Dexconf 2022: confira os melhores insights de design UX do ano

Dexconf 2022: confira os melhores insights de design UX do ano

Saiba como foi o Dexconf 2022 na visão dos designers da New Way e entenda a importância do evento.

O que é a Dexconf?

Inicialmente temos que explicar que a Dexconf é a desconferência para a comunidade UX (experiência do usuário).  Dexconf 2022 confira os insights de design UX do ano no fim deste artigo, em que trazemos os 5 principais.

Além disso, o encontro busca apresentar as principais tendências e insights na área para designers e também pode ser chamada de Design & Experience.

Ademais o evento conta com diversas palestras e discussões que permitem a troca de experiências entre profissionais. A Dexconf já acontece há dois anos e é planejada pela Mergo User Experience.

Assim, saiba como foi o Dexconf 2022 na visão dos designers da New Way e entenda a importância do evento. 

Empatia e humanidade foram os pontos fortes da edição

Em primeiro lugar, o foco do encontro deste ano foi bastante guiado pelo mote “Design para pessoas reais”. Em virtude disso, muitas trocas de experiências aconteceram, especialmente com foco em humanização, empatia e colaboração. 

Por isso, algumas das palestras trataram sobre Mulheres na tecnologia, Diversidade no mercado, Equilíbrio das emoções e habilidades interpessoais.

Além disso, Liderança tóxica versus Liderança humanizada e A volta ao presencial, que abordou bastante a adaptação dos profissionais e das empresas sobre a volta para a rotina “normal” após o período de pico da pandemia também foram tópicos.

Destaques da edição pelo olhar de cada designer New Way 

Nossos designers estavam lá na Dexconf 2022 representando o time New Way e nos contaram como foi esta experiência.

“A New Way nos trouxe a oportunidade de nos reunirmos em São Paulo. Pudemos nos conhecer pessoalmente, sabendo que hoje trabalhamos todos home-office” Bruna Rinaldi.

Afinal, aqui na New Way a gente trabalha com modelo 100% remoto, exceto em alguns cargos que exigem encontros presenciais pontuais ou uma rotina in loco mais forte.

Além disso, é unanimidade entre os demais designers Sarah Machado, Túlio Carvalho e Ewerton Camera que o evento teve uma pegada super humana, falando bastante sobre saúde mental, inclusão, diversidade, respeito e trajetórias singulares dentro da rotina de um Designer UX. Olha só:

“Acredito que os grandes destaques foram a inclusão, diversidade e acessibilidade. O design (mas não só ele) precisa de mais mulheres, negros, pessoas com deficiência, lgbtqia+ e outros recortes sociais muitas vezes deixados de lado, tanto no mercado de trabalho, participando ativamente de projetos, atuando em cargos de liderança, como também enquanto público das soluções que criamos.” Tulio Carvalho.

E, não para por aí, os cuidados com a saúde mental e a atenção que devemos dedicar a ela, principalmente num período pós auge de uma pandemia mundial não só é importante para o profissional de design como para cada um como indivíduo.

“Gostei muito do foco que tiveram quanto à inclusão… Mas o ponto mais “alto” para mim foi a palestra da Barbara Villar, Head de UX da Natura. Ela falou sobre saúde mental e como controlar emoções” Sarah Machado.

New Way na Dexconf 2022

É super importante que estejamos presentes e proporcionando uma participação ativa dos nossos colaboradores em eventos como este. Afinal, também acreditamos no poder das pessoas e em suas trajetórias plurais e entregas singulares – e o nosso designer Ewerton Camera tem uma opinião bastante legal sobre isso:

“Esses eventos, workshops e encontros são de extrema importância para New Way, além de agregar conhecimento aos funcionários e trazer novas visões para casa, esse é um meio de se mostrar como empresa, criar um brand forte de presença, que possa mostrar nosso trabalho e valores.”

DexConf 2022: confira os insights de design UX do ano

Listamos 5 tendências de design para o próximo ano

  • Design para pessoas reais: mais realidade, menos banco de imagens ou fotos produzidas
  • Humanização, empatia e colaboração
  • Diversidade no mercado de design e do público
  • Acessibilidade no mercado e para o público
  • Atenção à saúde mental

Esta foi a experiência de quatro waylovers. Venha trabalhar com a gente e viver tudo isso.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo