do checkout, prazo de entrega, etc?  

Por isso, para garantir que seu e-commerce proporcione uma ótima experiência do cliente, separamos 4 dicas infalíveis! Confira a seguir. 

Sobre o que vamos falar: 

  • SEO para e-commerce
  • Checkout 
  • Interface
  • Atendimento 

4 dicas infalíveis para garantir a experiência do cliente no e-commerce 

Da mesma forma como na loja física o ambiente precisa ser agradável para que o cliente tenha vontade de ficar, no e-commerce a navegação deve proporcionar a mesma sensação. 

Por isso, se você possui um e-commerce, muito provavelmente já ouviu falar da importância da navegação, não só para quem acessa pelo computador. Ter uma loja responsiva e com boa performance no mobile também é fundamental. 

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem otimizar diversos aspectos da navegação de seu cliente, ou sejam, que façam com que ele queira ficar em sua loja virtual e realizar compras.  

Venha entender!

SEO para e-commerce

Calma, se você nunca ouviu falar em SEO, vamos te explicar. SEO é a sigla de search engine optimization que, na prática, consiste na otimização dos conteúdos para que sejam mais facilmente encontrados por mecanismos de busca, como o Google. 

Por isso o SEO também é muito importante para o e-commerce, afinal, com todas as descrições de produtos otimizadas, fica muito mais fácil que seu cliente encontre o que precisa. 

Além disso, o SEO também ajuda a ranquear sua loja nos resultados de busca do Google, ou seja, a aparecer na frente quando alguém procurar pelo tipo de produto que oferece. 

Algumas dicas práticas para seu e-commerce: 

  • Utilize imagens de boa qualidade, mas que sejam leves em tamanho de arquivo. Além disso, também utilize um texto alternativo para descrever todas as imagens com palavras-chave. 
  • Utilize URLs (endereços de páginas) amigáveis, ou seja, evite casos como este exemplo: http://www.sualoja.com.br/produtos/3e47hkl&aj
  • Cuide da descrição dos produtos, e insira sempre o máximo de informações relevantes possíveis. 
  • Evite links quebrados e conteúdo duplicado. 

Atenção à experiência do cliente no checkout 

O checkout é um dos momentos fundamentais na experiência do cliente, ao mesmo tempo, é uma das etapas em que muitos clientes desistem de suas compras ao enfrentarem dificuldades. 

Mesmo que seja uma etapa em que a venda está praticamente certa, afinal, o cliente já escolheu seus produtos, o abandono de carrinhos pode acontecer e prejudicar seus resultados.  

Por isso, existem duas dicas muito importantes, relacionadas ao checkout, que sua empresa deve seguir. 

A primeira é garantir um cadastro fácil, e que não exija informações em excesso. Faça um exercício: quais dados são realmente importantes para entrar em contato com seu cliente, ou para proporcionar a ele uma melhor experiência? Descarte todos os dados que estiverem fora desses dois objetivos.

Além disso, a segunda dica é processar os métodos de pagamento no mesmo ambiente de seu site. Caso contrário, o cliente pode sentir insegurança ao ser direcionado a outro endereço para realizar o pagamento. Por isso, busque por meios de pagamento com integrações eficientes para isso.

Leia também: Automação no e-commerce.

Capriche na interface

Um site confuso, difícil de navegar e que faz com que o(a) cliente sinta-se perdido(a), é o mesmo que uma loja em que não conseguimos encontrar os produtos na prateleira. 

Sendo assim, uma boa interface está intimamente ligada a uma navegação amigável. Com um desenho de site mais estratégico, a interface garante que todos os pontos de atenção estejam ao alcance de quem navega. 

Por isso, esteja sempre de olho em detalhes como os botões, por exemplo: estão visíveis no layout? quais são as ofertas nas chamadas? as cores utilizadas se destacam do resto? etc. 

Encante no atendimento

Sem dúvidas um bom atendimento é algo que se espera de uma empresa. Porém, prestar um atendimento “comum” não é mais visto como um diferencial. É preciso fortalecê-lo para que o atendimento, por si só, proporcione uma boa experiência ao cliente. 

Nesse contexto, a experiência do cliente não é isolada do atendimento. Afinal, como garantir a satisfação de um cliente que pode ter tido um problema ou uma dúvida e não encontrou canais para falar com sua empresa?

Por isso, encare o atendimento em seu e-commerce como um dos aspectos mais importantes para garantir que seu cliente saia satisfeito de sua experiência de compra.

Nesse sentido, a escolha dos canais é fundamental. Afinal, o cliente de e-commerce não tem dia nem hora para comprar, e é preciso atendê-lo bem em qualquer um desses momentos.

Sendo assim, uma ótima dica é buscar plataformas especializadas em atendimento ao cliente, e que possibilitem automatizar rotinas. Dessa forma, além de garantir um bom atendimento, seu negócio também ganha em mais eficiência.

Por isso, para você que chegou até aqui, nossa próxima dica é um conteúdo exclusivo sobre plataformas de atendimento.

Assim, você já sai deste conteúdo com tudo o que precisa para colocar essa dica em prática. Quer entender melhor?

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